17 Benefícios Nutricionais do Abacaxi

O abacaxi é uma deliciosa fruta tropical, comemorada há séculos, não só pelo seu sabor único, mas também pelos seus benefícios milagrosos para a saúde. Coma uma xícara de pedaços de abacaxi diariamente para colher alguns de seus incríveis benefícios, como aumentar a imunidade, melhorar a saúde dos ossos e dos olhos, ajudar na digestão e até mesmo acelerar a perda de peso. Também é anti-inflamatório na natureza e ajuda na cura de tosses e resfriados e acelerando a perda de peso.

Abacaxi (também conhecido como ananas) é coberto com espinhos espinhosos e coberto com folhas duras, cerosas – que podem totalizar até trinta por fruto. A fruta é de até um pé de comprimento e tem uma combinação do sabor doce e azedo. O abacaxi pertence à família Bromeliaceae e é composto de frutas compostas de bagas coalescidas que crescem na copa de uma árvore frutífera.

O nome abacaxi evoluiu no século XVII devido à sua estrutura e aparência serem semelhantes aos pinhas. De acordo com um estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola da Malásia (MARDI), o abacaxi é a fruta tropical mais importante depois da banana e da laranja.

 

Porção : 100g 1 xícara, pedaços (165 g) 1 fruta (905 g) 1 fatia (4-2 / ​​3 “dia x 3/4” de espessura) (166 g) 1 fatia (3-1 / 2 “dia x 3/4” de espessura) (84 g) 1 fatia, fina (3-1 / 2 “dia x 1/2” de espessura) (56 g)
NutrienteValor
Água [g]86
Energia [kcal]50
Proteína [g]0,54
Lipídio total (gordura) [g]0,12
Carboidrato, por diferença [g]13,12
Fibra dietética total [g]1,4
Açúcares totais [g]9,85
Cálcio, Ca [mg]13
Ferro, Fe [mg]0,29
Magnésio, Mg [mg]12
Fósforo, P [mg]8
Potássio, K [mg]109
Sódio, Na [mg]1
Zinco, Zn [mg]0,12
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg]47,8
Tiamina [mg]0,08
Riboflavina [mg]0,03
Niacina [mg]0,5
Vitamina B-6 [mg]0,11
Folato, DFE [µg]18
Vitamina B-12 [µg]0
Vitamina A, RAE [µg]3
Vitamina A, UI [UI]58
Vitamina E (alfa-tocoferol) [mg]0,02
Vitamina D (D2 + D3) [µg]0
Vitamina D [IU]0
Vitamina K (filoquinona) [µg]0,7
Ácidos graxos saturados totais [g]0,01
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g]0,01
Ácidos graxos polinsaturados totais [g]0,04
Ácidos graxos, trans total [g]0
Colesterol [mg]0
Cafeína [mg]0
Fontes incluem: USDA

Nutrição Do Abacaxi

Abacaxi é chockfull de vários benefícios de saúde devido ao seu teor de nutrientes. Contém bromelaína, proteínas, carboidratos, açúcar e fibra alimentar solúvel e insolúvel, conforme o Laboratório de Periódicos On-line do NISCAIR. As vitaminas nestas frutas incluem vitamina A, vitamina C, beta-caroteno, tiamina, vitamina B5 ( ácido pantotênico ), e folato, conforme o USDA National Nutrient Database .

Minerais como potássio, cobre, manganês, cálcio, sódio e magnésio também são encontrados em abacaxis. Essas frutas tropicais são pobres em calorias e com alto teor de água, o que significa que podem fazer quando consumidas com moderação.

Usos De Abacaxi

A fruta pode ser adicionada à sua dieta diária em muitas formas, mais comumente cortando-as em pedaços para fazer um lanche!. Abacaxi esmagado também pode ser adicionado a cupcakes, biscoitos, barras, sorvetes, iogurte e várias outras sobremesas. Suco de abacaxi fresco ou smoothie é outra maneira popular e deliciosa para começar o dia.

O bolo de abacaxi de cabeça para baixo é o favorito de todos os tempos de entusiastas de alimentos em todo o mundo. O suco rico em antioxidantes também é apreciado em todo o mundo na bebida tropical pina colada .

Folhas de abacaxi são usadas como papel de parede e no isolamento do teto. Os óleos de fragrância de abacaxi também são populares devido ao seu toque tropical.

Benefícios para a saúde do abacaxi

O abacaxi é conhecido por oferecer vários benefícios. Vamos discutir cada benefício em detalhes abaixo.

Rico em antioxidantes

Conforme pesquisa publicada na revista Molecules, o abacaxi é uma rica fonte de flavonoides, que desempenha um papel importante no combate ao estresse oxidativo no corpo. Em outro estudo publicado na Food Research International, afirmou que a atividade antioxidante do abacaxi é estabelecida pelo seu conteúdo fenólico e ‘abacaxi sendo rico em fenólicos pode fornecer uma boa fonte de antioxidantes’.

Aumenta a imunidade e trata a sinusite

Abacaxi é rico em vitamina C (também conhecido como ácido ascórbico) e é conhecido por ajudar na redução de doenças e impulsionar o sistema imunológico, estimulando a atividade das células brancas do sangue no corpo.

Esta fruta é rica em bromelaína e vitamina C, portanto, ajuda na prevenção e tratamento de doenças respiratórias e na redução do catarro e do muco nas vias respiratórias e nas cavidades sinusais, conforme pesquisa conduzida por JM Braun, da Universidade de Colônia.

A fim de verificar o impacto do abacaxi sobre os níveis de imunidade, quase 100 crianças foram alimentadas sem frutas, algumas frutas e muitas frutas diariamente em um estudo de nove semanas. As crianças que ingeriram essa fruta apresentaram menor risco de infecções virais e tinham quase quatro vezes mais glóbulos brancos do que os outros dois grupos. Isso mostra uma associação positiva entre o consumo de abacaxi e o aumento dos níveis de imunidade.

 

Ajuda na digestão

De acordo com uma revisão de literatura realizada pelo médico naturopata Roxas Mario, comer abacaxi fresco em todas as formas regularmente pode protegê-lo de muitas condições de saúde, incluindo constipação, diarreia e síndrome do intestino irritável (SII). Este benefício do abacaxi está ligado à presença de bromelina, o que também ajuda a aumentar as fezes. A enzima bromelaína também é conhecida por quebrar proteínas e, de acordo com uma pesquisa.

Previne Câncer

Abacaxi tem sido diretamente relacionado à prevenção de câncer de boca, garganta e mama, pois é e vitaminas, incluindo vitamina A, beta-caroteno, bromelina, flavonoides e manganês.

De acordo com um relatório publicado pela Universidade de Mangalayatan, a bromelaína possui propriedades anti-câncer e promove a morte celular apoptótica.

Mais pesquisas realizadas pela Universidade de Nápoles, sugere que a bromelina pode ser útil para aqueles que sofrem de câncer colorretal. Também afirma que a bromelaína tem um efeito quimiopreventivo em pacientes com câncer de cólon. Ela exerce efeitos antiproliferativos e pró-apoptóticos em células de carcinoma colorretal, com ações quimiopreventivas na carcinogênese do cólon.

Reduz Inflamação

Alto teor de vitamina C no abacaxi auxilia na cicatrização de feridas e lesões mais rapidamente. É visto como uma vitamina curativa, porque o colágeno é a base de proteína essencial das paredes dos vasos sanguíneos, pele, órgãos e ossos. Além disso, a bromelina é usada na Europa para curar feridas cirúrgicas, inflamações devido a traumas e para tratar queimaduras profundas, de acordo com um estudo publicado no Journal Pakistan Medical Association.

De acordo com outra pesquisa publicada em 2016, o abacaxi também tem efeitos anti-inflamatórios, antitrombóticos e fibrinolíticos, tornando-o super eficiente em caso de lesões internas ou externas.

Reduz a dor da artrite

Abacaxi tem a capacidade de reduzir a inflamação das articulações e músculos, particularmente aqueles associados à artrite. Ele contém uma enzima proteolítica rara chamada bromelaína, que ajuda principalmente na quebra de proteínas complexas e tem efeitos anti-inflamatórios também. De acordo com uma revisão da pesquisa conduzida por Sarah Brien na Universidade de South Hampton, South Hampton, Reino Unido, a bromelina também pode ajudar a prevenir o risco de osteoartrite. Embora os suplementos de bromelina ou enzimas de abacaxi estejam disponíveis no balcão, é melhor levá-los sob supervisão médica.

Outro estudo feito na Universidade da Tasmânia, na Austrália, afirma que há um efeito benéfico da bromelaína nas lesões relacionadas ao exercício ou nos danos musculares.

Como escolher

A maturação e a frescura do abacaxi podem ser determinadas pelo cheiro de sua base (não importa quão verde seja a coroa). Escolha abacaxis que tenham uma base que cheire a doce, assim como seu suco. Um abacaxi sem fragrância é colhido muito cedo ou não é tão doce como deveria ser.

Nota: Se você planeja consumir esta fruta, corte a coroa e mantenha a fruta na geladeira, colocando-a de cabeça para baixo. Geralmente, a doçura assenta no fundo da fruta, e isso ajudará a distribuí-la por todo o abacaxi. É melhor ter as fatias quando está fresco para obter o máximo de nutrição.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do abacaxi são principalmente devido às altas proporções de bromelaína e vitamina C presentes nele. Abacaxi só deve ser consumido quando totalmente amadurecido. Segundo a pesquisa , os efeitos colaterais comuns de comê-lo incluem:

  • Vômito
  • Inchaço da boca e bochechas
  • Erupções cutâneas
  • Diarreia
  • Dores de cabeça
  • Náusea
  • Choque anafilático

Riscos

  • Sensibilidade : Por causa da bromelina, os seus lábios, gengivas e língua podem sentir alguma sensibilidade ou sensibilidade se você comer demais.
  • Abacaxi em Conserva : Preservativos como o açúcar em abacaxis enlatados são prejudiciais a todos, especialmente aqueles com diabetes e aqueles que querem alcançar metas de perda de peso.
  • Gravidez : A bromelaína é conhecida por estimular a menstruação, por isso as mulheres grávidas devem evitar a ingestão excessiva desta fruta, a fim de evitar um aumento da probabilidade de um aborto espontâneo.
  • Interação com medicamentos : Indivíduos com medicações como anticoagulantes, anticoagulantes, insônia, antidepressivos e benzodiazepínicos podem ser aconselhados a limitar ou evitar produtos de abacaxi, pois podem interferir com esses medicamentos.
  • Distúrbios do coração : Pessoas sob medicação de beta-bloqueadores devem consumir abacaxi com moderação, pois isso pode aumentar os níveis de potássio no sangue e fazer com que eles aumentem.
  • Doenças renais : O abacaxi contém potássio, que é saudável, no entanto, pode levar a efeitos negativos se a ingestão do fruto não for limitada em certas doenças renais. Sempre consulte um médico se você está sendo tratado por uma dessas doenças.
  • Doenças do refluxo gastroesofágico (DRGE) : As pessoas que sofrem de DRGE podem testemunhar um aumento de sintomas graves, como azia e regurgitação, se for ingerido em excesso.
  • Pesticidas : Geralmente usados ​​para matar fungos e organismos prejudiciais, os pesticidas também podem afetar sua saúde se você comprar abacaxis de uma fonte não confiável.

Mantendo as preocupações com a saúde em mente, pegue uma dessas frutas tropicais espetadas e escorra. Seu corpo vai agradecer!

Fatos rápidos

  • A fruta é nativa do Paraguai e do Brasil e algumas partes do Caribe.
  • Enquanto a evolução exata desta fruta como uma fruta popular global ainda é desconhecida, acredita-se que o abacaxi foi trazido pela primeira vez para a Europa após o retorno de Cristóvão Colombo em 1493.
  • O Havaí tinha a maior produção de abacaxis, mas agora eles são cultivados em grandes quantidades no Brasil, nas Filipinas e na Costa Rica.

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