18 Incríveis Benefícios do Trigo

Os benefícios do trigo incluem sua capacidade de controlar a obesidade, aumentar a energia, inibir o diabetes tipo 2, melhorar o metabolismo e prevenir asma e cálculos biliares. Também melhora a digestão.

O que é trigo?

O grão integral de trigo, composto de farelo (camada externa), germe de trigo e endosperma (parte mais interna), é uma fonte de energia imensa. O trigo originou-se no sudoeste da Ásia, mas hoje é uma das principais culturas de cereais cultivadas em vários países para consumo humano. Comumente, o cultivo do trigo é feito em latitudes mais altas. É usado principalmente para produtos de panificação, como pão, bagels, bolos e sonhos.

Porção : 100g 1 xícara (108 g)
NutrienteValor
Água [g]47,75
Energia [kcal]198
Proteína [g]7,49
Lipídio total (gordura) [g]1,27
Carboidrato, por diferença [g]42,53
Fibra dietética total [g]1,1
Cálcio, Ca [mg]28
Ferro, Fe [mg]2,14
Magnésio, Mg [mg]82
Fósforo, P [mg]200
Potássio, K [mg]169
Sódio, Na [mg]16
Zinco, Zn [mg]1,65
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg]2,6
Tiamina [mg]0,23
Riboflavina [mg]0,16
Niacina [mg]3,09
Vitamina B-6 [mg]0,27
Folato, DFE [µg]38
Vitamina B-12 [µg]0
Vitamina A, RAE [µg]0
Vitamina A, UI [UI]0
Vitamina D (D2 + D3) [µg]0
Vitamina D [IU]0
Ácidos graxos saturados totais [g]0,21
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g]0,15
Ácidos graxos polinsaturados totais [g]0,56
Colesterol [mg]0
Fontes incluem: USDA 

 

Nutrição

O trigo não refinado contém carboidratos complexos, fibras alimentares e uma quantidade moderada de proteínas. De acordo com o USDA National Nutrient Database, o trigo germinado é rico em elementos catalíticos, sais minerais, cálcio, magnésio, potássio, enxofre, cloro, arsênio, silício, manganês, zinco, iodo, cobre, vitamina B e vitamina E. É abundante em antioxidantes, especialmente em carotenóides, como o beta-caroteno.

O germe de trigo, que é o coração do caroço, é particularmente rico em ácido fólico, vitamina B6 e

O farelo de trigo, a camada externa do grão, é rico em fitoquímicos e antioxidantes chamados lignanas, ácido ferúlico, ácido fítico, alquilresorcinóis, luteína, flavonóides e saponinas.

Benefícios para a saúde

Vejamos os benefícios de saúde mais populares do trigo em detalhes:

Controla a Obesidade

O trigo, um cereal integral, tem uma capacidade natural de controlar o peso, mas essa capacidade é mais pronunciada entre as mulheres. As mulheres que consumiram produtos de grãos integrais por longos períodos apresentaram consideravelmente mais perda de peso do que outras. Além disso, o American Journal  Clinical Nutrition mostrou, através de pesquisas, que o trigo integral, em vez de sua forma refinada, é uma boa escolha para pacientes obesos.

Aumenta a energia

O trigo integral com seu conteúdo de vitamina B ajuda a fornecer energia ao corpo, de acordo com um relatório do Centro de Pesquisas sobre Cérebro, Desempenho e Nutrição da Universidade de Northumbria, no Reino Unido. Além disso, o grão integral contém carboidratos complexos, o que faz com que você se sinta mais completo e lhe dê energia por um longo período de tempo.

Previne Distúrbios Metabólicos

Grãos integrais como o trigo são imensamente eficazes em pacientes com distúrbios metabólicos.

Os tipos comuns de síndromes metabólicas incluem obesidade visceral, também conhecida como corpo em forma de pêra, triglicérides elevados, baixos níveis de colesterol HDL protetor e pressão alta.

A ingestão de grãos integrais protege contra essas condições.

Além disso, pesquisas conduzidas por duas nutricionistas, Janice Harland e Lynne Garton, publicadas na The Nutrition Society, mostraram que uma maior ingestão de grãos integrais (cerca de três porções por dia) estava associada a um menor IMC e adiposidade central.

Previne Diabetes Tipo 2

O trigo é rico em magnésio, que atua como cofator de mais de 300 enzimas. Estas enzimas estão envolvidas no uso funcional do corpo de insulina e secreção de glicose. Além disso, um estudo publicado no American Journal Clinical Nutrition disse que o consumo regular de grãos integrais promove o controle saudável do açúcar no sangue. Pessoas que sofrem de diabetes são capazes de manter seus níveis de açúcar sob controle, substituindo o arroz por trigo em sua dieta.

Reduz Inflamação Crônica

O teor de betaína do trigo previne a inflamação crônica, um dos principais constituintes das dores e doenças reumáticas. Sua propriedade anti- inflamatória reduz o risco de outras doenças como osteoporose, doenças cardíacas, declínio cognitivo e diabetes tipo 2.

Previne cálculos biliares

Como o trigo integral é rico em fibras insolúveis, assegura um tempo de trânsito intestinal rápido e suave e diminui a secreção de ácidos biliares. Ácidos biliares excessivos são uma das principais causas da formação de cálculos biliares. Em várias pesquisas do American Journal Gastroenterology, foi comprovado que o pão integral e os cereais ajudam a prevenir cálculos biliares.

Melhora o Metabolismo

A fibra em produtos de trigo integral aumenta o processo digestivo no corpo e melhora o metabolismo geral. Os médicos recomendam comer pão integral e outros alimentos ricos em fibras. A pesquisa mostrou que os alimentos feitos a partir de grãos refinados não só tendem a aumentar o peso, mas também aumentam os riscos da resistência à insulina.

Alta em Fibra

Quando você mantém uma dieta rica em fibras, compreendendo pão de trigo e cereais ricos em farelo, pode ter certeza de que problemas como flatulência, náusea, constipação e distensão serão aliviados rapidamente. Um estudo publicado no Journal Food Science, Technology diz que a fibra, como no trigo, ajuda a manter o sistema digestivo em ordem. A variedade de grãos inteiros é o laxante a granel mais popular e facilmente disponível.

Além disso, diverticulite geralmente ocorre devido a inflamação e dores intestinais inferiores. Isso também pode levar à constipação crônica e esforço desnecessário, o que pode resultar em um saco ou uma bolsa na parede do cólon. Tais casos podem ser facilmente tratados naturalmente mantendo-se uma dieta rica em fibras e incluindo grãos integrais regularmente.

 

Promove a saúde das mulheres

Trigo integral aumenta os níveis de energia e vitalidade nas mulheres. O Estudo Observacional da Iniciativa de Saúde da Mulher a longo prazo mostrou que o aumento do consumo de grãos integrais aumentou seus níveis de energia e impediu o ganho de peso, diabetes tipo 2 e manteve os níveis de IMC baixos. O estudo também mostrou que as mulheres que comiam mais grãos integrais provavelmente teriam uma dieta mais saudável e uma maior ingestão de amamentação.

Previne asma infantil

O Estudo Internacional sobre Alergia e Asma na Infância comprovou, através de numerosos estudos, que uma dieta à base de trigo tem a capacidade de diminuir as chances de desenvolver asma em quase 50%. Além disso, a hiperresponsividade brônquica é o fator chave que estimula a asma. Esta condição é caracterizada pelo estreitamento das vias aéreas e aumento da sensibilidade. Em muitas pesquisas, constatou-se que as crianças que comem grãos integrais e peixes em quantidades elevadas não sofrem de tais doenças, pois esses alimentos têm uma grande quantidade de magnésio e vitamina E.

Nota: No entanto, em alguns casos, o consumo de trigo pode ser prejudicial para pacientes com asma, uma vez que também é um alérgeno alimentar intimamente ligado à asma. Consulte um médico que possa lhe dar um exame completo e diagnóstico de possíveis alergias que você possa ter.

Alivia os sintomas pós-menopáusicos

A maior ingestão de produtos de trigo não refinados pode ajudar a aumentar o teor de fibras e proteínas nas dietas em mulheres na pós-menopausa. Isso ajuda no controle de peso, no equilíbrio hormonal e alivia os sintomas da pós-menopausa.

Desintoxicação do fígado

Bagas de trigo germinadas são excelentes fontes de antioxidantes e fibras altas, o que ajuda a desintoxicar o fígado. O fígado é um dos maiores órgãos internos do corpo, e manter o fígado saudável ajuda a eliminar toxinas regularmente do corpo.

Previne ataques cardíacos

O trigo integral é rico em lignanas de plantas chamadas c, que protegem contra doenças cardíacas. Uma revista dinamarquesa publicou um estudo que mostrou que as mulheres que comem grãos integrais tinham níveis sanguíneos consideravelmente mais elevados dessa lignana defensiva. Além disso, os produtos de grãos integrais, que são ricos em fibras dietéticas, reduzem consideravelmente os níveis de pressão arterial e diminuem a possibilidade de um ataque cardíaco. Uma alta ingestão deste grão reduz os triglicerídeos ou gordura no sangue. Isso retarda a progressão da aterosclerose e do derrame.

Um estudo recente publicado no British Medical Journal também concluiu que as pessoas que não têm sensibilidade ao glúten não devem evitar tais produtos. Seguindo uma dieta sem glúten, como um modismo poderia reduzir o consumo global de grãos integrais, o que leva a um aumento do risco de doença cardíaca.

Melhora a saúde intestinal

O farelo de trigo tem um efeito prebiótico na microbiota intestinal humana devido ao seu alto nível de fibra. Ajuda a alimentar as bactérias “boas” no trato gastrointestinal, o que melhora a digestão e aumenta a absorção de nutrientes no organismo. Além disso, bulgur, uma forma deste grão, é uma grande fonte de amido resistente. Ele não é digerido no intestino delgado e, portanto, torna-se alimento para a flora intestinal.

Saúde da pele

O selênio, a vitamina E e o zinco no trigo ajudam a nutrir a pele, combater a acne e prevenir danos causados ​​pelo sol. Além disso, o alto teor de fibras mantém o sistema digestivo no seu melhor ideal, o que ajuda a remover toxinas regularmente. Isso, por sua vez, ajuda a manter a pele suave e jovem.

Cuidado capilar

O zinco no trigo ajuda a promover cabelos saudáveis e protege os cabelos dos danos causados ​​por fatores ambientais.

Saúde ocular

Vitamina E, niacina e zinco no trigo integral diminuem o risco de degeneração macular e de catarata. A luteína no grão não refinado ajuda a melhorar a saúde dos olhos.

Propriedades anti-câncer

 

O trigo atua como um agente anti- carcinogênico, particularmente em mulheres.

Estudos dizem que cerca de 30 gramas consumidos diariamente são suficientes para as mulheres reduzirem os riscos de câncer de mama.

Relatórios de provar que as mulheres na pré-menopausa que consumiram tinha um 41% redução do risco de câncer de mama câncer em comparação com outros que comiam outras formas de fibra.

Além disso, pesquisas no Reino Unido Women’s Cohort Study descobriram que uma dieta rica em fibras, com grãos integrais e frutas, é extremamente importante para as mulheres para manter o câncer de mama na baía.

Farelo de trigo reduz consideravelmente a secreção de ácidos biliares e enzimas bacterianas nas fezes, diminuindo assim as chances de câncer de cólon. Além disso, de acordo com um estudo de Qu H, farelo de trigo contém lignanas, que são fitonutrientes que podem ajudar a prevenir o crescimento de células cancerosas. Os lignanos geralmente ocupam os receptores hormonais do nosso corpo, aliviando assim certos fatores de risco para o câncer.

 

Intensificador de Humor

Ferro, folato, vitaminas B e E, em trigo, sustentam a produção de serotonina e aumentam os níveis de energia. Isso ajuda a prevenir problemas de saúde mental, aliviar a depressão, melhorar o humor e aumentar o bem-estar geral.

Tipos de Trigo

O grão é comumente consumido de duas formas:

  • Trigo Integral: Se você comprar 100% de produtos de trigo integral, terá a certeza de todos os nutrientes do farelo e do germe, bem como do endosperma.
  • Trigo processado: A farinha branca branqueada é obtida por processamento após 60% de extração do grão. Normalmente, os 40% que são removidos – a camada marrom externa – contém o farelo altamente nutritivo e o germe do grão de trigo. No processo de fabricação de 60% de farinha de abstração, mais da metade das vitaminas B1, B2, B3 e E, cálcio, fósforo, ácido fólico, cobre, zinco, ferro e fibras são perdidos.

Os diferentes tipos de farinha processada incluem:

  • Farinha de trigo
  • Farinha de pão
  • Farinha de bolo
  • Farinha auto-elevável
  • Farinha de trigo duro

Usos

  • Pão, bolos, cereais matinais como flocos de trigo
  • Bagas de trigo germinadas: Podem ser usadas em vegetais e vários tipos de saladas de grãos.
  • Gérmen de trigo: Adicione ao pão, bolos, bolos ou no iogurte para um soco extra de nutrientes.
  • Pizza e massas
  • Wraps e rotis.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do consumo excessivo incluem o seguinte:

  • Reações alérgicas, como urticária, comichão, erupção cutânea e eczema
  • Doença celíaca e sensibilidade ao glúten
  • Síndrome do intestino irritável
  • É rico em oxalatos, que podem causar problemas de saúde como cálculos biliares, pedras nos rins e gota.
  • Contém ácido fítico (anti-nutriente) pode diminuir a absorção de minerais como ferro e zinco.
  • Os diabéticos devem evitar produtos processados, uma vez que têm uma classificação alta no índice glicêmico.

 

 

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