Quais os Benefícios da Banha

 

Banha pode ter desenvolvido uma má reputação ao longo dos anos, mas esta alternativa potencial para outros óleos e gorduras pode dar a sua cozinha alguma variedade e sabor extra.

O que é banha?

Banha é simplesmente o termo comum para gordura de porco, que pode ser processado a partir de diferentes partes do porco. Assim como as pessoas podem usar azeite , manteiga ou óleo meio de cozimento , a banha também é uma opção confiável. Durante séculos, a gordura de porco era uma das gorduras de cozimento mais comuns, mas ao longo do tempo desenvolveu algo de uma conotação negativa.

O apelo de uma perspectiva culinária é que a banha pode adicionar um elemento saudável e mais consistente aos seus pratos do que a manteiga normal ou os óleos vegetais. Particularmente, se a gordura é processada em casa, cozinhando carne de porco em várias formas, o sabor rico e a defumação da gordura animal podem ser transferidos para o prato.

Vegetais como brócolis ou aspargos cozidos em gordura de porco são particularmente populares, e têm sido por gerações! A versatilidade desta gordura culinária também torna atraente na cozinha; de fritar batatas a manter uma empresa de crosta de torta, a banha pode ser útil e excepcionalmente deliciosa.

Onde comprar?

Você pode comprar banha na loja, embora comprá-lo diretamente de um açougueiro provavelmente resultará em uma gordura mais rica e de maior qualidade.

 

Como fazer?

Você também pode fazer isso em casa, o que pode lhe dar a mais alta qualidade de todas! Afinal, você produz gordura de porco toda vez que cozinha bacon em uma panela; que a gordura residual que queima e eventualmente endurece é banha, embora seja recomendado que você coe esse líquido antes que ele se dissolva para eliminar quaisquer partículas dispersas ou pedaços ou carvão.

No entanto, nos últimos anos, apesar de seu longo mandato como uma causa perigosa da obesidade, a gordura de porco experimentou um ressurgimento da popularidade.

À medida que as pessoas se afastam cada vez mais das gorduras trans em sua dieta, a banha de porco está mais uma vez se tornando uma opção viável ao lado de alguns óleos de cozinha mais saudáveis.

O problema é que grande parte da banha comercial disponível no mercado é menos saudável do que banha caseira, ou banha que vem do açougueiro.

A banha é saudável?

A banha tem uma composição nutricional única para gordura animal.

Positivo

  • Não contém gorduras trans. Isso imediatamente torna atraente para as pessoas que querem eliminar essas gorduras potencialmente inflamatórias de sua dieta. Além disso, quando comparada a outras gorduras comuns, como a manteiga, a gordura suína acaba sendo a mais saudável das duas.
  • Quando se trata de gorduras monoinsaturadas, a banha é composta por cerca de 60%, enquanto a manteiga tem apenas 45%;. gorduras monoinsaturadas como o ômega-3 são as formas benéficas de gordura que o corpo requer, e têm sido associadas a uma diminuição na doença cardíaca . Estudos descobriram que a gordura de porco é uma excelente fonte desses ácidos graxos benéficos, como o ácido oleico. , . Na verdade, o ácido oleico encontrado nesta gordura culinária é conhecido por reduzir o colesterol ruim, e é encontrado em concentrações significativamente maiores do que na manteiga, mas não tão alto quanto o nível de ácido oleico encontrado no azeite de oliva .

Negativo

  • Dito isto, a carne de porco também é um pouco rica em gordura saturada , o que não é bom para a saúde do seu coração e pode levar à aterosclerose e a outros problemas cardiovasculares . Em comparação com óleos de peixe ou óleos vegetais, que geralmente têm menos de 10% de gordura saturada, a banha pode chegar a 40%. Enquanto alguma quantidade de gordura saturada é necessária para o corpo, a maioria das pessoas já ingere muitas gorduras saturadas em sua dieta, então o objetivo é geralmente reduzir a quantidade que você consome.

 

Em suma, não é uma opção tão saudável quanto o azeite de oliva , mas pode ser usado para substituir a manteiga por um leve estímulo nutricional. Banha e manteiga têm aproximadamente a mesma quantidade de colesterol por porção. O outro ponto a considerar é que a qualidade da gordura de porco, como numerosos estudos descobriram, depende em grande parte da dieta e da saúde do próprio animal, o que acrescenta uma variabilidade inerente à qualidade do produto.

Dado que a carne suína é tradicionalmente utilizado em determinadas receitas para alcançar uma consistência ou sabor específico, não há nada de errado com a adição ocasionalmente a sua dieta, mas substituindo os óleos à base de plantas saudáveis com gordura de porco não seria uma escolha saúde sábia a longo prazo.

 

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