7 Benefícios da Bromelaína

0
296

O uso de bromelina para o tratamento de certas condições de saúde é um remédio tradicional popular. No entanto, juntamente com os benefícios, existem alguns efeitos colaterais ao uso de bromelaína, que você precisa conhecer.

O que é bromelina?

A bromelaína é um extrato enzimático que pode ser proveniente de certas abacaxi. A bromelaína é, na verdade, uma combinação de enzimas proteolíticas capazes de digerir / metabolizar proteínas. Isso pode ser importante para tudo, desde o sistema digestivo até as articulações e ossos. Tem sido uma parte da medicina tradicional por centenas, senão milhares de anos, e descobriu-se que esta enzima de abacaxi tem certos benefícios para a saúde. Embora tenha havido um grande debate nos últimos anos sobre a eficácia da bromelaína, evidências anedóticas e tradicionais argumentam que ela tem muitos efeitos impressionantes sobre a saúde humana.

Benefícios da bromelaína

Os muitos benefícios da bromelaína são os efeitos que ela pode ter na asma, nas doenças autoimunes, na artrite e nas dores nas articulações e nos distúrbios digestivos, entre outros.

Lágrimas Ligamentares

Houve algumas pesquisas sobre as propriedades anti-inflamatórias e curativas deste extrato. Para aqueles que sofreram uma ruptura do ligamento, como o LCA (ligamento cruzado anterior), o consumo deste extrato pode acelerar o processo de cicatrização e atenuar a dor.

Alergias e Asma

Esta enzima é capaz de combater reações alérgicas e episódios de asma na fonte – o sistema imunológico. Ao suprimir reações alérgicas desnecessárias, este suplemento pode ajudar a melhorar sua qualidade de vida e reduzir a inflamação em todo o corpo.

Efeitos anticancerígenos

Embora haja necessidade de mais estudos, a bromelaína tem sido estudada por seu potencial contra o câncer. De acordo com o Memorial Sloan Kettering Cancer Center, a pesquisa mostra que esta enzima pode ter efeitos antitumorigênicos e quimiopreventivos contra sarcomas, leucemia e também tumores de pulmão e mama. Também pode ter efeitos positivos quando usado além da terapia regular do câncer.

Doença inflamatória intestinal

Como um poderoso composto anti-inflamatório, este extrato pode ajudar a aliviar o intestino e reduzir muitos dos sintomas da doença inflamatória intestinal, como diarreia, dores de estômago, inchaço e cãibras. Este extrato também pode ajudar com outros distúrbios digestivos.

Infecções do seio

Quando você tem inflamação crônica dos seios, pode causar estragos em sua vida. Mas o uso deste suplemento pode reduzir os episódios inflamatórios e fortalecer sua resposta imunológica nessa parte do corpo.

Recuperação Cirúrgica

Após uma cirurgia ou lesão, seu corpo precisa de tempo para descansar e se recuperar. Verificou-se que o extrato de bromelaína acelera o processo de cura, tanto interna como externamente.

Artrite e dor nas articulações

Para pessoas que sofrem de artrite e dor nas articulações, bem como outras condições como tendinite, o uso deste suplemento pode fornecer benefícios analgésicos e anti-inflamatórios, reduzindo assim a dor e aumentando a qualidade de vida.

Alimentos fontes de bromelina

Se você quiser acessar mais desta substância em sua dieta, encontrar um extrato de bromelaína em pó é uma opção fácil. Mas existem algumas fontes de alimento que também funcionam. A concentração mais alta de bromelaína é encontrada no núcleo e no caule do abacaxi, por isso, comer ou pressionar isso para o suco é uma boa maneira de absorver parte dessa mistura enzimática. Se você misturar abacaxis e depois extrair o suco concentrado, também poderá obter uma dose saudável dessas enzimas. No entanto, como mencionado, comprar o extrato da loja pode ser a maneira mais fácil de aumentar seus níveis.

Efeitos colaterais da bromelina

Existem alguns efeitos colaterais de consumir este extrato na sua comida ou na forma de suplemento, incluindo complicações com o seguinte:

  • Gravidez: Se você estiver grávida ou amamentando, não há pesquisas suficientes para saber sobre os riscos, portanto, evite usar este extrato.
  • Alergias: Se você é propenso a alergias ou tem alergia ao látex, abacaxi, pólen, erva-doce, trigo ou aipo, pode responder negativamente a este extrato enzimático.
  • Problemas gastrointestinais: Algumas pessoas também relatam diarreia e desconforto estomacal, principalmente quando começam a usar o extrato.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here