20 Benefícios do Blueberry

Blueberries são embalados com antioxidantes e fitonutrientes que têm poderosos benefícios para a saúde. Estes incluem a capacidade de reduzir danos no DNA, prevenir o envelhecimento, controlar os níveis de colesterol e diminuir o risco de câncer. Eles também ajudam a fortalecer os ossos, reduzir a acne, baixar a pressão arterial , controlar o diabetes e melhorar a saúde do coração . Considerado um superalimento, eles também podem ajudar a melhorar a saúde do cérebro, promover a perda de peso e aliviar a inflamação.

O que são blueberries?

Blueberries (Vaccinium corymbosum) são pequenas bagas comestíveis de cor índigo, que são doces ao gosto. A planta de blueberry é um arbusto perene que cresce em cachos, especialmente na América do Norte. Eles estão intimamente relacionados a blueberries , cranberries e groselhas .

Fatos Nutricionais

Porção : 100g 1 xícara (148 g) 1 bagas (68 g)
NutrienteValor
Água [g]84,21
Energia [kcal]57
Proteína [g]0,74
Lipídio total (gordura) [g]0,33
Carboidrato, por diferença [g]14,49
Fibra dietética total [g]2,4
Açúcares totais [g]9,96
Cálcio, Ca [mg]6
Ferro, Fe [mg]0,28
Magnésio, Mg [mg]6
Fósforo, P [mg]12
Potássio, K [mg]77
Sódio, Na [mg]1
Zinco, Zn [mg]0,16
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg]9,7
Tiamina [mg]0,04
Riboflavina [mg]0,04
Niacina [mg]0,42
Vitamina B-6 [mg]0,05
Folato, DFE [µg]6
Vitamina B-12 [µg]0
Vitamina A, RAE [µg]3
Vitamina A, UI [UI]54
Vitamina E (alfa-tocoferol) [mg]0,57
Vitamina D (D2 + D3) [µg]0
Vitamina D [IU]0
Vitamina K (filoquinona) [µg]19,3
Ácidos graxos saturados totais [g]0,03
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g]0,05
Ácidos graxos polinsaturados totais [g]0,15
Ácidos graxos, trans total [g]0
Colesterol [mg]0
Cafeína [mg]0
Fontes incluem: USDA

 

Os blueberries são ricos em nutrientes, pobres em calorias e ricos em fibras. De acordo com o USDA National Nutrient Database, as bagas são uma rica fonte de vitamina C , vitamina K , vitamina B6 , folato, potássio , cobre e manganês . Eles são pobres em carboidratos e sódio e têm alto teor de água.

Eles também são abundantes em antioxidantes, especialmente antocianina, que é responsável pela sua cor azul profunda e poderosos benefícios para a saúde. Blueberries têm a maior quantidade de antioxidantes em comparação com todos os alimentos !

Benefícios para a saúde

Vamos dar uma olhada nos poderosos benefícios para a saúde dos blueberries.

Fortalecer Ossos

Os blueberries são ricos em cálcio, ferro, magnésio, fósforo, manganês, zinco etc

Cuidados com a pele

A antocianina em blueberries é responsável por prevenir danos oxidativos ao DNA, enquanto a abundância de vitamina C é um grande fator na produção de colágeno. É por isso que eles previnem rugas, manchas senis e acne. Além disso, eles também evitam danos à pele causados ​​por poeira, poluição, fumaça e raios UV.

Menor colesterol ruim

Pesquisas sugerem que o alto teor de fibra e antioxidantes abundantes em blueberries ajudam a dissolver o LDL (mau colesterol). Isso os torna um suplemento dietético ideal para combater muitas doenças cardíacas, enquanto também fortalece os músculos cardíacos. Eles também contêm potássio, cálcio e magnésio, que ajudam a reduzir a pressão arterial.

Um estudo realizado pelo Dr. Arturo Figueroa, Cinesiologia e Gestão Esportiva , Texas Tech University, EUA, mostra que o consumo diário de blueberries ajuda a melhorar a pressão arterial e rigidez arterial em mulheres pós-menopáusicas .

Gerenciar Diabetes

Suco de blueberry e extrato melhoram a sensibilidade à insulina. Blueberry é um alimento rico em fibras que é uma parte essencial da dieta do diabético e ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Pesquisa do Dr. JoAnn Manson, professor de medicina da Harvard Medical School, prova que o consumo de bagas está associado a um menor risco de diabetes tipo 2 .

Proteja a saúde do coração

Blueberries ajudam na prevenção da aterosclerose , ataques cardíacos e derrames. Isto é devido à presença de fibra, antocianina, potássio, folato, vitamina B6 e vitamina C neles. A fibra e a antocianina reduzem o colesterol, melhoram a gordura do sangue e evitam o entupimento das artérias. A vitamina B6 e o ​​folato previnem os danos nos vasos sanguíneos inibindo a acumulação de homocisteína e o potássio regula o funcionamento dos músculos do coração.

Prevenir o câncer

De acordo com um relatório publicado pelo Dr. Lynn S Adams, Sheryl Phung et al., Da Divisão de Biologia Celular de Tumores, Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança, CA, no Cancer Research Journal, os blueberries têm propriedades anti-câncer. Os resultados de seus estudos sugerem que a ingestão oral de blueberries pode ser um componente chave das estratégias de prevenção do câncer em longo prazo. Uma equipe de pesquisadores americanos publicou um relatório no Nutrition and Cancer Journal afirmando que ele contém certos compostos como pterostilbene (um excelente remédio para câncer de cólon e fígado) e ácido elágico. Estes dois em harmonia com a antocianina e outros antioxidantes como a vitamina C e o cobre têm o potencial de prevenir o câncer.

Melhore a função cerebral

As vitaminas, e fitonutrientes dos blueberries ajudam a curar distúrbios nervosos entre crianças na faixa etária de 7 a 10 anos, prevenindo a degeneração e a morte de neurônios, sugere um estudo publicado no European Journal of Nutrition por Whyte AR, et. al. Esses nutrientes essenciais também protegem as células cerebrais e ajudam a restaurar a saúde do sistema nervoso central. and Food Chemistry. As bagas podem diminuir o risco de sofrer distúrbios como a doença de Alzheimer, em grande medida, de acordo com um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry. Eles podem até mesmo curar células cerebrais danificadas e tecidos de neurônios para manter sua memória afiada.

Perda de peso

O alto teor de fibras presente nos mesmos promove a digestão e a perda de peso. Eles também promovem a saciedade, ajudam você a se sentir completo e reduzem a gordura da barriga . Uma xícara de blueberries contém apenas 15 g de carboidratos e 84 calorias. Assim, blueberries congelados ou secos são ótimos lanches de baixa caloria.

Rico em antioxidantes

Os antioxidantes, juntamente com outros fitonutrientes e flavonóides presentes em blueberries são responsáveis ​​pela atividade de eliminação de radicais livres no corpo. O grupo dos flavonóides, em particular, a antocianina, impede o corpo de todos os tipos de danos causados ​​pelos radicais livres.

 

Vários estudos publicados no Journal of Agricultural and Food Chemistry estabelecem que grandes quantidades de antioxidantes são benéficas para o corpo de diversas maneiras. Isso inclui danos na estrutura celular, danos no DNA e envelhecimento precoce.

Acalmar Inflamação

properties. Os antioxidantes presentes nos blueberries possuem propriedades antiinflamatórias . Eles reduzem a atividade de marcadores de inflamação. Esses antioxidantes podem ajudar na prevenção de doenças inflamatórias crônicas.

Outros benefícios

Outros benefícios das amoras incluem:

Antidepressivo

Blueberries selvagens ricos em flavonóides ajudam a melhorar o humor e a agir como um antidepressivo eficaz.

Promova a digestão

O volumoso (fibra) presente nos blueberries previne a constipação . Além disso, as vitaminas, sódio, cobre, frutose e ácidos melhoram a digestão, estimulando a secreção dos sucos gástricos e digestivos corretos. system. Isso ajuda a comida a passar suavemente pelo sistema gastrointestinal .

Tratar infecção do trato urinário

Blueberries podem matar colônias de bactérias, como E. coli, que são responsáveis ​​pela infecção do trato urinário. Eles têm um composto formado por moléculas grandes, semelhantes a polímeros, que inibem o crescimento dessas bactérias. Eles também têm certas propriedades antibióticas que contribuem para esse efeito. Até agora, este composto só foi encontrado em cranberries e blueberries.

Cuidados com os olhos

Os blueberries podem prevenir ou retardar todos os problemas oculares relacionados com a idade devido às suas propriedades antioxidantes. Estes incluem degeneração macular, catarata, miopia e hipermetropia, secura, bem como infecções relacionadas à retina. Eles contêm antioxidantes especiais chamados carotenóides (luteína, zeaxantina etc.), flavonóides (como rutina, resveratrol, quercetina etc.) e outros compostos antioxidantes, que são todos muito benéficos para a saúde ocular.

Aumentar a imunidade

Antioxidantes em blueberries podem impulsionar o sistema imunológico e prevenir infecções. Uma vez que seu sistema imunológico é forte, você não vai pegar resfriados, febre , varíola e inúmeras outras doenças transmissíveis espalhadas por bactérias e vírus.

Reduzir os danos musculares

Blueberries ajudam a reduzir a dor muscular e fadiga que ocorre após um exercício extenuante ou atividade. . Eles também ajudam na regeneração muscular. Isto é confirmado por um estudo publicado no Jornal da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva.

Cuidado capilar

Eles ajudam a promover o crescimento do cabelo. Misture blueberries e azeite , aplique a mistura no cabelo e nas raízes e lave com água morna para melhorar o crescimento do cabelo.

Aliviar o IBS

Cascas de blueberry consumidas juntamente com probióticos mostram potentes propriedades anti-inflamatórias que podem tratar a síndrome inflamatória do intestino (IBS) e a doença de Crohn. Eles podem aliviar os sintomas , tais como sangramento e dor causada por colite ulcerosa.

Promover a desintoxicação

Antocianina em blueberries ajuda desintoxicar metais pesados a partir do corpo, incluindo chumbo, mercúrio, cádmio e de arsénio.

Aumentar o tempo de vida

Polifenóis e resveratrol encontrados em blueberries ajudam a aumentar a longevidade e diminuir os efeitos adversos ligados ao envelhecimento. Eles também ativam os genes envolvidos no anti-envelhecimento e diminuindo o declínio das funções cerebrais.

Tipos

Existem cinco tipos principais de blueberry:

  • Lowbush
  • Highbush do norte
  • Southern Highbush
  • Rabbiteye
  • Meia altura

Usos

Blueberries praticamente poderia ser um complemento para qualquer alimento para dar um gosto doce. Eles poderiam ser usados ​​como coberturas ou ser adicionados a vários pratos como comidas assadas, aveia , iogurtes , panquecas, smoothies ou saladas.

Selecione e armazene

Aqui estão algumas dicas para lembrar ao comprar e armazenar blueberries:

  • Eles estão disponíveis em forma fresca, congelada e seca.
  • Blueberries congelados perdem a textura mais rapidamente do que bagas frescas, mas o sabor permanece o mesmo.
  • Sempre selecione blueberries firmes frescos, pois são livres de umidade e duram muito
  • Congele e divirta-se comendo-os!

Efeitos colaterais

Alguns efeitos colaterais incluem:

  • Diluição do sangue: As pessoas que tomam medicamentos para diluir o sangue (varfarina) ou que sofrem de doenças do sangue (hemofilia) devem evitar os blueberries. O conteúdo de vitamina K pode interferir com o afinamento do sangue e resultar em coágulo sanguíneo.
  • Alergia: Podem causar alergia alimentar, como comichão, inchaço ou dificuldade em respirar.
  • Controle de açúcar no sangue: Eles podem diminuir os níveis de glicose no sangue, especialmente para diabéticos.

Nota: Evite o uso antes ou depois da cirurgia, pois os blueberries podem interferir no controle do açúcar no sangue.

Uma última coisa interessante a saber sobre eles é que quanto mais escura a cor dos blueberries, mais ricos eles são em antioxidantes e outros nutrientes medicinais. Em outras palavras, coma até que sua língua fique azul para viver uma vida longa e saudável.

 

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