11 Benefícios Interessantes dos Cogumelos

Os benefícios para a saúde dos cogumelos incluem perda de peso, alívio dos níveis elevados de colesterol e diabetes. Eles são uma rica fonte de fibras, selênio, vitamina C e vitamina D e também ajudam a aumentar a força do sistema imunológico.

Quase todos nós conhecemos cogumelos e seus poderes milagrosos e benéficos. Particularmente aqueles que leram ou ouviram muitos contos de fadas, como Alice no País das Maravilhas, Três Ursos e um bebê, ou mesmo aqueles que jogaram o videogame Super Mario Brothers.

Você provavelmente já viu cogumelos fazendo alguém maior ou agindo como um escudo contra algum monstro perigoso. Estas não são apenas referências culturais populares, elas são, na verdade, representações simbólicas dos reais benefícios à saúde dos cogumelos. Eles realmente podem torná-lo maior e protegê-lo contra doenças e infecções, pois eles estão cheios de proteínas, antibióticos e antioxidantes.

O que são cogumelos?

Cogumelos são fungos comestíveis com vários nomes científicos e seu nome de família é ” Agaricus “. São essencialmente saprófitas, os organismos (plantas sem clorofila ) que se desenvolvem extraindo nutrientes de matéria vegetal e animal morta e em decomposição. Eles variam muito em sua cor, textura, forma e propriedades.

 

Existem cerca de 140.000 espécies de fungos que formam cogumelos no mundo, mas a ciência está familiarizada apenas com cerca de 10%, enquanto apenas cerca de 100 espécies estão sendo estudadas por seus potenciais benefícios à saúde e aplicações medicinais.

Fatos Nutricionais

Cogumelos são alimentos saudáveis ​​ricos em vários nutrientes. Segundo o USDA, os cogumelos são uma boa fonte de minerais e vitaminas que incluem potássio, fósforo, magnésio, sódio, vitamina C, niacina, riboflavina, tiamina, ácido fólico e vitamina D.

Porção : 100g 1 xícara, pedaços ou fatias (70 g) 1 xícara, inteira (96 g) 1 grande (23 g) 1 médio (18 g) 1 fatia (6 g) 1 pequeno (10 g) 1 xícara de pedaços (35 g)
NutrienteValor
Água [g]92,45
Energia [kcal]22
Proteína [g]3,09
Lipídio total (gordura) [g]0,34
Carboidrato, por diferença [g]3,26
Fibra dietética total [g]1
Açúcares totais [g]1,98
Cálcio, Ca [mg]3
Ferro, Fe [mg]0,5
Magnésio, Mg [mg]9
Fósforo, P [mg]86
Potássio, K [mg]318
Sódio, Na [mg]5
Zinco, Zn [mg]0,52
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg]2,1
Tiamina [mg]0,08
Riboflavina [mg]0,4
Niacina [mg]3,61
Vitamina B-6 [mg]0,1
Folato, DFE [µg]17
Vitamina B-12 [µg]0,04
Vitamina A, RAE [µg]0
Vitamina A, UI [UI]0
Vitamina E (alfa-tocoferol) [mg]0,01
Vitamina D (D2 + D3) [µg]0,2
Vitamina D [IU]7
Vitamina K (filoquinona) [µg]0
Ácidos graxos saturados totais [g]0,05
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g]0
Ácidos graxos polinsaturados totais [g]0,16
Ácidos graxos, trans total [g]0
Colesterol [mg]0
Cafeína [mg]0
Fontes incluem: USDA 

Benefícios para a saúde dos cogumelos

Os benefícios para a saúde dos cogumelos são abundantes e, por isso, vamos discuti-los em detalhes abaixo.

Fonte rica de selênio

Cogumelos de acordo com o USDA são uma boa fonte de selênio.

Estudos sugerem que o mineral de selênio tem potencial

anticâncer, antioxidante e anti- inflamatório e pode ajudar na redução do risco de câncer, doenças cardíacas, doenças da tireóide e declínio cognitivo.

No entanto, mais ensaios clínicos e pesquisas são necessários para confirmar o mesmo.

Colesterol Inferior

Cogumelos fornecem proteínas magras, uma vez que não têm colesterol ou gordura e têm carboidratos muito baixos. A fibra e certas enzimas também ajudam a baixar os níveis de colesterol. Além disso, o alto teor de proteína magra encontrado neles ajuda a queimar o colesterol quando eles são digeridos. O equilíbrio dos níveis de colesterol entre LDL ou colesterol ruim e HDL ou colesterol bom é essencial na prevenção de várias doenças cardiovasculares, como aterosclerose, ataque cardíaco e derrame.

Prevenir Diabetes

Cogumelos são uma dieta ideal de baixa energia para diabéticos , como citado em alimentos funcionais em saúde e doença. Eles não têm gorduras, nem colesterol, níveis muito baixos de carboidratos, alto teor de proteína e uma grande quantidade de vitaminas e minerais. Eles também contêm muita água e fibra. Além disso, eles contêm insulina natural e enzimas que ajudam a quebrar o açúcar ou o amido nos alimentos. Eles também são conhecidos por conter certos compostos que ajudam o bom funcionamento do fígado, pâncreas e outras glândulas endócrinas, promovendo assim a formação de insulina e sua regulação adequada em todo o corpo. Diabéticos freqüentemente sofrem de infecções, particularmente em seus membros, que tendem a continuar por longos períodos de tempo. Os antibióticos naturais neles podem ajudar a proteger os diabéticos dessas condições dolorosas e potencialmente ameaçadoras à vida.

Melhorar a saúde óssea

Cogumelos são uma rica fonte de cálcio , que é um nutriente essencial na formação e fortalecimento dos ossos. Um fornecimento constante de cálcio na dieta pode reduzir suas chances de desenvolver condições como a osteoporose e também reduzir a dor nas articulações e a falta geral de mobilidade associada à degradação óssea.

Absorção de Nutrientes

A vitamina D é uma vitamina relativamente rara encontrada em metabolismo do cálcio e do fósforo. Cálcio e fósforo também estão presentes em boas quantidades no cogumelo, então os efeitos combinados de ter todos esses nutrientes fazem com que seja uma boa idéia comer sempre que possível.

Impulsione o sistema imunológico

A ergothioneine, um poderoso antioxidante presente nos cogumelos, é muito eficaz no fornecimento de proteção contra os radicais livres, além de estimular o sistema imunológico. Na verdade, é um aminoácido que contém enxofre, algo em que muitas pessoas são deficientes, apesar de não saberem ou verem seus efeitos. Dito isto, a presença desse “antioxidante mestre”, que é exclusivo dos cogumelos, pode dar um grande impulso à saúde do seu sistema imunológico. A ergothioneine ajuda a eliminar os radicais livres, que são compostos perigosos liberados durante os processos metabólicos das células, e podem flutuar por todo o corpo e causar danos e doenças significativos.

Cogumelos contêm antibióticos naturais (semelhantes à penicilina), que inibem o crescimento microbiano e outras infecções fúngicas. Esses mesmos polissacarídeos, os beta-glucanos, podem estimular e regular o sistema imunológico do corpo, de acordo com um estudo publicado no periódico Medicina Elsevier. Eles também podem ajudar a curar úlceras e feridas ulcerosas e protegê-los do desenvolvimento de infecções. A boa combinação de vitamina A, complexo B e C, encontrada neles, também fortalece o sistema imunológico.

 

Pressão arterial

Estudos de vários tipos de cogumelos, incluindo shiitake e maitake, mostraram que eles têm alto teor de potássio. O potássio atua como um vasodilatador, relaxando a tensão nos vasos sanguíneos e, portanto, reduzindo a pressão arterial. A hipertensão arterial está ligada a várias condições mortais, particularmente ataques cardíacos e derrames. O potássio também aumenta a função cognitiva, porque o aumento do fluxo sanguíneo e de oxigênio para o cérebro estimula a atividade neural. Estudos mostraram que níveis aumentados de potássio melhoram a memória e a retenção de conhecimento. Em um dos estudos realizados em ratos, pesquisadores do Georgetown University Medical Center, em Washington, concluíram que “o cogumelo Maitake pode ser útil para tratar a resistência à insulina isoladamente ou combinada com outros produtos naturais como o melão amargo e o cromo ligado à niacina”.

Aumentar a absorção de ferro

O cobre tem vários efeitos benéficos no corpo e pode ser encontrado nos cogumelos. De acordo com um estudo realizado pelo Dr. William Dunlap, um especialista em medicina interna em Raleigh , Carolina do Norte, a deficiência de cobre pode levar a anemia e neutropenia. Isso ocorre porque o cobre regula e estimula a absorção de ferro dos alimentos e utiliza-o apropriadamente, liberando-o de pontos primários de armazenamento no corpo, como o fígado. Cogumelos também têm altos níveis de ferro, então os dois trabalham juntos para ossos saudáveis ​​e também previnem a anemia.

Rico em selênio

O teor de selênio nos cogumelos é um dos seus elementos mais benéficos, muitas vezes negligenciado. A fonte primária de selênio é em proteínas animais; no entanto, devido à sua classificação como fungos que se alimentam de matéria animal e vegetal, os cogumelos são a melhor maneira de os vegetarianos obterem a quantidade necessária de selênio. O selênio é encontrado em grandes quantidades em cogumelos, de acordo com a Europa PMC. Pode beneficiar a saúde óssea, aumentando a resistência óssea e aumentando a durabilidade. Também fortalece os dentes, cabelos e unhas. Além disso, este nutriente essencial é um poderoso antioxidante, que livra o corpo dos radicais livres e geralmente fortalece o sistema imunológico. A biodisponibilidade do selênio nos cogumelos difere de uma espécie para outra, mas a maioria dos cogumelos comumente consumidos tem níveis significativos desse importante mineral.

Perda de peso

Você acreditaria em mim se eu dissesse que uma dieta de proteína completamente magra é ideal para perder gordura e construir massa muscular? Bem, acredite ou não, é verdade. A maioria das gorduras é queimada para digerir as proteínas encontradas em nossos alimentos, mais ainda quando a proteína é acompanhada por uma contagem muito baixa de carboidratos, sem gordura ou colesterol e uma boa quantidade de fibras. Esta é exatamente a combinação que os cogumelos oferecem para ajudar a perder peso! Devido à sua densidade de nutrientes, eles na verdade são mais altos do que a maioria das

Um estudo substituiu a carne vermelha por cogumelos de botão branco, aproximadamente uma xícara por dia, e descobriu que os participantes que comiam não perderam apenas uma quantidade significativa de peso durante um período de tempo padrão, mas também diminuíram sua cintura, e foram mais capaz de manter seu novo peso, em vez de voltar para o peso original, como na maioria das dietas radicais.

Efeitos colaterais do cogumelo

A maioria das espécies de cogumelos não é comestível, é altamente venenosa e tem uma aparência muito semelhante às suas contrapartes comestíveis.Os outros efeitos colaterais do cogumelo incluem o seguinte:

  • Um único cogumelo venenoso entre outros em um prato pode ameaçar uma grande quantidade de saúde das pessoas, resultando em comas, sintomas graves de veneno, náuseas, vômitos, convulsões, câimbras e insanidade.
  • Muitas espécies podem até ser fatais se ingeridas.
  • Sempre evite comer descoloridos ou aqueles que são de cor diferente da cor normalmente aceita de sua espécie.

Como selecionar e armazenar cogumelos

    • Selecione cogumelos frescos que não tenham descoloração
    • Sempre confie em produtos selados de empresas de renome ou naqueles que você mesmo cultivou sob condições controladas depois de comprar suas
    • Nunca tente pegá-los para consumo na floresta, a menos que tenha sido treinado para identificá-los muito bem.
  • Muitos cogumelos, quando colhidos na natureza, contêm metais pesados, que podem ser muito tóxicos, bem como poluentes do ar e da água.
  • Cogumelos têm a capacidade única de absorver o material em que crescem, seja bom ou ruim. Essa qualidade é o que lhes dá tanto de seu poder benéfico, mas também seus aspectos perigosos.

 

Guarde-os em um saco de papel ou toalha de chá em um refrigerador ou em um local fresco. Use-os dentro de alguns dias à medida que eles começam a envelhecer mais rapidamente.

 

 

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