A maioria das pessoas sabe que uma xícara de chá de camomila é agradável antes de dormir, mas essa pequena flor despretensiosa tem muito mais a oferecer do que aparenta.
O que é camomila?
A camomila é uma pequena flor branca, semelhante a uma margarida, que é nativa da Europa, Índia e Ásia, mas também se espalhou para a América do Norte. Mais comumente, as flores são secas e transformadas em chá, embora as folhas amargas também sejam comestíveis. As duas variedades de camomila mais comumente usadas são a alemã e a romana, ambas contendo um sedativo leve, que começa a surtir efeito cerca de trinta minutos após o consumo.
Benefícios
A camomila é rica em antioxidantes e flavonoides e, portanto, tem muitos benefícios surpreendentes para a saúde, incluindo os seguintes:
- Promove o sono
- Alivia a ansiedade
- Trata a depressão
- Acalma o sistema nervoso
- Promove a goma e a saúde bucal
- Atua como um agente anti- inflamatório
- Atua como agente antibacteriano
- Promove a saúde do coração
- Potencial anticancerígeno
- Melhora a saúde da pele
- Combate danos causados pelos radicais livres
- Incentiva a produção de colágeno
- Reduz manchas
- Trata alergias
- Previne a desidratação
- Ajuda na digestão
- Alivia cólicas estomacais
- Reduz o inchaço
- Trata o congestionamento causado pelo frio
Como usar?
Enquanto a maioria das pessoas está familiarizada com o chá popular, os benefícios desta flor também são acessíveis como um extrato mais poderoso, tintura ou. O pó de camomila também está disponível para cozinhar ou assar, enquanto ainda mantém seus benefícios de saúde e sedativos.
Palavra de Atenção : De acordo com o NIH, as pessoas com alergia a ervas não devem usar as folhas ou outras partes desta planta, pois podem ter uma reação cruzada. Não é recomendado para mulheres durante a gravidez ou amamentação sem supervisão médica. Tal como acontece com qualquer remédio herbal, é aconselhável falar com seu médico antes de introduzi-lo ao seu regime de saúde diário ou semanal.