8 Benefícios Surpreendentes do Caqui

Eles têm uma riqueza de benefícios para a saúde embalados dentro deles, incluindo a capacidade de melhorar a saúde ocular, reduzir os sinais de envelhecimento, prevenir vários tipos de câncer, melhorar a digestão, impulsionar o sistema imunológico, diminuir o colesterol, aumentar o metabolismo, fortalecer os ossos função cognitiva, baixar a pressão arterial e cuidar da sua pele. Além disso, eles podem ajudar seu corpo a se curar mais rápido, ajudar na perda de peso, reduzir a inflamação e aumentar a circulação sanguínea por todo o corpo.

O que são caquis?

Os caquis são frutos alaranjados ou castanho-avermelhados, com a forma de pequenos tomates planos. Eles são conhecidos por terem um sabor doce e texturizado. Normalmente existem dois tipos de caquis – as variedades adstringente e não-adstringente. Caquis adstringentes são ricos em substâncias químicas vegetais conhecidas como taninos, que tendem a dar à versão verde da fruta um sabor amargo e seco. É preciso esperar que um caqui adstringente amadureça para comê-lo. Não-adstringente, por outro lado, é uma variedade, que também é rica em taninos, mas pode ser consumida não madura.

Os caquis pertencem à família científica, Diospyros. À medida que mais informações sobre culturas antigas surgiram, graças à antropologia e à arqueologia, diferentes tipos de caquis foram classificados nos seguintes:

  • Caqui japonês
  • Caqui americano
  • Caqui preto
  • Data – árvore de ameixa
  • Caqui indiano

Todos eles compartilham muito do mesmo valor nutricional básico e benefícios para a saúde, com algumas diferenças notáveis, como teor de fibra e traços de compostos orgânicos incomuns. Há um número de nomes comuns e apelidos para caquis, incluindo “Fogo de Jove”, “O Fruto dos Deuses” e “Doce da Natureza”. Os caquis podem ser comidos frescos, secos, crus ou cozidos, o que altera o sabor, mas eles geralmente são doces e polposos. Se permitido amadurecer totalmente, a carne pode quase ser retirada com uma colher.

Porção : 100g 1 fruta sem recusa (25 g)
NutrienteValor
Água [g]64,4
Energia [kcal]127
Proteína [g]0,8
Lipídio total (gordura) [g]0,4
Carboidrato, por diferença [g]33,5
Cálcio, Ca [mg]27
Ferro, Fe [mg]2,5
Fósforo, P [mg]26
Potássio, K [mg]310
Sódio, Na [mg]1
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg]66
Vitamina B-12 [µg]0
Ácidos graxos, trans total [g]0
Colesterol [mg]0
Fontes incluem: USDA

 

Valor nutricional dos caquis

De acordo com o USDA National Nutrient Database, os caquis são ricos em vitamina A, vitamina C, vitamina E e vitamina B6, bem como fibra dietética, manganês, cobre, magnésio, potássio e fósforo. De acordo com o Dr. Masooq Sadiq Butt, que escreveu um relatório sobre esta fruta no Experimental Clinical Sciences Journal, caqui também contêm compostos orgânicos que incluem catequinas, galocatequina, ácido botulínico e vários compostos carotenoides que se enquadram dentro o complexo B de proantocianidinas, oligômeros de flavonoides, taninos e ácidos fenólicos.

Benefícios dos caquis

Vamos ver os benefícios dos caquis em detalhes abaixo:

Propriedades anti-câncer

Esta fruta deliciosa é embalada com antioxidantes, os agentes anti-câncer que podem aumentar a capacidade do seu corpo para combater os radicais livres, melhorar a saúde geral e proteger contra muitas doenças. Os radicais livres são os subprodutos do metabolismo celular que podem transformar as células saudáveis ​​em células cancerígenas e danificar vários sistemas orgânicos. A Dra. Kim HJ e a Dra. Kim MK, do Departamento de Alimentos e Nutrição da Universidade Feminina de Ewha, Coréia, publicaram um estudo no Korean Journal Nutrition que explorou o impacto anticancerígeno dos extratos de folha de caqui em células humanas de câncer gástrico. Concluiu-se que os extratos de folhas de caqui revelaram fortes efeitos anticancerígenos.

Caquis têm altos níveis de vitamina C e A, beta-caroteno, flavonoides, bem como compostos fenólicos como catequinas e galocatequinas, que estão ligados à prevenção de diferentes tipos de câncer. O Dr. Naresh Kumar, Dr. Masood Sadiq Butt, e colaboradores publicaram um estudo no Experimental Clinical Sciences Journal que sugere que esta fruta possui carotenoides e catequinas que mantêm perspectivas anticancerígenas contra várias linhagens celulares de câncer.

Aumentar a imunidade

Os caquis ajudam a aumentar a imunidade devido à presença de vitamina C. Eles têm um dos maiores teores de ácido ascórbico (vitamina C) entre outras frutas e um único caqui tem aproximadamente 80% da necessidade diária desse nutriente benéfico.

  1. Universidade da Geórgia, EUA, em um estudo publicado no Journal Food Quality, declarou que a vitamina C estimula o sistema imunológico e aumenta a produção de glóbulos brancos, que são a linha principal de defesa para o corpo contra infecções microbianas, virais e fúngicas, bem como corpos estranhos ou toxinas.

Ajuda na digestão

Como a maioria das frutas, os caquis são uma boa fonte de fibras, contendo quase 20% da necessidade diária em uma única porção. As fibras ajudam o corpo a processar os alimentos de forma mais eficiente, adicionando volume às fezes, estimulando o movimento peristáltico para movimentar os alimentos através do trato digestivo, aumentando as secreções dos sucos digestivos e gástricos e aliviando os sintomas de constipação e diarreia. No geral, uma fruta rica em fibras, como o caqui, pode ser um grande impulso para o seu sistema gastrointestinal e pode protegê-lo do câncer colorretal e de outras doenças semelhantes. Também pode ajudar as pessoas a perder peso, defendendo-as contra a absorção lipídica, que pode causar obesidade. A Dra. Shela Gorinstein, Dra. Marina Zemser, Dra. Martin Belloso, Publicaram um estudo no Journal Nutritional Biochemistry, que afirmou que frutas como caqui que são ricas em fibras dietéticas melhoram o metabolismo lipídico e previnem a oxidação de colesterol da lipoproteína de densidade (LDL-C), que interrompe o desenvolvimento da aterosclerose.

Previne Envelhecimento Prematuro

Os caquis são ricos em várias vitaminas, especificamente vitamina A, beta-caroteno, luteína, licopeno e criptoxantina. Essas vitaminas funcionam como antioxidantes no corpo para reduzir o estresse oxidativo e prevenir o envelhecimento prematuro, como rugas, manchas senis, fadiga, perda de visão, fraqueza muscular e uma série de outras condições. Uma equipe de pesquisadores japoneses publicou um estudo que apóia o potencial protetor de um determinado tipo de polifenol encontrado na casca de caqui, que desempenha um papel crucial contra o dano oxidativo durante o processo de envelhecimento.

Melhora a visão

Os compostos em caquis também têm um benefício comprovado para a saúde dos seus olhos! A zeaxantina é um membro do complexo B de vitaminas, que está presente nos caquis e, de acordo com o estudo do Dr. Kwak-Wai Lam e do Dr. Paul But, publicado no Food Journal, a zeaxantina tem uma ligação direta com a melhoria da saúde ocular seu comportamento como uma substância antioxidante. Além disso, afirma que este composto reduz a degeneração macular, catarata e cegueira noturna.

Controle de pressão arterial

O potássio é outro mineral encontrado em quantidades significativas em caquis. O potássio pode atuar como um vasodilatador e baixar a pressão sanguínea, aumentando assim o fluxo sanguíneo para várias partes do corpo. A pressão sanguínea baixa também reduz a pressão sobre o sistema cardiovascular e previne a ocorrência de várias doenças cardíacas. Os caquis também contêm vários compostos orgânicos vasodilatadores que diminuem ainda mais a pressão sanguínea, tornando-os um fruto muito bom para a saúde do coração.

Dr. Chin Fang Liu, Dr. Shizue Kurakane, publicaram um estudo na Food Technology Science Reserve, no qual investigaram os efeitos anti-hipertensivos do caqui imaturo em ratos espontaneamente hipertensos. O estudo mostrou que quando os ratos foram alimentados com a fruta por 2-3 dias, houve uma queda na pressão arterial. No entanto, mais evidências científicas e estudos são necessários para apoiar essa afirmação.

 

Regular a circulação sanguínea

Junto com a redução da pressão arterial, os caquis fornecem cobre, um elemento essencial na criação de novos glóbulos vermelhos. Sem cobre, você não pode absorver vários nutrientes essenciais para produzir hemoglobina adicional. O aumento da circulação de glóbulos vermelhos saudáveis ​​aumenta a função cognitiva, o tônus ​​muscular, o metabolismo e os níveis de energia, bem como o reparo de feridas e o crescimento celular.

Uma equipe de pesquisadores coreanos liderada pelo Dr. Myung-Sook Choi, Universidade Nacional de Kyungpook publicou um estudo no Journal Medicinal Food que revelou os efeitos benéficos do extrato etanólico de folhas de caquizeiro na circulação sanguínea e metabolismo lipídico em ratos, que são alimentados com uma dieta rica em gordura. O estudo revelou que tem o potencial de melhorar a circulação, dificultando a coagulação do sangue e a ativação plaquetária e diminuindo os níveis de colesterol plasmático. No entanto, mais estudos detalhados são necessários para explorar este benefício de saúde específico.

Melhora a atividade metabólica

Caquis contêm elementos do complexo B de vitaminas como piridoxina, ácido fólico e tiamina, que são partes essenciais de vários processos enzimáticos e funções metabólicas em todo o corpo. E esses elementos garantem que os sistemas do seu corpo funcionem de maneira eficiente e eficaz, aumentando assim seu metabolismo geral. Dr. Long-Gang Zhao, Dr. Quing-Li-Zhang. Publicaram um estudo no Scientific Reports Journal, que afirma que o beta-caroteno presente nos caquis pode prevenir distúrbios metabólicos, além de outras doenças graves. Além disso, os caquis podem aumentar os níveis de energia, aumentar o tônus ​​muscular e melhorar a digestão.

Como comer Caqui?

Os caquis podem ser comidos frescos, secos, crus ou cozidos, o que altera o sabor, mas eles geralmente são doces e polposos. Se permitido amadurecer totalmente, a carne pode quase ser retirada com uma colher.

Há também um conceito errôneo de permitir que eles amadureçam quase até o estado de decomposição, mas, na realidade, você deve permitir que eles amadureçam até ficarem macios e polposos.

Palavra de Cautela: Os caquis consistem em antioxidantes e taninos flavonoides, que são benéficos para a saúde do coração, pois reduzem a pressão sanguínea, diminuem os níveis de colesterol ruim e diminuem a inflamação. Um grupo de pesquisadores turcos realizou um estudo em ratos que mostrou que o ácido tânico e o ácido gálico, ambos encontrados em caquis, são eficazes na redução da pressão alta. No entanto, muito de caqui pode reduzir significativamente a pressão arterial, por isso, evite a ingestão se estiver hipotenso. Fora isso, aproveite estes deliciosos frutos e os benefícios para a saúde que eles lhe conferirão!

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