9 Benefícios do Óleo Essencial de Pinho

0
569

Os benefícios do óleo essencial de pinheiro incluem a sua capacidade de reduzir a inflamação e vermelhidão associada, proteger contra infecções do seio, limpar muco e catarro, tratar doenças da pele como eczema e psoríase, estimular o sistema imunológico, combater infecções fúngicas e virais, estimular a mente e corpo, e proteger sua casa e corpo de uma variedade de germes.

Óleo essencial de pinheiro

Óleo essencial de pinheiro é obtido a partir da árvore vulgarmente conhecida como pinheiro, que tem o nome científico Pinus sylvestris. Acredita-se que esta árvore tenha se originado na Áustria e na Rússia antes de se espalhar para diferentes partes do mundo. Se você ainda não tem certeza de qual árvore estamos nos referindo, você provavelmente já a viu como uma árvore de Natal em todo o mundo! Uma das razões pelas quais o óleo de pinho se tornou um elemento tão importante na saúde suplementar é a sua disponibilidade. É relativamente fácil de fazer, e pinheiros crescem em grande número em todo o mundo.

Os inúmeros benefícios para a saúde do óleo essencial de pinho tornaram um dos mais importantes óleos essenciais utilizados na aromaterapia. Óleo essencial de pinho combina bem com muitos outros óleos, incluindo cedro, alecrim, lavanda, sálvia, labdanum e zimbro e, portanto, pode ser amplamente utilizado em aromaterapia. Tem uma toxicidade muito baixa, por isso é um dos óleos essenciais mais seguros, embora algumas pessoas sejam sensíveis e possam sofrer de irritação respiratória ligeira quando inalam demasiado deste poderoso óleo.

Benefícios do óleo essencial de pinheiro

Os benefícios do óleo essencial de pinheiro são atribuídos às suas propriedades antibacterianas, analgésicas, diuréticas, energizantes, anti-sépticas e aromáticas. Abaixo estão explicados os benefícios para a saúde do óleo essencial de pinheiro.

Cuidados com a pele

Um dos benefícios mais importantes para a saúde do óleo essencial de pinheiro é o seu papel no tratamento de vários problemas de pele. Dermatologistas geralmente prescrevem este óleo para o tratamento de psoríase, coceira, espinhas, eczema, doenças de pele, pele fraca, sarna, feridas e pulgas. Dá-lhe uma pele equilibrada, suave, renovada e brilhante e também pode atuar como um antioxidante para os radicais livres que têm um impacto negativo na sua pele. Os radicais livres atacam as células saudáveis ​​da pele e causam mutações, resultando em envelhecimento prematuro, rugas e flacidez da pele. Óleo essencial de pinheiro pode combater esses efeitos negativos.

Aplicações cosméticas

Óleo essencial de pinheiro também tem uma essência fascinante e dá um aroma doce aos cosméticos. Também é usado para fazer perfumes e produtos perfumados. Além disso, o óleo essencial de pinheiro pode remover piolhos do cabelo e é amplamente utilizado como óleo de massagem e banho. É por isso que você vê tão comumente o óleo de pinho como parte dos sabonetes e até dos produtos de limpeza.

Aumenta o metabolismo

Óleo essencial de pinho também aumenta o metabolismo e aumenta seus níveis de atividade. Também é útil na purificação do corpo devido à sua capacidade de tratar problemas intestinais. É diurético por natureza e ajuda a remover o excesso de água do seu corpo através da micção. Ao estimular a frequência e quantidade de urina, você elimina mais ácido úrico, excesso de água, sal e gordura do corpo. Também mantém os rins saudáveis, porque eles não precisam filtrar as toxinas mais de uma vez. Óleo essencial de pinheiro também é usado em caso de intoxicação alimentar, pois estimula o corpo a processar, bem como eliminar toxinas a uma taxa mais rápida através da micção.

Alivia a dor

Óleo essencial de pinheiro é considerado um analgésico e é, portanto, um bom remédio para pessoas que sofrem de dor nas articulações, artrite e condições reumáticas. Além de ser um analgésico, é também um agente anti- inflamatório, o que significa que reduz a inflamação e vermelhidão das áreas afetadas, eliminando simultaneamente a dor.

Alivia o estresse

Os benefícios para a saúde do óleo de pinho também incluem alguns benefícios emocionais. Cria um sentimento energizado e é eficaz para remover o estresse mental de qualquer número de fontes. Também é usado medicinalmente para remover a fadiga adrenal e refrescar seus espíritos, já que é um elevador de humor excelente. Ser regularmente massageado com óleo essencial de pinheiro pode dar-lhe clareza mental e alivia a ansiedade e a tensão nervosa. Finalmente, mostrou-se bastante útil para pessoas que sofrem de concentração enfraquecida e perda de memória. Embora seja necessária investigação adicional nesta área, tem sido tradicionalmente usada para este fim em muitas culturas.

Cuidados com os olhos

A capacidade do óleo essencial de pinheiro para neutralizar os radicais livres através da sua capacidade antioxidante também representa um impacto positivo na saúde ocular. Degeneração macular, catarata e uma série de outras condições relacionadas à visão são devidas à presença de radicais livres em nosso sistema que causam a degradação de nossas células. O óleo essencial de pinho tem sido conectado com a melhoria da saúde dos olhos e protegendo-os de falhas naturais relacionadas à idade.

Reduz Infecções

O óleo de pinho é um remédio natural para várias infecções, incluindo infecções do trato urinário (ITU). Esta propriedade protetora deve-se mais uma vez aos seus componentes antibacterianos.

Tratamento de Lesões

Óleo essencial de pinheiro é um anti-séptico e é usado regularmente para tratar furúnculos, cortes, lesões esportivas e pé de atleta. Isto não é apenas devido às suas propriedades anti-sépticas, mas também às suas características anti-fúngicas. As infecções fúngicas são algumas das condições mais perigosas e difíceis de tratar e, se se tornarem internas, podem até ser fatais. Portanto, usar óleo essencial de pinho para limpar o seu sistema de qualquer infecção fúngica é uma boa ideia.

Alivia problemas respiratórios

Óleo essencial de pinheiro é muito útil para curar problemas respiratórios e é comumente usado como um remédio para resfriado e tosse. Isso se deve às suas habilidades como expectorante, o que significa que solta a fleuma e o muco das vias respiratórias e facilita a sua eliminação.

Ao reduzir a quantidade de deposição em suas vias respiratórias, seu corpo é capaz de combater a infecção inicial mais rapidamente e reduzir seu tempo de recuperação.

Óleo essencial de pinheiro é ótimo para reduzir a inflamação da vesícula biliar e a incidência de cálculos biliares. O óleo de pinho também é adicionado a muitos produtos domésticos devido ao seu aroma poderosamente agradável. Estes incluem sprays de sala, líquidos voláteis e purificadores de ambiente.

O consumo interno de óleo essencial de pinheiro pode ser perigoso porque existe a possibilidade de danos nos rins. Também não deve ser administrado a pessoas que sofrem de distúrbios renais. Além disso, o óleo essencial de pinho pode causar irritação na pele altamente sensível, por isso deve ser usado apenas de forma diluída. Crianças e idosos não devem receber óleo essencial de pinho, pois pode causar hipertensão e irritação.

Normalmente, o óleo essencial de pinheiro é obtido usando destilação a vapor. Galhos frescos e agulhas são mais usados ​​para extrair o óleo. As pinhas também são usadas por muitos fabricantes para obter o óleo, e como os pinheiros são tão abundantes na natureza, o óleo é muito barato e amplamente disponível.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here