Boldo é muito mais do que apenas uma árvore tropical, e pode fornecer uma série de benefícios à base de plantas quando usado corretamente!
Boldo é uma das mais antigas ervas medicinais conhecidas pelo homem, com evidências de uso que remontam a 10.000 anos. Embora essas folhas tenham sido tradicionalmente usadas para doenças digestivas e como um tônico nervoso moderado, hoje essa planta é usada para muitas queixas diferentes.
Benefícios do Boldo
Os benefícios do boldo incluem sua capacidade de tratar cálculos biliares, doenças do fígado, infecções do trato urinário e distúrbios gastrointestinais, entre outros. Também ajuda a reduzir a ansiedade.
- Cálculos biliares: É um tratamento popular para cálculos biliares, graças a um alcaloide, que estimula a secreção de bílis.
- Doenças do fígado: Boldo desintoxica o fígado e protege contra doenças do fígado.
- As folhas também estimulam a secreção de ácido úrico, o que as torna eficazes no tratamento de infecções do trato urinário (ITU), gota e artrite reumatoide.
- Distúrbios gastrintestinais: As folhas dessa árvore tropical são antimicrobianas e anti-inflamatórias e podem aumentar sua imunidade natural, além de fornecer uma dose de antioxidantes. Devido a isso, eles são usados para tratar uma miríade de distúrbios gastrointestinais, de azia e constipação a gonorreia.
- Ansiedade: Por ser um sedativo leve, o chá de boldo também é usado como tratamento para a ansiedade.
Usos do Boldo
Existem várias maneiras diferentes de consumir essas folhas.
- O mais popular é fazer um chá forte com as folhas de boldo secas ou frescas
- Está disponível como uma tintura
- Também é usado como
Nota: A dose diária recomendada de boldo é de 1 grama, tomada três vezes ao dia.
Boldo – Efeitos colaterais
Esta erva poderosa não é recomendada para mulheres grávidas ou amamentando.
- Os produtos químicos da planta agem como diluidores do sangue, por isso não é recomendado para quem está programado para a cirurgia, tomando uma receita como a Wayfarin, ou já diagnosticado com doença hepática.
- É um estimulante do SNC, e uma overdose pode causar paralisia ou morte.