8 Benefícios Surpreendentes da Tilápia

A tilápia é um peixe branco delicioso e magro que tem uma ampla variedade de benefícios à saúde associados, incluindo a capacidade de ajudar a reduzir o peso, aumentar o metabolismo geral, acelerar o reparo e o crescimento em todo o corpo, construir ossos fortes e reduzir o risco de várias doenças crônicas reduz os níveis de triglicerídeos, previne a artrite, protege contra o declínio cognitivo, reduz os sinais de envelhecimento, melhora a saúde do cabelo e fortalece o sistema imunológico. Também é conhecido por suas propriedades anticancerígenas.

Tilápia

O nome tilápia aplica-se a uma variedade muito ampla de peixes, mais de cem espécies, na verdade, mas são na verdade uma forma de peixe ciclídeo, uma das mais diversas variedades de peixes do mundo. Eles aumentaram em importância nos últimos anos, e agora representam o quinto peixe mais popular e consumido na América. É um peixe branco e suave que é fácil de cultivar, acessível para comprar, e não tem o sabor “às vezes” desagradável que muitas pessoas não gostam de frutos do mar. Os especialistas prevêem que a tilápia continuará a aumentar em importância e provavelmente se tornará o produto de frutos do mar mais significativo do século em termos de consumo humano. Uma vez que eles são um peixe magro e de vida curta, eles têm níveis mais baixos de toxinas como o mercúrio do que outras variedades de peixe, o que é um dos argumentos mais fortes em apoio ao consumo de tilápia.

O conhecimento dos benefícios atraentes do paladar e da saúde da tilápia se estende até os antigos egípcios, que na verdade tinham um hieróglifo representando esse importante peixe. Eles são nativos do Nilo e do Norte da África, mas foram extensivamente cultivados em toda a Ásia, e agora são uma espécie “global”. Alguns países consideram-nos uma espécie invasora, uma vez que são muito adaptáveis ​​e podem desequilibrar ecossistemas frágeis se forem introduzidos acidentalmente. Havia mais de 1,5 milhão de toneladas de tilápia cultivada e colhida apenas nos EUA em 2005, e espera-se que esse número dobre pelo menos até 2015.

Como alimento, eles são altamente valorizados, mas um pouco controversos, devido ao fato de que eles são catadores naturais de detritos e materiais tóxicos na água em que vivem. Ambientalmente, isso é benéfico, pois eles purificam a água e reduzem o desperdício de oxigênio. um atributo culinário, isso nem sempre é bom. Portanto, você só deve comprar tilápias de fontes estabelecidas e de boa reputação que cultivam esses peixes em ambientes limpos e saudáveis. Eles podem ser consumidos em uma variedade de pratos e sopas, e desde que eles são bem conhecidos em todo o mundo, eles se tornaram um aspecto culinário essencial de muitas culinárias culturais. Vamos ver um pouco mais de perto alguns dos componentes nutricionais da tilápia que fazem dela um elemento tão importante na nossa dieta.

Valor nutricional da tilápia

Tilápia é altamente valorizada como uma fonte de frutos do mar, devido às suas muitas qualidades benéficas, que são atribuídas à sua riqueza em nutrientes, proteína e de ácidos gordos omega-3 ácidos. De acordo com o USDA National Nutrient Database, ele também contém selênio, fósforo, potássio, vitamina B12, niacina, vitamina B6 e ácido pantotênico. Abaixo você encontrará uma explicação mais detalhada dos benefícios para a saúde da tilápia.

Porção : 100g 1 filé (116 g)
NutrienteValor
Água [g]78,08
Energia [kcal]96
Proteína [g]20,08
Lipídio total (gordura) [g]1,7
Carboidrato, por diferença [g]0
Fibra dietética total [g]0
Açúcares totais [g]0
Cálcio, Ca [mg]10
Ferro, Fe [mg]0,56
Magnésio, Mg [mg]27
Fósforo, P [mg]170
Potássio, K [mg]302
Sódio, Na [mg]52
Zinco, Zn [mg]0,33
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg]0
Tiamina [mg]0,04
Riboflavina [mg]0,06
Niacina [mg]3,9
Vitamina B-6 [mg]0,16
Folato, DFE [µg]24
Vitamina B-12 [µg]1,58
Vitamina A, RAE [µg]0
Vitamina A, UI [UI]0
Vitamina E (alfa-tocoferol) [mg]0,4
Vitamina D (D2 + D3) [µg]3,1
Vitamina D [IU]124
Vitamina K (filoquinona) [µg]1,4
Ácidos graxos saturados totais [g]0,59
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g]0,5
Ácidos graxos polinsaturados totais [g]0,36
Colesterol [mg]50
Cafeína [mg]0
Fontes incluem: USDA

 

Benefícios da tilápia

A tilápia tem muitos benefícios para a saúde, que incluem o seguinte:

Crescimento e Desenvolvimento

Um dos aspectos mais importantes da tilápia é o seu impressionante teor de proteína, de acordo com a revista Aquaculture da Elsevier. Isso representa mais de 15% de nossas necessidades diárias em uma única veiculação. A proteína é uma parte essencial da nossa dieta, particularmente proteínas animais, porque elas podem ser divididas enzimaticamente em aminoácidos compostos e remontadas em proteínas utilizáveis ​​no corpo humano. A proteína está diretamente ligada ao crescimento e desenvolvimento adequados de órgãos, membranas, células e músculos. É particularmente importante que as crianças consumam quantidades adequadas de proteína para garantir que se desenvolvam adequadamente. Eles também são necessários para o crescimento muscular, o reparo celular e a atividade metabólica adequada de vários sistemas de órgãos.

Promove a perda de peso

Ao contrário de muitos outros produtos animais, peixes como a tilápia são ricos em proteínas, mas pobres em calorias e gorduras. Esta pode ser uma boa maneira de reduzir sua ingestão calórica, enquanto ainda fornece ao seu corpo todos os nutrientes necessários que ele precisa para funcionar adequadamente. O peixe é muitas vezes transformado em uma opção alimentar para pessoas que tentam perder peso, sem passar fome com dietas radicais.

Saúde óssea

Um dos minerais mais proeminentes encontrados na tilápia é o fósforo, que é um mineral essencial para a saúde humana, pois é uma parte vital do desenvolvimento e crescimento da matéria óssea.

É também um elemento necessário na manutenção dos dentes e unhas, mantendo-os fortes e duráveis ​​até a velhice.

O fósforo pode ajudar a prevenir a osteoporose, que é a degradação da densidade mineral óssea frequentemente sofrida pelas pessoas à medida que envelhecem, diz o Dr. Robert Heaney, do Centro Médico da Universidade de Creighton, em Omaha, EUA, em um estudo.

Pode prevenir o câncer de próstata

Como muitos tipos de peixe, a tilápia tem um teor muito alto de selênio. in nature. Os benefícios de saúde do selênio são impressionantes e são antioxidantes na natureza . Um estudo publicado pelo Dr. Holly L. Nicastro, Nutritional Science Research Group, Instituto Nacional do Câncer, no Jornal Nutrientes, ligou diretamente a ingestão de selênio para uma redução do risco de câncer de próstata, bem como vários coração condições. Pesquisas adicionais estão sendo feitas sobre o impacto do selênio da tilápia em outros tipos de câncer. Antioxidantes como o selênio são famosos por sua capacidade de reduzir a atividade dos radicais livres no corpo, diminuindo assim as chances de estresse oxidativo em todos os sistemas orgânicos e a mutação de células saudáveis ​​em células cancerígenas.

Saúde do coração

A tilápia é uma rica fonte de ácidos graxos ômega-3, que estão diretamente ligados à redução dos níveis de colesterol e triglicérides no sistema cardiovascular humano. Os ácidos graxos ômega-3 neutralizam o impacto dos ácidos graxos ômega-6. Há alguma controvérsia sobre os peixes, em geral, ter altos níveis de colesterol LDL perigoso, mas estudos mostraram que os efeitos benéficos dos ácidos graxos ômega-3 superam os riscos dos ácidos graxos ômega-6, também encontrados na tilápia. Ácidos graxos ômega-3 ajudam a prevenir a aterosclerose, ataques cardíacos e derrames. O potássio encontrado na tilápia também é um vasodilatador e reduz a pressão sanguínea, o que é um impulso adicional para a saúde do coração.

Saúde do cérebro

Tanto os ácidos graxos de potássio e ômega-3 encontrados na tilápia têm sido conectados para aumentar o poder do cérebro e aumentar a função neurológica. O potássio aumenta a oxigenação do cérebro e é essencial para o equilíbrio adequado de fluidos em todo o corpo, o que facilita a resposta nervosa e a deposição de nutrientes para partes apropriadas do corpo, incluindo o cérebro.

Previne Envelhecimento Prematuro

O selênio é conhecido como um antioxidante, e pode realmente rejuvenescer ou estimular as vitaminas E e C, que melhoram a qualidade e a saúde da pele. Portanto, mais de 20% do selênio diário que a tilápia fornece, torna-a uma excelente fonte de alimento para melhorar a saúde e a aparência da sua pele, interrompendo os danos causados ​​pelos radicais livres. Isso significa uma redução nas rugas, flacidez, manchas da idade e outros sinais de envelhecimento.

Sistema Imunológico e Função Tireoidiana

Uma aplicação final benéfica do selênio é para o sistema imunológico. Pode ajudar a estimular a atividade das células brancas do sangue, que defendem o corpo contra toxinas e corpos estranhos. Além disso, o selênio desempenha um papel vital na regulação da glândula tireoide, que controla muitas das nossas funções hormonais, de acordo com o Canadian Journal Physiology. O funcionamento adequado da glândula tireoide garante um metabolismo bem equilibrado e função de órgão adequada e reações químicas por todo o corpo.

 

Palavras de cautela: Como mencionado anteriormente, uma vez que a tilápia tem uma propensão natural para eliminar toxinas em seus habitats, algumas dessas toxinas podem ser absorvidas em seus corpos. Portanto, é importante comprar tilápia cultivada nas pescarias dos EUA ou em áreas do mundo onde a estrita regulação da qualidade da pesca é seguida. Além disso, como há uma quantidade significativa de ácidos graxos ômega-6, as pessoas com problemas cardíacos pré-existentes devem tomar cuidado ao consumir muita tilápia. Fora isso, aproveite este delicioso peixe branco!

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