5 Benefícios do Óleo de Soja

Os benefícios do óleo de soja incluem a capacidade de melhorar a saúde do coração, diminuir o colesterol, melhorar o sistema imunológico, reduzir distúrbios cognitivos, prevenir a osteoporose e melhorar o crescimento, além de melhorar a saúde dos olhos e da pele

O que é o óleo de soja?

O óleo de soja é um óleo extraído da soja, que é cientificamente conhecido como Glycine max. É um dos óleos vegetais mais amplamente utilizados no mundo, possivelmente porque a soja é uma das plantas mais amplamente cultivadas e utilizadas, particularmente nas últimas décadas. A soja é nativa do leste da Ásia e é considerada uma leguminosa, apesar de sua origem limitada; é altamente valorizada pela sua comestibilidade. A maior parte do óleo de soja é refinado, misturado e às vezes hidrogenado e pode ser classificado em diferentes níveis e intensidades, dependendo da aplicação desejada.

O óleo de soja é considerado mais saudável do que a maioria dos óleos vegetais, devido à presença de uma boa variedade de ácidos graxos essenciais, que o organismo necessita para se manter saudável. Há também uma série de esteróis vegetais no óleo de soja, que podem ter uma grande variedade de benefícios para a saúde das pessoas que regularmente incluem o óleo de soja em sua dieta. O conteúdo

 

Porção : 100g 1 colher de sopa (13,6 g) 1 xícara (218 g) 1 colher de chá (4,5 g)
NutrienteValor
Água [g]0
Energia [kcal]884
Proteína [g]0
Lipídio total (gordura) [g]100
Carboidrato, por diferença [g]0
Fibra dietética total [g]0
Açúcares totais [g]0
Cálcio, Ca [mg]0
Ferro, Fe [mg]0,05
Magnésio, Mg [mg]0
Fósforo, P [mg]0
Potássio, K [mg]0
Sódio, Na [mg]0
Zinco, Zn [mg]0,01
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg]0
Tiamina [mg]0
Riboflavina [mg]0
Niacina [mg]0
Vitamina B-6 [mg]0
Folato, DFE [µg]0
Vitamina B-12 [µg]0
Vitamina A, RAE [µg]0
Vitamina A, UI [UI]0
Vitamina E (alfa-tocoferol) [mg]8,18
Vitamina D (D2 + D3) [µg]0
Vitamina D [IU]0
Vitamina K (filoquinona) [µg]183,9
Ácidos graxos saturados totais [g]15,65
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g]22,78
Ácidos graxos polinsaturados totais [g]57,74
Ácidos graxos, trans total [g]0,53
Colesterol [mg]0
Cafeína [mg]0
Fontes incluem: USDA

Benefícios do óleo de soja

O óleo de soja tem muitos benefícios para a saúde, vamos dar uma olhada mais de perto.

Controla os níveis de colesterol

O óleo de soja pode diminuir seriamente suas chances de conseguir a aterosclerose e outros coração condições, tais como ataques cardíacos e derrames. Como mencionado acima, o bom equilíbrio de ácidos graxos contidos no óleo de soja significa que o corpo pode obter os ácidos graxos importantes e necessários em sua dieta, incluindo aqueles que regulam os níveis de colesterol. Os ácidos graxos ômega-3 podem reduzir os níveis perigosos de colesterol e neutralizar os tipos negativos. Além disso, os outros ácidos graxos como ácido esteárico, ácido palmítico e ácido oleico também são encontrados em quantidades equilibradas. A composição de ácidos graxos do óleo de soja, bem como os potentes esteróis vegetais, como o β-sitosterol, podem na verdade causar uma redução no armazenamento de colesterol no intestino em 10 a 15% – não o que você normalmente espera ouvir ‘ácido!

 

Aumenta a saúde óssea

Outra função importante da vitamina K é o seu potencial osteotrófico, o que significa que pode estimular o recrescimento ou promover a cicatrização dos ossos. Embora isso seja freqüentemente associado ao cálcio, a vitamina K (que a soja tem em abundância) também pode estimular o desenvolvimento ósseo de uma maneira muito positiva., which is often a natural result of the aging process. Portanto, certifique-se de mudar para o óleo de soja, se você quiser evitar certas condições como a osteoporose, que muitas vezes é um resultado natural do processo de envelhecimento.

Melhora a visão

Os ácidos graxos ômega-3, que perfazem até 7% do teor total de ácidos graxos no óleo de soja, ajudam a proteger as membranas celulares. Isso inclui as áreas muito frágeis e perigosas da pele e dos olhos, ambos pontos de entrada comuns para bactérias e outros materiais estranhos. Os ômega-3 também promovem melhor visão, atuando como antioxidantes e neutralizando os radicais livres que podem causar degeneração macular e catarata.

 

Cuidados com a pele

O alto teor de vitamina E no óleo de soja também atua como um poderoso antioxidante, protegendo a pele dos danos causados ​​pelos radicais livres. A vitamina E está diretamente associada à melhoria da aparência de manchas, reduzindo a cicatrização da acne, protegendo a pele contra queimaduras solares e estimulando o crescimento de novas células da pele para promover a cicatrização. A vitamina E também está associada à atividade antioxidante geral no resto do corpo, que estimula o sistema imunológico e ajuda a eliminar os radicais livres que causam certas condições, como câncer, envelhecimento prematuro, distúrbios cognitivos e doenças cardíacas.

 

Palavra de cautela

Lembre-se, pode ser uma forma mais saudável de óleo vegetal, mas ainda é um pouco rica em ácidos graxos ômega-6. Embora seja “essencial”, ainda é um problema se não for equilibrado. Ainda há calorias envolvidas se você está preocupado com a obesidade. Além disso, a soja está intimamente relacionada com o amendoim, portanto, com o crescente número de alergias ao amendoim em todo o mundo, tenha cuidado com o óleo de soja. Além disso, aproveite e cozinhe feliz!

 

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