7 Benefícios do Sabugueiro

Os benefícios do sabugueiro incluem sua capacidade de aliviar alergias, estimular o sistema imunológico, proteger contra bactérias e infecções, reduzir o açúcar no sangue, ajudar na perda de peso e moderar o processo digestivo.

O que são sabugueiros?

Os sabugueiros são o Sambucus, mais comumente referido como elder ou elderflower. O nome científico completo da variante mais comum, da qual obtemos a maioria das nossas bagas de sabugueiro, é o Sambucus nigra. Você encontrará principalmente sabugueiro no hemisfério norte, particularmente na Europa e na América do Norte, embora algumas espécies do sul sejam cultivadas na Austrália.

As bagas são pretas ou muito azuis escuras e têm um sabor acentuado e doce que as torna altamente preferidas para sobremesas, xaropes, compotas, geleias, pastas e como base para vários cocktails e muito popular e pode ser feito simplesmente em casa.

Valor nutricional

De acordo com o USDA National Nutrient Database, os sabugueiros são embalados com nutrientes, incluindo ferro, potássio, fósforo e cobre, além de vitamina A, B e C, além de proteínas e fibras alimentares. Adicione alguns dos compostos orgânicos benéficos que funcionam como agentes anti- inflamatórios e antioxidantes no corpo, e você tem uma poderosa baga!

Porção : 100g 1 xícara (145 g)
NutrienteValor
Água [g]79,8
Energia [kcal]73
Proteína [g]0,66
Lipídio total (gordura) [g]0,5
Carboidrato, por diferença [g]18,4
Fibra dietética total [g]7
Cálcio, Ca [mg]38
Ferro, Fe [mg]1,6
Magnésio, Mg [mg]5
Fósforo, P [mg]39
Potássio, K [mg]280
Sódio, Na [mg]6
Zinco, Zn [mg]0,11
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg]36
Tiamina [mg]0,07
Riboflavina [mg]0,06
Niacina [mg]0,5
Vitamina B-6 [mg]0,23
Folato, DFE [µg]6
Vitamina B-12 [µg]0
Vitamina A, RAE [µg]30
Vitamina A, UI [UI]600
Ácidos graxos saturados totais [g]0,02
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g]0,08
Ácidos graxos polinsaturados totais [g]0,25
Ácidos graxos, trans total [g]0
Colesterol [mg]0
Fontes incluem: USDA

Benefícios do sabugueiro

Os sabugueiros têm muitos benefícios para a saúde. Vamos ver alguns deles em detalhes:

Ajuda na Digestão

Dr. Paulo D Picon e sua equipe de pesquisadores publicou um relatório em BMC Medicina Complementar e Alternativa, que afirmou que, embora a maioria das frutas e para o dia, algumas frutas podem gabar-se mais de 40% das nossas necessidades diárias de fibra em uma única porção. system. Os sabugueiros são embalados com fibra alimentar que pode ajudar a eliminar a constipação, reduzir o excesso de gases e, geralmente, aumentar a saúde do sistema gastrointestinal. A fibra também pode ajudar a aumentar a eficiência de absorção de nutrientes no seu intestino, para que você obtenha mais da sua comida !

Melhore a saúde do coração

Um estudo publicado na Phytotherapy Research revelou que altos níveis de fibra em bagas de sabugueiro ajudam a eliminar o excesso de colesterol do sistema e abrem espaço para o HDL (bom) colesterol que o corpo necessita. Isso pode ajudar a eliminar as chances de desenvolver aterosclerose e outros problemas cardiovasculares. Além disso, uma dieta rica em flavonoides como antocianinas foi encontrada para reduzir o risco de doença cardíaca. O alto nível de potássio nos sabugueiros também protege o coração, relaxando a tensão dos vasos sanguíneos e das artérias. Como vasodilatador, o potássio pode reduzir significativamente a pressão arterial e manter seu coração saudável!

Melhore a saúde respiratória

Quando se trata de limpar uma dor de garganta , tosse, resfriado, bronquite ou qualquer outro problema que afete seu sistema respiratório, o suco de sabugueiro pode ser sua melhor escolha. Como muitos xaropes para tosse, xarope de sabugueiro contém ingredientes ativos (bioflavonóides como antocianinas, para ser exato) que podem aliviar a inflamação e irritação. O xarope também atua como um expectorante e elimina a fleuma que pode prender agentes estrangeiros em suas glândulas. Suco de sabugueiro é ainda recomendado para pessoas com asma. De acordo com um estudo no Journal International Medical Research, pacientes com gripe que receberam uma dose de xarope de sabugueiro recuperaram em 3-4 dias mais cedo do que aqueles que não receberam esses suplementos.

Aumentar a imunidade

Xarope de sabugueiro tem certas qualidades antibacterianas e anti-infecciosas e é muito comumente usado para afastar a gripe durante as estações ruins, onde parece que todo mundo está pegando. Além disso, os sabugueiros podem proteger contra os efeitos das doenças auto-imunes, até mesmo aliviar certos sintomas e a dor associada à AIDS.

Um artigo de 2011 publicado na Romanian Biotechnological Letters, citou um estudo no qual ratos que receberam polifenóis de sabugueiro foram encontrados para auxiliar as defesas imunológicas aumentando o número de leucócitos.

Controle Diabetes

Os ingredientes ativos em antioxidantes sabugueiro funcionam diretamente sobre os pâncreas para regular os níveis de insulina e de glucose. Isso proporciona estabilidade às pessoas que sofrem de diabetes ou ajuda os não diabéticos a evitar o desenvolvimento dessa condição terrível.

Melhorar a saúde óssea

Os compostos antioxidantes e anti-inflamatórios encontrados nas bagas de sabugueiro podem ajudar a aliviar a dor nas articulações e a inflamação. Os altos níveis de minerais essenciais ajudam a promover a resistência óssea e o desenvolvimento de novo tecido ósseo. A osteoporose é uma condição que milhões de pessoas enfrentam nos últimos anos da sua vida, mas o aumento da densidade óssea durante os seus anos mais jovens pode atrasar consideravelmente o início.

Cuidados com a pele

Elderberry faz o seu caminho em muitas aplicações cosméticas, principalmente porque os bioflavonoides em sabugueiro podem aumentar a saúde da pele. A atividade antioxidante, combinada com seus níveis significativos de vitamina A, torna os sabugueiros perfeitos para prevenir ou diminuir as rugas, ajudando os pontos de envelhecimento a desaparecer e, em geral, melhorando o brilho e o tônus ​​do maior e mais visível órgão do seu corpo!

Perda de peso

Com o alto nível de fibra dietética, combinado com os efeitos da aceleração do metabolismo de uma vitamina sólida e uma injeção mineral, os sabugueiros ajudam na perda de peso. A fibra faz com que você se sinta satisfeito, a contagem de baixas calorias não afeta muito a sua ingestão e você também obtém dezenas de outros benefícios para a saúde!

Efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais dos sabugueiros incluem o seguinte.

  • Como a maioria das bagas do gênero Sambucus é tóxica, recomenda-se precaução e cozinhar os sabugueiros antes de consumir é sempre uma escolha sábia. Os galhos, folhas e galhos de todas as espécies contêm oligoelementos de cianeto, que podem se acumular em seu corpo e eventualmente matá-lo, então tenha cuidado! Considerando que tão poucas espécies são comestíveis, não escolha sabugueiro silvestre e é sempre aconselhável encontrar sabugueiro em uma loja licenciada e respeitável.
  • Além disso, ser alérgica a plantas da família madressilva não é incomum, por isso tenha cuidado sobre ser ate em suas alergias alimentares antes de adicionar sabugueiro a sua dieta.
  • Finalmente, eles são conhecidos por agirem como diuréticos para algumas pessoas, então se você já está lutando com problemas renais, então os sabugueiros podem exacerbá-los.

No entanto, apesar dos riscos implícitos dos sabugueiros, eles são embalados com nutrientes benéficos, por isso têm sido parte da medicina tradicional por centenas de anos, e alguns dos benefícios para a saúde chegaram ao mainstream.

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