7 Benefícios Surpreendentes do Sorgo

Os principais benefícios do sorgo incluem sua capacidade de prevenir certos tipos de câncer, ajudar a controlar o diabetes, oferecer uma opção alimentar a pessoas com doença celíaca, melhorar a saúde digestiva, construir ossos fortes, promover o desenvolvimento de glóbulos vermelhos e aumentar a produção de energia e combustível.

O que é sorgo?

Sorgo é o termo amplo para todo um gênero de gramíneas que são nativas de regiões tropicais e subtropicais ao redor do mundo. Embora existam mais de 30 espécies diferentes de sorgo, apenas uma é colhida para consumo humano, enquanto as outras são utilizadas principalmente como forragens para animais.

A espécie importante para os seres humanos, Sorghum bicolor, é nativa da África, mas agora pode ser encontrada em todo o mundo como alimento básico. O sorgo é usado principalmente na produção de melaço de sorgo, xarope de sorgo e como um grão. Além disso, pode ser usado na produção de bebidas

A versatilidade do sorgo, combinada com o fato de que é aceitável que pessoas com alergia ao trigo comam, o torna extremamente importante como cultura básica no mundo. Além disso, os vastos benefícios para a saúde associados ao sorgo fazem dele uma ótima alternativa para outros tipos de grãos, gramíneas e cereais que são comumente consumidos em todo o mundo.

Porção : 100g 1 xícara (192 g)
NutrienteValor
Água [g]12,4
Energia [kcal]329
Proteína [g]10,62
Lipídio total (gordura) [g]3,46
Carboidrato, por diferença [g]72,09
Fibra dietética total [g]6,7
Açúcares totais [g]2,53
Cálcio, Ca [mg]13
Ferro, Fe [mg]3,36
Magnésio, Mg [mg]165
Fósforo, P [mg]289
Potássio, K [mg]363
Sódio, Na [mg]2
Zinco, Zn [mg]1,67
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg]0
Tiamina [mg]0,33
Riboflavina [mg]0,1
Niacina [mg]3,69
Vitamina B-6 [mg]0,44
Folato, DFE [µg]20
Vitamina B-12 [µg]0
Vitamina A, RAE [µg]0
Vitamina A, UI [UI]0
Vitamina E (alfa-tocoferol) [mg]0,5
Vitamina D (D2 + D3) [µg]0
Vitamina D [IU]0
Ácidos graxos saturados totais [g]0,61
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g]1,13
Ácidos graxos polinsaturados totais [g]1,56
Ácidos graxos, trans total [g]0,01
Colesterol [mg]0
Fontes incluem: USDA

 

Sorgo Fatos Nutricionais

Segundo o USDA, o sorgo é uma potência em termos de nutrientes. Quando incluída na dieta, pode fornecer niacina, riboflavina e tiamina, bem como altos níveis de magnésio, ferro, cobre, cálcio, fósforo e potássio, bem como quase metade da ingestão diária necessária de proteína. e uma quantidade muito significativa de fibra dietética.

Benefícios do sorgo

Os benefícios do sorgo em relação ao nosso processo digestivo são inúmeros. Ajuda no tratamento de muitas doenças também. Vamos discutir os benefícios em detalhes.

Melhora a saúde digestiva

Sorgo é um dos melhores alimentos lá fora para fibra dietética. Uma xícara de grãos de sorgo contém 12,9 gramas de fibra dietética, o que significa que seu trato digestivo manterá sua comida se movendo suavemente, evitando cólicas, inchaço, constipação, dores estomacais, excesso de gases e diarreia. Além disso, o excesso de fibras no corpo ajuda a eliminar o colesterol perigoso (LDL), que ajuda a melhorar a saúde do coração e protege o corpo de doenças como aterosclerose, ataque cardíaco e derrame.

Pode ajudar a prevenir o câncer

Um estudo de 2018 conduzido por pesquisadores dos EUA sugere que o farelo de sorgo rico em polifenol pode ter potencial anticancerígeno e mais pesquisas e evidências científicas são necessárias. Outra pesquisa publicada na PLoS afirma que o sorgo pode ter propriedades anticancerígenas e antitumorais e pode prevenir a metástase de câncer, como o câncer de mama. Pode também efeitos anti-esofágicos sugere o mesmo estudo.

Outro estudo realizado com animais, conduzido por pesquisadores do Brasil, descobriu que o sorgo, devido à presença de 3-desoxi antocianidinas e taninos, pode apresentar propriedades anticancerígenas.

A pesquisa conduzida pelo Dr. Joseph M. Awika, do Departamento de Ciências do Solo e Culturas da Universidade Texas A & M, descobriu que a camada de farelo dos grãos de sorgo contém importantes antioxidantes, antocianinas, que não são encontrados em muitos outros tipos de alimentos. Esses antioxidantes têm sido diretamente ligados a uma chance reduzida de desenvolver vários tipos de câncer, incluindo o câncer de esôfago, particularmente em comparação com pessoas que comem regularmente trigo e milho. Antioxidantes são os compostos benéficos que neutralizam e eliminam os radicais livres no organismo, que muitas vezes causam a mutação de células saudáveis ​​no corpo em células cancerígenas.

Gerencia Diabetes

Hidratos de carbono excessivos dividem-se em açúcares simples e causam estragos nos níveis de glicose no corpo, levando à diabetes, ou causando o caos para as pessoas que já sofrem desta doença. No entanto, o farelo de sorgo rico em tanino tem enzimas que inibem a absorção de amido pelo organismo, o que pode ajudar a regular os níveis de insulina e glicose no organismo. Assim, os diabéticos não sofrerão tantos mergulhos e picos em seus níveis de glicose.

Alivia a alergia ao glúten

A doença celíaca é uma alergia grave ao glúten, que é encontrada principalmente em produtos à base de trigo. O glúten é encontrado em milhares de itens alimentares normais, tornando muito difícil para aqueles que sofrem da doença celíaca. Felizmente, a revista Clinical Nutrition cobriu uma pesquisa colaborativa, que destaca que grãos e gramíneas alternativas, como o sorgo, podem ser consumidos com segurança por aqueles que sofrem dessa condição cada vez mais comum, sem a dolorosa inflamação, náuseas e danos gastrointestinais causados ​​pelo glúten.

Melhora a saúde óssea

O magnésio é encontrado em grandes quantidades no sorgo, o que significa que os níveis de cálcio serão mantidos adequadamente, pois o magnésio aumenta a absorção de cálcio no corpo. Estes dois cicatrização de ossos danificados ou envelhecidos. Isso pode prevenir doenças como osteoporose e artrite, mantendo você ativo e saudável até a velhice.

Aumenta Circulação

De acordo com a pesquisa publicada na revista Science Total Environment, minerais como cobre, ferro, zinco , magnésio e cálcio são encontrados no sorgo. A presença de cobre ajuda a aumentar a absorção de ferro no corpo. Isso significa uma diminuição da probabilidade de desenvolver anemia, que é outro nome para a deficiência de ferro. Com bastante ferro e cobre em seu sistema, o desenvolvimento de glóbulos vermelhos é aumentado, aumentando assim a circulação sanguínea, estimulando o crescimento e o reparo celular e aumentando o crescimento do cabelo, enquanto também aumenta os níveis de energia no corpo.

Aumenta os níveis de energia

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade da Califórnia, o sorgo contém niacina. A niacina também é conhecida como vitamina B3, que é um componente chave na transformação de alimentos em energia utilizável e combustível para o corpo, decompondo e metabolizando nutrientes em energia.

Palavra de Cuidado: Não existem preocupações conhecidas contra a adição de sorgo à sua dieta. Como é a grama, existe a possibilidade de algumas pessoas serem alérgicas a ela, mas os casos de sorgo sendo alergênico são muito raros. Além disso, com o alto teor de certos minerais e vitaminas, o único perigo real é ficar muito de uma coisa boa, então coma sorgo com moderação e aproveite todos os maravilhosos benefícios à saúde!

 

Relacionado

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Últimos Posts