11 Benefícios Surpreendentes das Mangas

Quando você saborear mangas deliciosas e suculentas a cada temporada, você não imagina os imensos benefícios das mangas para saúde.

O que é uma manga?

Nomes comuns para mangas são mangot, manga e mangou, dependendo da região ou nação. Além do sabor doce e delicioso das mangas, elas contêm uma abundância de antioxidantes que garantem uma ótima saúde.

Durante décadas, as mangas foram usadas para acalmar o estômago. Semelhante aos papaias, eles contêm certas enzimas com propriedades reconfortantes do estômago. A manga é rica em fibras, por isso, se tiver pelo menos uma manga todos os dias, pode aliviar a obstipação, as hemorroidas e os sintomas da síndrome do intestino irritável (SII).

Uma pesquisa publicada no Journal Comprehensive Reviews em Ciência de Alimentos e Segurança de Alimentos demonstrou que certas vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras dietéticas têm um efeito positivo na eliminação de doenças degenerativas, incluindo certos tipos de câncer e problemas cardíacos. Um exemplo específico é o seu teor de potássio, que pode ajudar a compensar as perdas do corpo durante atividades extenuantes.

 

De acordo com as crenças indianas, as mangas simbolizam a vida (é o fruto nacional da Índia ) e são usadas em quase todos os rituais sagrados. Folhas de manga são frequentemente usadas para festas e decorações de casamento. O “chutney” feito de manga indiana tornou-se universalmente popular. Como a popularidade do mangos se espalhou, muitos fabricantes de alimentos introduziram geléias, compotas, abóbora, pickles, marinadas.

Fatos da nutrição das manga

As mangas são muito pobres em gordura saturada, colesterol e sódio. Eles são uma excelente fonte de fibra dietética e vitamina B6, bem como uma boa fonte de vitamina A e vitamina C. De acordo com o USDA National Nutrient Database, eles são ricos em minerais como potássio, magnésio e cobre, e são uma das melhores fontes de quercetina, beta-caroteno e astragalina.

Benefícios das mangas

Vamos dar uma olhada em alguns dos outros benefícios das mangas em detalhes:

Manter a saúde geral

De acordo com um estudo publicado na revista Nutrients, as mangas têm um conteúdo vitamínico impressionante que contribui para a saúde geral. Eles são ricos em potássio (4 por cento em 156 mg) e magnésio (2 por cento em 9 mg) e são um ótimo remédio para pressão alta. As mangas são potências vitamínicas, ricas em vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C, vitamina E e vitamina K. Esses componentes ajudam a evitar uma série de doenças que podem vir de deficiências desses micronutrientes. Poderosos antioxidantes em mangas podem ajudar a neutralizar os radicais livres em todo o corpo e ajudar a prevenir doenças cardíacas, envelhecimento prematuro, câncer e muitas outras doenças degenerativas .

Prevenir o câncer

As mangas possuem grandes quantidades de pectina, uma fibra dietética solúvel que contribui eficientemente para a redução do colesterol.

A pectina também pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de câncer de próstata.

Recentemente, estudos do Institute for Food Research descobriram que um composto dentro da pectina se combina com a galectina 3 – uma proteína que desempenha um papel significativo em todos os estágios do câncer.

A Investigação Prospectiva Européia do Câncer também surgiu com uma forte associação entre comer uma manga e diminuir o risco de câncer do trato gastrointestinal .

Além disso, uma pesquisa abrangente publicada no Journal Nutrition Research sugere que os polifenóis da manga têm um potencial quimioterápico contra o câncer de mama.

Promover ganho de peso

Comer e combinar mangas em outros pratos é uma das maneiras mais fáceis de promover o ganho de peso – se é isso que você deseja. Menos de uma xícara de manga (150 gramas) tem cerca de 86 calorias, que podem ser facilmente absorvidas pelo organismo. As mangas contêm amido, que se transforma em açúcar e ajuda a ganhar peso. Os milkshakes de manga aceleram o processo de ganhar peso, pois contêm açúcar, gordura e proteína do leite e são notoriamente deliciosos!

Porção : 100g 1 xícara de pedaços (165 g) 1 fruta sem recusa (336 g)
NutrienteValor
Água [g]83,46
Energia [kcal]60
Proteína [g]0,82
Lipídio total (gordura) [g]0,38
Carboidrato, por diferença [g]14,98
Fibra dietética total [g]1,6
Açúcares totais [g]13,66
Cálcio, Ca [mg]11
Ferro, Fe [mg]0,16
Magnésio, Mg [mg]10
Fósforo, P [mg]14
Potássio, K [mg]168
Sódio, Na [mg]1
Zinco, Zn [mg]0,09
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg]36,4
Tiamina [mg]0,03
Riboflavina [mg]0,04
Niacina [mg]0,67
Vitamina B-6 [mg]0,12
Folato, DFE [µg]43
Vitamina B-12 [µg]0
Vitamina A, RAE [µg]54
Vitamina A, UI [UI]1082
Vitamina E (alfa-tocoferol) [mg]0,9
Vitamina D (D2 + D3) [µg]0
Vitamina D [IU]0
Vitamina K (filoquinona) [µg]4,2
Ácidos graxos saturados totais [g]0,09
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g]0,14
Ácidos graxos polinsaturados totais [g]0,07
Ácidos graxos, trans total [g]0
Colesterol [mg]0
Cafeína [mg]0
Fontes incluem: USDA

Ajuda na Digestão

De acordo com um estudo de 2018 no Journal Food and Function, as mangas contêm pectina na dieta que ajuda a regular a digestão.

As mangas desempenham um papel proeminente na eliminação de problemas como indigestão e excesso de acidez. As enzimas digestivas nas mangas (como a enzima amilase mangiferina) trabalham para promover uma digestão natural e eficiente. Os ingredientes bioativos em mangas, como ésteres, terpenos e aldeídos, contribuem para melhorar o apetite e também melhoram a função do sistema digestivo.

Tratar Anemia

As mangas são ricas em ferro, o que as torna benéficas para pessoas que sofrem de anemia. Uma ingestão regular e moderada pode ajudar a reduzir a possibilidade de desenvolver anemia, aumentando a contagem de glóbulos vermelhos no corpo. O tônico feito a partir de manga na medicina herbal chinesa é conhecido por muitos como yin tônico, e é usado para tratar anemia, sangramento nas gengivas, tosse, constipação, náuseas, febre, enjôo e como uma cura para a digestão fraca.

Útil na gravidez

As mangas são benéficas para mulheres grávidas, devido ao seu teor de ferro, como mencionado acima. Os médicos muitas vezes prescrevem vitaminas pré-natais ou comprimidos de ferro durante a gravidez, no entanto, as mangas podem ajudá-lo a complementar uma dieta saudável. As papilas gustativas durante a gravidez geralmente perdem um pouco da sua sensibilidade, por isso as mangas certamente serão a delícia do seu dia, mais do que apenas seus benefícios para a saúde.

 

Reduza a acne

Talvez você fique surpreso ao saber que as mangas estão intimamente relacionadas ao cuidado da pele. Além de trazer um brilho saudável ao seu rosto, eles também ajudam a clarear a cor da pele. Você pode facilmente melhorar sua beleza, incluindo esta fruta saborosa em sua dieta em uma base regular.

Mangas são pensadas para ser um remédio caseiro eficaz para o tratamento da acne. Ao aplicar a polpa topicamente na pele, ela pode abrir os poros entupidos da pele. Uma vez que estes poros estejam abertos, a formação de acne acabará por parar. Desobstruir os poros da pele é a maneira mais eficaz de eliminar a acne. Para aproveitar este benefício, não há necessidade de comê-los todos os dias; você precisa remover a polpa e aplicá-la na pele por cerca de 10 minutos, depois lave-a.

Atraso no envelhecimento

As mangas contêm quantidades elevadas de vitamina A e C, que ajudam a produzir proteínas de colágeno dentro do corpo. O colagênio ajuda a proteger os vasos sanguíneos e os tecidos conjuntivos do corpo, abrandando assim o processo de envelhecimento natural. Portanto, as mangas podem, com razão, ser chamadas de alimentos antienvelhecimento.

Promova a saúde do cérebro

As mangas têm quantidades abundantes de vitaminas, como C, B6 e folato, que são alguns nutrientes vitais para manter e melhorar a função do cérebro. Estas vitaminas auxiliam na fusão dos principais neurotransmissores que contribuem para determinar o humor e a modificação dos padrões de sono. Com mangas como parte de sua dieta, você pode ter certeza de um cérebro saudável e um funcionamento efetivo do nervo. O teor de ácido glutâmico em mangas também melhora a concentração e a memória.

Aumentar a imunidade

As mangas são ricas em beta-caroteno, um poderoso carotenoide. Este elemento ajuda a melhorar o sistema imunológico. O excesso de beta-caroteno também é transformado em vitamina A no interior do corpo. A vitamina A é outro antioxidante que lhe dá proteção adicional contra os radicais livres que prejudicam seus sistemas internos.

Gerenciar Diabetes

Apesar de seu sabor doce e alto teor de açúcar, alguns estudos revelaram que as mangas podem impactar positivamente as pessoas com diabetes. Foi um mito de longa data que os diabéticos devem evitar as mangas por causa do sabor doce e alto teor de açúcar; Agora, algumas pesquisas apoiam o fato de que o composto mangiferina – tanto na manga quanto nas folhas – possui propriedades antidiabéticas, anti-hiperlipidêmicas e antiaterogênicas.

O que são alergias de manga?

Algumas pessoas podem ser sensíveis às mangas, uma vez que pertencem à família Anacardiaceae, tornando-as um parente distante da hera venenosa . As mangas contêm uma pequena quantidade de uma substância chamada urushiol, que é uma resina tóxica que pode causar dermatite. A gravidade desta alergia cutânea varia entre os indivíduos. No entanto, a casca e o suco das mangas são mais responsáveis ​​por essa alergia, enquanto a polpa do fruto tem uma chance relativamente baixa de induzir essa reação alérgica.

Como comprar e armazenar mangas?

Compra: Algumas variedades de mangas não ficam vermelhas, laranjas ou amarelas. Se você preferir comprar essas variedades verdes alternativas, tente procurar outros sinais de maturação como um aroma doce. Mangas verdes são populares na Tailândia, Índia e Malásia.

Selecionando: Para selecionar uma manga madura, pressione levemente sua superfície para verificar se não é muito difícil. Se você comprar mangas cruas ou verdes, guarde-as em um saco de papel em um local quente; eles amadurecerão dentro de dois dias. Se mantiver as mangas verdes à temperatura ambiente, pode levar até uma semana para amadurecer completamente.

Você será capaz de reconhecer mangas frescas pelo seu tamanho; Eles devem ter cerca de 4 centímetros de comprimento, enquanto o peso pode variar de nove onças a quatro quilos.

Armazenamento: Você pode armazenar mangas maduras na geladeira por cerca de 2 semanas, ou elas podem ser secas, congeladas, purê ou cozidas na forma de um xarope ou purê.

No mercado comercial, você pode comprá-los em formas enlatadas, frescas e secas.

Se você comprar mangas secas, certifique-se de reidratá-las em água morna por cerca de quatro horas antes de adicioná-las à sua receita.

Congelamento: Se você quiser congelar as mangas não cozidas, apenas polvilhe o açúcar sobre a fruta sem sementes, descascada e fatiada (crua e não cozida). Mexa levemente com uma colher de pau até que o açúcar derreta no suco da própria manga. Certifique-se de que as peças estejam bem cobertas de açúcar. Selá-los em um recipiente hermético e congelar.

Alguns fatos sobre mangas

Eles se originaram no sul da Ásia, mais especificamente na Birmânia e no leste da Índia, quase 4.000 anos atrás. Muitas histórias na mitologia indiana mencionam a planta da manga; Diz-se que o Buda tem meditado frequentemente em uma mangueira. O cultivo de manga se espalhou pela Malásia, leste da Ásia e leste da África e foi finalmente introduzido na Califórnia por volta de 1880. Eles foram introduzidos na África e no Brasil por exploradores portugueses, enquanto o cultivo de manga começou no Havaí e na Flórida em torno do século XIX.

As mangas são encontradas em duas variedades, uma da Índia e outra das Filipinas e do Sudeste Asiático. Mangas indianas têm uma cor amarela ou vermelha brilhante, enquanto a espécie filipina tem uma cor verde pálida. A planta da manga requer um clima livre de geada, porque as flores e frutas serão danificadas se as temperaturas caírem abaixo de 40 ° F. Os frutos são favorecidos pelo clima quente e seco.

As mangueiras criam uma paisagem cênica e crescem até 15 metros. Eles também são conhecidos por sua longevidade; Sabe-se que alguns espécimes vivem por mais de 300 anos e continuam a dar frutos. As folhas das mangueiras geralmente têm uma cor verde pálida, que escurece à medida que crescem e aumentam de altura. As folhas jovens são geralmente de cor vermelha. As flores aparecem em uma mangueira nos terminais das filiais. As flores avermelhadas são encontradas em panículas densas de até 2.000 pequenas flores. Estas flores emitem uma substância volátil que pode ser um alérgeno para algumas pessoas e, potencialmente, causar problemas respiratórios .

Os corpos frutíferos de uma mangueira crescem na extremidade traseira da haste semelhante a uma corda (a antiga panícula). O tamanho da fruta é geralmente em torno de dois a nove centímetros de comprimento, e a forma varia entre o formato de rim, oval e redondo. A carne de manga tem uma consistência semelhante à dos pêssegos. A carne é excessivamente suculenta e irradia da casca de uma singular semente ovalada. As frutas de manga levam de 100 a 150 dias após a floração para amadurecerem completamente.

O crescimento adequado de mangueiras só é possível com boa luz solar e solo. Eles crescem em qualquer solo bem drenado com um pH entre 5,5 e 7,5. A planta precisa de uma área grande e profunda do solo para espalhar suas raízes extensas, e a árvore requer proteção contra a geada. As árvores podem desenvolver manchas bacterianas, pragas e outras doenças de plantas, mas existem muitos tratamentos conhecidos para mantê-los saudáveis.

As mangas são cultivadas principalmente em países tropicais, mas a Califórnia, a Flórida, a América Central e o México também desenvolveram seu cultivo de manga e se tornaram importantes fornecedores para os mercados dos EUA.

Agora você tem ainda mais razões para incluir esta deliciosa fruta em sua dieta diária!

 

 

 

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