18 Benefícios Incríveis da Linhaça

Os poderosos nutrientes da linhaça podem ajudar a combater muitas doenças, incluindo doenças cardiovasculares, inflamação, artrite, alergias, asma e diabetes. As sementes de linhaça também ajudam a reduzir o risco de vários tipos de câncer e melhoram a saúde reprodutiva das fêmeas. Eles também ajudam na manutenção de olhos saudáveis, pele e cabelo.

O que é semente de linhaça?

As linhaça são óleo de linhaça, que também é muito fácil de digerir.

Informações Nutricionais de Linhaça

As sementes de linhaça são uma ótima fonte de fibra dietética e proteínas vegetais. De acordo com o USDA, linhaça contém zero colesterol. Eles são ricos em ácido alfa-linolênico, ácidos graxos ômega-3 e lignanas. presentes nessas sementes incluem tiamina, manganês e magnésio. Eles também são uma rica fonte de vitamina C e B6, cálcio, ferro, potássio e sódio.

Benefícios para a saúde da linhaça

Há muitos benefícios para a saúde da linhaça que podem melhorar sua saúde e a qualidade de sua dieta. Vamos ver alguns deles em detalhes:

Conteúdo de alta fibra

A semente de linhaça é uma parte essencial de muitos programas de dieta, uma vez que mantém os níveis de açúcar no sangue sob controle. Devido à presença de fibras, mantém o estômago cheio e evita a ingestão de calorias excedentes através de excessos.

Pode reduzir o risco de câncer

A revista Frontiers in Nutrition publicou um estudo em 2018, sugerindo que as sementes de linhaça podem ajudar a reduzir o risco de câncer de mama e também reduzir o tamanho do tumor. No entanto, mais ensaios clínicos ainda são necessários para verificar os benefícios da linhaça contra o câncer de mama.

As sementes de linhaça também foram positivamente relacionadas a um risco reduzido de câncer de próstata. A pesquisa mostrou que o linho moído é muito benéfico para os homens que lutam contra o câncer de próstata, pois é rico em lignanas.

Outra pesquisa da Divisão de Prevenção do Câncer e Ciências da População, da Universidade do Texas e de muitas outras universidades de medicina afirma que as sementes de linhaça ajudam a reduzir o risco de câncer de próstata. O super nutriente que realmente faz todo o trabalho aqui é a lignana da dieta, que é abundantemente encontrada nas sementes de linhaça.

Previne Doenças Cardíacas

A linhaça é uma boa fonte flavona-glicosídeos, de acordo com ” fitoquímicos e fitofármacos”. Esses compostos polifenólicos inibem a peroxidação lipídica, a agregação plaquetária e a permeabilidade e fragilidade capilar, levando a uma menor incidência de doenças cardiovasculares.

Um estudo realizado pelo Sistema de Saúde da Universidade da Pensilvânia, Filadélfia, EUA, sugere que as sementes de linhaça são uma boa maneira de diminuir o risco de doenças cardiovasculares. Isto é devido à presença de ácido alfa-linolênico (ALA), fibra e lignanas neles.

Ajudar a gerenciar o diabetes

A linhaça é uma fonte rica de fibra dietética solúvel e insolúvel. Esta propriedade da linhaça ajuda a manter os níveis normais de açúcar no sangue em pessoas que sofrem de diabetes.

Reduz o Colesterol

Um estudo do Departamento de Ciências Nutricionais da Universidade Estadual de Oklahoma, nos Estados Unidos, descobriu que a linhaça é capaz de reduzir os níveis de colesterol LDL em mulheres na pós-menopausa devido à presença de ácidos graxos ômega-3 e lignanas na mesma.

A fibra solúvel presente na semente de linhaça também ajuda a manter as funções gastrointestinais adequadas, e a fibra insolúvel desempenha um papel vital em manter o coração saudável, diminuindo os níveis séricos de colesterol LDL (ruim).

Porção : 100g 1 colher de sopa inteira (10,3 g) 1 xícara, inteira (168 g) 1 colher de sopa, moído (7 g) 1 colher de chá, inteiro (3,4 g) 1 colher de chá, moído (2,5 g)
NutrienteValor
Água [g]6,96
Energia [kcal]534
Proteína [g]18,29
Lipídio total (gordura) [g]42,16
Carboidrato, por diferença [g]28,88
Fibra dietética total [g]27,3
Açúcares totais [g]1,55
Cálcio, Ca [mg]255
Ferro, Fe [mg]5,73
Magnésio, Mg [mg]392
Fósforo, P [mg]642
Potássio, K [mg]813
Sódio, Na [mg]30
Zinco, Zn [mg]4,34
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg]0,6
Tiamina [mg]1,64
Riboflavina [mg]0,16
Niacina [mg]3,08
Vitamina B-6 [mg]0,47
Folato, DFE [µg]87
Vitamina B-12 [µg]0
Vitamina A, RAE [µg]0
Vitamina A, UI [UI]0
Vitamina E (alfa-tocoferol) [mg]0,31
Vitamina D (D2 + D3) [µg]0
Vitamina D [IU]0
Vitamina K (filoquinona) [µg]4,3
Ácidos graxos saturados totais [g]3,66
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g]7,53
Ácidos graxos polinsaturados totais [g]28,73
Colesterol [mg]0
Cafeína [mg]0
Fontes incluem: USDA 

Cuidados com a pele

Óleo de linhaça pode curar áreas da pele inflamada em casos de acne, rosácea e eczema. A aplicação tópica deste óleo cura eficazmente as queimaduras solares.

Cuidado capilar

O óleo de linhaça pode ajudar os cabelos e unhas quebradiços e impedi-los de se separarem. Também é eficaz contra as condições irritantes do couro cabeludo causadas pelo eczema.

Rico em Vitaminas

A linhaça é rica em complexo vitamina E, além de minerais como magnésio, potássio e ferro. A vitamina E é essencial para uma pele e ossos saudáveis. O potássio mantém a saúde dos nervos e o ferro é um componente vital dos glóbulos vermelhos e de muitas enzimas que afetam nosso metabolismo geral.

Boa fonte de proteína

A semente de linhaça é uma rica fonte de proteínas dietéticas, com um alto índice de aminoácidos essenciais, e fornece a maior parte da ingestão diária de proteínas que o nosso corpo necessita.

Rico em Omega 3 e Combate a Inflamação

A linhaça é uma grande fonte de ácidos graxos ômega-3, precedidos apenas pelo óleo de peixe. O ácido graxo ômega-3 é o agente mais ativo que combate a inflamação no corpo. A inflamação é uma das principais causas de doenças cardíacas, asma, alergias, diabetes e até mesmo certos tipos de câncer. A linhaça também mostrou reduzir a taxa de inflamação nos rins em casos de nefrite.

 

Livre de glúten

As sementes de linhaça são 100% livres de glúten e, portanto, podem ser comidas por pessoas com intolerância ao glúten ou doença celíaca. Embora seja importante notar que todo produto que diz que contém linhaça não aprova automaticamente como sem glúten.

Perda de peso

Estas sementes também podem ajudar na perda de peso porque são ricas em fibras e outras gorduras saudáveis. Eles também ajudam a melhorar o metabolismo, reduzir o risco de problemas digestivos e melhorar a obesidade.

Pressão sanguínea

De acordo com o jornal Hypertension, incluindo linhaça na dieta é recomendado para pessoas que sofrem de pressão alta. O ômega 3 e fibra neste alimento de saúde pode reduzir a pressão arterial e, assim, evitar o risco de acidente vascular cerebral, hipertensão e outras doenças cardíacas.

Digestão

A presença de lignanas à base de plantas, ômega 3, óleos e fibras na semente de linhaça ajuda a melhorar a digestão do corpo, promovendo a lubrificação e prevenindo a constipação.

Aumenta a imunidade

O ácido alfa-linolênico e os lignanos encontrados na linhaça reforçam a resposta imune no organismo e previnem doenças inflamatórias, como artrite reumatoide, psoríase e um distúrbio autoimune chamado lúpus.

Reduz os sintomas da menopausa

Lignanas, na semente de linhaça, podem ser usadas como uma alternativa à terapia de reposição hormonal devido às suas propriedades estrogênicas e, assim, reduzir os sintomas da menopausa e artrite em mulheres na menopausa.

Reduz a Disfunção Ovariana

Em mulheres menstruadas, o consumo regular de linhaça é mostrado para inibir as alterações do ciclo e uma redução na disfunção ovariana.

Reduz o Olho Seco

O consumo de linhaça pode reduzir a síndrome do ” olho seco “. Além disso, os ácidos graxos ômega-3 podem reduzir o risco de degeneração macular, uma doença ocular causada por nervos danificados no olho.

Sementes de Chia e Sementes de Linho

Embora existam muitos aspectos em que as sementes de chia e as sementes de linho partilham o mesmo perfil nutricional, existem lugares em que elas são completamente opostas uma à outra. Vamos discuti-los em detalhes abaixo.

  • O teor de ácido alfa-linolênico nas sementes de linhaça é maior que o das sementes de chia.
  • Enquanto as sementes de linhaça são uma grande fonte de lignanas à base de plantas, as sementes de chia não são.. Embora as sementes de chia contenham outros antioxidantes.
  • As sementes de chia contêm mais fibras do que as sementes de linho.
  • Sementes de chia são uma rica fonte de cálcio, enquanto a semente de linhaça não é.

Tendo notado as diferenças, deve-se notar também que ambas servem os seus próprios benefícios do seu perfil nutricional único, por isso dizer que uma é melhor que a outra não seria a correta.

Efeitos colaterais

Consumir semente de linhaça moída para desfrutar de todos os benefícios, pois sementes inteiras não liberam seus nutrientes no corpo de forma eficaz. Linhaça inteira pode causar o seguinte devido ao seu alto teor de fibra:

  • Inchaço
  • Desconforto no estômago
  • Gás
  • Fezes soltas

Também pode diminuir o apetite em alguns casos e pode resultar em alterações hormonais anormais quando consumidos em grandes quantidades.

Por enquanto, você deve apenas adicionar alguns sementes de linhaça  enquanto faz um bolo e saborear o saboroso deleite!

 

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