9 Melhores Benefícios do Chá de Manteiga

Alguns dos benefícios surpreendentes do chá de manteiga incluem o aumento dos níveis de energia, hidratação da pele, aquecimento do corpo, auxiliando na digestão, melhorando a saúde do coração, melhorando a função cognitiva, suprimindo o apetite e prevenindo a desidratação. Existem alguns efeitos colaterais causados ​​pela cafeína, sal e manteiga encontrados neste chá de especialidade, como pressão alta, riscos cardiovasculares, dores de cabeça, ansiedade, irritabilidade e insônia. No entanto, quando consumidos em quantidades moderadas, os efeitos sobre a saúde do chá de manteiga podem ser bastante impressionantes!

O chá de manteiga é o nome comum de Po cha, um chá tibetano tradicional que é feito misturando manteiga de iaque, chá de tijolos e sal numa antioxidantes e cafeína encontrados no chá, bem como o rico suprimento de gorduras do ácido linoleico na manteiga.

Benefícios do chá de manteiga

Beber chá de manteiga tradicional é particularmente útil para pessoas que lidam com problemas de perda de peso, indigestão, baixos níveis de energia, fadiga, fraqueza muscular, febre, dificuldades cognitivas, baixa retenção de água, osteoporose e diabetes.

Aumenta a energia

Devido ao alto teor de cafeína, esta bebida rica pode ser uma excelente maneira de aumentar a energia. Tradicionalmente, é usado para melhorar a capacidade dos tibetanos de trabalhar longas horas em condições árduas. Combinado com a energia derivada das gorduras na manteiga, este chá pode ajudá-lo a energia através do seu dia sem fadiga.

Potenciador Cerebral

Este chá antigo é conhecido há muito tempo pelas suas propriedades antioxidantes e pela capacidade de combater os perigosos efeitos dos radicais livres no organismo. Isso também se aplica ao cérebro, onde a deposição de placa e beta-amiloide pode comprometer a memória, o foco e a concentração. À medida que envelhecemos, beber chá de manteiga pode ajudar a prevenir o aparecimento de demência.

Supressor de apetite

Muito conhecido como um inibidor de apetite, o chá de manteiga é uma boa escolha (com moderação) para aqueles que gostariam de perder peso. O conteúdo de cafeína funciona para estimular o metabolismo sem inspirar a fome, enquanto o rico suprimento de gorduras pode fazer o seu corpo se sentir completo, ajudando a evitar os lanches entre as refeições e os surtos de comer demais.

Ajuda na digestão

Este chá é conhecido por reduzir os níveis de ácido no estômago que podem resultar em refluxo ácido e outras condições desagradáveis, enquanto também estimula o metabolismo a digerir alimentos mais rapidamente e com mais eficiência, o que significa que obtém mais nutrientes de cada refeição!

Qualidades Hidratantes

No Tibete, esse chá é amplamente elogiado por sua capacidade de impedir que os lábios rachem nos duros ventos da região montanhosa. Para outras pessoas, essa habilidade hidratante pode ajudar a manter a pele e os lábios frescos e macios, enquanto o alto teor de sal também pode ajudar seu corpo a reter água se você estiver se sentindo desidratado ou em um ambiente onde é difícil permanecer hidratado.

Doença de altitude

A doença da altitude afeta muitas pessoas, mas evidências sugerem que esse tipo único de chá pode combater os efeitos da tontura, tontura e náusea que freqüentemente acompanham a vida nas nuvens.

Se você viajar bastante ou estiver planejando uma viagem ao Nepal a qualquer momento, considere tentar este chá para anular os efeitos da altitude.

Melhora a saúde do coração

Enquanto muito deste chá pode causar níveis elevados de colesterol, existem quantidades significativas de ácidos linoleico neste chá, que são bons para a saúde do coração e essenciais para reduzir os níveis de colesterol “ruins”. Enquanto beber manteiga não parece imediatamente a melhor escolha para a saúde do coração, quando consumido de forma responsável, pode dar ao seu sistema cardiovascular um impulso muito necessário.

Aumenta a imunidade

As catequinas e outros antioxidantes encontrados no chá da manteiga podem ajudar a melhorar a força da resposta do seu sistema imunológico aos radicais livres, que podem causar mutação celular, inflamação do tecido, estresse oxidativo e doenças crônicas.

Controla Diabetes

Existem certas propriedades antidiabéticas para os ácidos linoleicos, que podem ajudar a mitigar as flutuações dos pacientes diabéticos e reduzir o risco para as pessoas que estão em risco de desenvolver essa condição.

Como você faz chá com manteiga?  

O tradicional chá de manteiga tibetana pode ser bastante difícil e demorado de fazer. O chá que é normalmente usado é chamado de “chá de tijolos” ou Pemagul. Um pedaço desse tijolo é quebrado e fervido por horas, até que um líquido altamente concentrado permanece, chamado chaku. O chaku é então adicionado à água fervente quando as pessoas querem fazer o chá, seguido por uma quantidade significativa de manteiga de iaque, bem como sal. Este é então agitado por 3-5 minutos e servido.

Felizmente, existe uma maneira mais fácil de preparar um chá similar, sem ter que encontrar manteiga de iaque e chá de tijolos tibetanos indescritível.

Receita  

Ingredientes:

  • 4 xícaras de água
  • 2 colheres de sopa de chá preto solto
  • 2 colheres de sopa de manteiga salgada (manteiga de iaque, se possível)
  • ½ colher de chá de sal
  • ½ xícara de leite

Passo 1 – Leve a água para ferver em uma panela de aço inoxidável.

Passo 2 – Adicione o chá solto à água e deixe em infusão por 2-3 minutos.

Passo 3 – Adicione o sal.

Passo 4 – Coe a mistura para remover as folhas de chá.

Passo 5 – Adicione o leite e retire a mistura do fogo.

Passo 6 – Despeje o chá no liquidificador, junto com a manteiga.

Passo 7 – Misture por 1-2 minutos até que tenha uma textura consistente.

Passo 8 – Sirva o chá imediatamente, pois tem um gosto melhor quando quente! 

Efeitos colaterais do chá de manteiga

Apesar dos muitos benefícios do chá de manteiga, os efeitos colaterais podem incluir ganho de peso, colesterol alto, hipertensão, distúrbios do sono, retenção de líquidos, irritabilidade e dores de cabeça.

  • Cafeína – O conteúdo de cafeína encontrado no chá preto pode ter efeitos negativos sobre o corpo quando consumido em grandes quantidades. Consumir uma quantidade excessiva de chá de manteiga pode resultar em dores de cabeça, ansiedade, irritabilidade, insônia e desconforto estomacal. Não é recomendado que você beba mais do que 2 a 3 xícaras desse chá por dia, apesar de consumir constantemente no Tibete.  
  • Colesterol – Enquanto a manteiga tem algumas gorduras benéficas e efeitos positivos, ela ainda pode elevar os níveis de colesterol, o que pode ser perigoso para pessoas que já têm problemas cardiovasculares. Se você tem colesterol alto, aterosclerose ou uma história de ataques cardíacos ou derrames, converse com um médico antes de adicionar chá de manteiga à sua dieta.
  • Conteúdo de sal – O teor de sal deste chá é excelente para reter água nas montanhas amargas e varridas pelo vento do Tibete, mas adicionar sal demais à sua dieta pode causar pressão alta, o que pode comprometer a saúde do coração de várias maneiras. Além disso, muito sal na dieta pode levar a retenção de água e edema.  
  • Gravidez – Embora a pesquisa sobre o chá de manteiga seja um tanto limitada, geralmente não é recomendada para mulheres grávidas ou que amamentam, devido ao alto teor de cafeína e possíveis complicações.

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