Benefícios surpreendentes do peixe cavala.

Comer peixe é importante para uma dieta equilibrada e os peixes cavala são alguns dos peixes mais amplamente disponíveis e saudáveis ​​ao redor. No entanto, antes de adicionar cavala à sua dieta, é importante saber de onde vêm e quais são os benefícios para a saúde e os possíveis efeitos colaterais que eles têm.

O que é peixe cavala?

Peixe cavala é na verdade um termo geral que engloba mais de 30 espécies de peixes, a maioria dos quais pertence aos Scombridae. Em muitas partes do mundo, peixes cavala são conhecidos como bangada. Estes peixes são normalmente encontrados perto de áreas costeiras, onde se reproduzem e se alimentam, e seu alcance inclui regiões tropicais e temperadas.

Os peixes de cavala geralmente são encontrados em grandes escolas, o que os torna um alvo fácil para os pescadores comerciais. Isso faz com que a cavala seja um dos peixes mais comuns no menu, principalmente na América do Norte. Variando de 20 cm a 200 cm, esses peixes têm características físicas variadas, mas oferecem sabor semelhante e um perfil de nutrientes relativamente alinhados.

Fatos de nutrição de peixe cavala

As espécies de cavala são ricas em ácidos graxos ômega-3, além de altos níveis de vitamina B12 (quase 700% de sua necessidade diária). Eles contêm selênio, cobre, fósforo, magnésio e ferro. Existem também quantidades menores de vitamina A, potássio, zinco e sódio. Juntamente com 230 calorias por filé – uma média de 100 gramas -, existem também 21 gramas de proteína, representando cerca de 40% da sua ingestão diária necessária.

Devido a este impressionante perfil nutricional e às diferentes formas de preparar cavala, continua a ser um dos peixes mais populares e mais consumidos no mundo.

 

Porção : 100g 1 peça (5-1 / 2 “x 1-1 / 2” x 1/2 “) (80 g) 1 polegada cúbica, sem osso (17 g) 1 xícara, cozida (136 g)
Nutriente Valor
Água [g] 43
Energia [kcal] 305
Proteína [g] 18,5
Lipídio total (gordura) [g] 25,1
Carboidrato, por diferença [g] 0
Fibra dietética total [g] 0
Açúcares totais [g] 0
Cálcio, Ca [mg] 66
Ferro, Fe [mg] 1,4
Magnésio, Mg [mg] 60
Fósforo, P [mg] 254
Potássio, K [mg] 520
Sódio, Na [mg] 4450
Zinco, Zn [mg] 1,1
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg] 0
Tiamina [mg] 0,02
Riboflavina [mg] 0,19
Niacina [mg] 3.3
Vitamina B-6 [mg] 0,41
Folato, DFE [µg] 15
Vitamina B-12 [µg] 12
Vitamina A, RAE [µg] 47
Vitamina A, UI [UI] 157
Vitamina E (alfa-tocoferol) [mg] 2,38
Vitamina D (D2 + D3) [µg] 25,2
Vitamina D [IU] 1006
Vitamina K (filoquinona) [µg] 7,8
Ácidos graxos saturados totais [g] 7,15
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g] 8,32
Ácidos graxos polinsaturados totais [g] 6,21
Colesterol [mg] 95
Cafeína [mg] 0
Fontes incluem: USDA

Benefícios para a saúde.

Os benefícios incluem melhorar a saúde do cabelo, proteger a pele, prevenir a degeneração macular relacionada à idade, fortalecer o sistema imunológico, reduzir os níveis de colesterol, prevenir doenças crônicas e melhorar a saúde óssea, entre outros.

Cuidados com a pele

Com grandes quantidades de ácidos graxos ômega-3 e selênio, peixes cavala podem cuidar de todas as suas necessidades de cuidados com a pele.

Essas substâncias atuam como antioxidantes no organismo, ajudando a reduzir o estresse oxidativo e os efeitos dos radicais livres, que são os subprodutos naturais do metabolismo celular.

Eles também podem ajudar a reduzir o aparecimento de rugas e manchas da idade e aliviar certas condições inflamatórias, como psoríase e eczema.

Cuidado capilar

Existem muitos nutrientes que são essenciais para os cuidados com os cabelos, como proteínas, ferro, zinco e ácidos graxos ômega-3, todos encontrados em peixes cavala. Uma dose regular desses nutrientes em sua dieta ajudará a melhorar o brilho e a aparência do seu cabelo, além de fortalecer os fios de cabelo e reduzir os efeitos das condições do couro cabeludo, como a caspa.

Aumentar a imunidade

Apesar de ter um baixo nível de vitamina C, peixes cavala ainda são elogiados por seus efeitos sobre o sistema imunológico. A coenzima Q10 é um dos elementos únicos no peixe cavala que está intimamente associado à prevenção de infecções e ao fortalecimento da defesa do corpo contra o estresse oxidativo. Ácidos graxos ômega-3 também são conhecidos por reduzir a inflamação, que pode colocar pressão desnecessária sobre o sistema imunológico.

Níveis mais baixos de colesterol

Com um nível impressionante de ácidos graxos ômega-3, o peixe cavala é conhecido por melhorar o equilíbrio do colesterol no organismo, diminuindo o colesterol LDL e aumentando os níveis de colesterol HDL. Isso reduzirá a quantidade de colesterol que é oxidada e depositada nas artérias como placa, de modo que esse peixe é conhecido por reduzir o risco de aterosclerose, ataque cardíaco, derrame e doenças coronarianas.

Reduz o risco de doença crônica

Os efeitos antioxidantes dos peixes cavala são bem estudados, principalmente devido ao alto nível de selênio, que é mais de 80% de sua necessidade diária por porção. O selênio funciona como um antioxidante no corpo, ajudando a prevenir a mutação celular e doenças crônicas, neutralizando os radicais livres antes que eles possam danificar tecidos, células e órgãos.

Melhorar a densidade mineral óssea

muitos minerais nos peixes cavala, incluindo cobre, selênio, magnésio, manganês, cálcio e ferro, todos ligados à densidade óssea. Ao consumir regularmente esse peixe, você pode evitar o aparecimento de osteoporose, mantendo-se jovem e forte à medida que envelhece.

Melhore Cognição

Os altos níveis de ácidos graxos ômega-3 encontrados na cavala, particularmente o DHA, significam uma melhora na função cognitiva e um menor risco de doença neurodegenerativa. As propriedades anti-inflamatórias destes compostos irão reduzir o acúmulo de placas que freqüentemente precede os sintomas da doença de Alzheimer e Parkinson.

Perda de peso

Embora os peixes cavala possuam um alto nível de calorias, cerca de 250 por filé, eles também fornecem uma enorme quantidade de proteína, o que pode ajudar a estimular o metabolismo. Alimentos ricos em proteínas também são notoriamente preenchidos, o que pode ajudar a evitar excessos, mantendo-o dentro das suas limitações calóricas durante o dia.

Controle Diabetes

Ácidos graxos monoinsaturados, como os presentes na cavala, têm sido ligados em pesquisas para mais regulação do açúcar no sangue e resistência à insulina no corpo. Esta é uma excelente notícia para diabéticos e aqueles com alto risco de diabetes, pois pode manter seus níveis de glicose sob controle.

Risco Reduzido de Degeneração Macular

Pesquisas sugerem que peixes ricos em ômega-3, como cavala, são a melhor comida para os olhos. Previne os danos causados ​​aos olhos por causa do diabetes, que muitas vezes leva à retinopatia diabética. Estudos também mostraram uma conexão entre cegueira e diabetes, enquanto os dois andam de mãos dadas.

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