15 Benefícios Incríveis do Aipo

Os benefícios do aipo incluem a redução os níveis de colesterol e a dor da artrite, ajuda na perda de peso, desintoxica o corpo, reduz a pressão sanguínea elevada e promove a saúde geral de várias formas. É rico em vitamina C e, portanto, é extremamente benéfico para a saúde.

O que é aipo?

O aipo é uma planta da família Apiaceae e é consumido como Mediterrâneo e Norte da África, já que o que se acredita ser uma variedade rudimentar de espécies de aipo foi encontrado na tumba do rei Tut, e uma planta parecida é citada várias vezes nos mitos e na história do Mediterrâneo. A planta é agora cultivada em todo o mundo e faz parte de todas as cozinhas da América e da Irlanda ao Japão e à Austrália.

Para uso culinário, é mais comumente encontrado em sopas e saladas, ou como guarnição de certos pratos. Além disso, é comumente consumido como um lanche, já que é bastante recheado, mas não engorda.

Porção : 100g 1 xícara picada (101 g) 1 porção NLEA (110 g) 1 colher de sopa (7,5 g) 1 pedúnculo, grande (11 “-12” de comprimento) (64 g) 1 pedúnculo, médio (7-1 / 2 “- 8” longo) (40 g) 1 talo pequeno (5 “de comprimento) (17 g) 1 tira (4 “de comprimento) (4 g)
NutrienteValor
Água [g]95,43
Energia [kcal]14
Proteína [g]0,69
Lipídio total (gordura) [g]0,17
Carboidrato, por diferença [g]2,97
Fibra dietética total [g]1,6
Açúcares totais [g]1,34
Cálcio, Ca [mg]40
Ferro, Fe [mg]0,2
Magnésio, Mg [mg]11
Fósforo, P [mg]24
Potássio, K [mg]260
Sódio, Na [mg]80
Zinco, Zn [mg]0,13
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg]3,1
Tiamina [mg]0,02
Riboflavina [mg]0,06
Niacina [mg]0,32
Vitamina B-6 [mg]0,07
Folato, DFE [µg]36
Vitamina B-12 [µg]0
Vitamina A, RAE [µg]22
Vitamina A, UI [UI]449
Vitamina E (alfa-tocoferol) [mg]0,27
Vitamina D (D2 + D3) [µg]0
Vitamina D [IU]0
Vitamina K (filoquinona) [µg]29,3
Ácidos graxos saturados totais [g]0,04
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g]0,03
Ácidos graxos polinsaturados totais [g]0,08
Ácidos graxos, trans total [g]0
Colesterol [mg]0
Cafeína [mg]0
Fontes incluem: USDA

Fatos de nutrição de aipo

De acordo com o USDA National Nutrient Database, o aipo contém cálcio, sódio, cobre, magnésio, ferro, zinco e potássio. Ele contém ácidos graxos e vitamina A, K, C, E, D, e as vitaminas B (tiamina, riboflavina, ácido fólico, vitamina B6 e vitamina B12 ). Também contém fibra.

Benefícios do aipo

Os benefícios do aipo incluem o seguinte:

Reduz o nível de colesterol

Um estudo publicado no Journal Agricultural que comer aipo todos os dias pode reduzir o colesterol obstrutivo das artérias (chamado LDL ou mau colesterol). Os ftalídeos desta coração. A fibra que é encontrada nela também funciona para remover o colesterol da corrente sanguínea e eliminá-lo do corpo com movimentos intestinais regulares, aumentando ainda mais a saúde cardiovascular.

Reduz a pressão arterial

O aipo contém ftalidas, que são compostos químicos orgânicos que podem reduzir o nível de hormônios do estresse no sangue. Além disso, um estudo de 2009 revelou que o aipo tem efeitos hipolipemiantes em seu corpo que permitem que os vasos sanguíneos se expandam, dando ao seu sangue mais espaço para se movimentar, reduzindo assim a pressão. Ele também contém potássio, que é um vasodilatador e ajuda na redução da pressão arterial. Quando a pressão arterial é reduzida, ela coloca menos estresse em todo o sistema cardiovascular e reduz as chances de desenvolver aterosclerose ou de sofrer um ataque cardíaco ou derrame.

Previne Infecções do Trato Urinário

As aipo ajudam na eliminação do ácido úrico, porque é comumente usado por suas propriedades diuréticas, o que significa que estimula a micção. Portanto, é bom para pessoas com distúrbios da bexiga, problemas renais, cistite e outras condições semelhantes. As sementes também ajudam na prevenção de infecções do trato urinário em mulheres.

Um estudo intitulado “Ingestão de

Reduz a dor da artrite

O aipo é ótimo para pessoas que sofrem de artrite, reumatismo e gota. Tem propriedades anti- inflamatórias que ajudam a reduzir o inchaço e a dor ao redor das articulações. Os extratos de aipo, que contêm 85% de 3-n-butilftalida, são eficazes para aliviar a artrite e as dores musculares.

Suas varas também atuam como um diurético, o que ajuda a remover cristais de ácido úrico que se acumulam ao redor das articulações do corpo, o que pode aumentar a dor e o desconforto. Também pode aumentar o recrudescimento do tecido nas articulações inflamadas.

Propriedades Anticâncer

O aipo contém ftaletos, flavonóides como a luteolina e poliacetilenos. Um estudo realizado no Programa de Biologia Molecular e Câncer de Pulmão, Lovelace Respiratory Research Institute, EUA, sugere que a luteolina tem propriedades de combate ao câncer. O aipo também contém cumarinas que aumentam a atividade de certos glóbulos brancos, o que também pode prevenir o câncer.

Em outro estudo liderado por Gao. Verificou-se que o extrato de sementes de aipo exerce antiproliferação e efeito contra o câncer gástrico e seu uso pode induzir apoptose ou morte celular programada.

Esses componentes antioxidantes procuram os radicais livres e os neutralizam antes que possam causar doenças como o câncer.

Impulsiona o sistema imunológico

Rico em vitamina C e antioxidantes, o aipo aumenta consideravelmente o sistema imunológico e o torna mais ativo e eficiente. Comer este vegetal rico em vitamina C regularmente pode reduzir o risco de pegar um resfriado comum, bem como protegê-lo contra uma variedade de outras doenças.

Reduz os sintomas da asma

A vitamina C presente no aipo impede danos dos radicais livres e também tem propriedades anti-inflamatórias propriedades que diminuir a gravidade de condições inflamatórias como a asma.

Melhora a saúde do coração

A notável presença de vitamina C, fibra e outros produtos químicos orgânicos nas raízes do aipo promove a saúde cardiovascular.

Regula o equilíbrio de fluidos

O aipo é rico em sódio e potássio, e ambos os minerais ajudam a regular o equilíbrio de fluidos no corpo.

Alivia Enxaquecas

A presença de cumarinas no aipo pode proporcionar alívio das enxaquecas. O mecanismo exato não é completamente compreendido, mas a pesquisa aponta para uma supressão da liberação de óxido nítrico no cérebro, o que pode causar dores de cabeça e enxaquecas.

Desintoxica o corpo

Ele atua como um antioxidante e, na verdade, todas as partes do aipo, incluindo as sementes, raízes e folhas podem ser usadas. Comer este vegetal regularmente ajuda a evitar doenças do rim, pâncreas, fígado e vesícula biliar.

Controla Diabetes

Folhas de aipo também são consumidas para o tratamento de várias condições diabéticas. Isto é devido ao seu alto teor de fibras, que foi mostrado para ajudar a gerenciar os sintomas do diabetes.

Previne Cataratas

Pingar gotas de chá de aipo nas pálpebras é bom para certas condições oftalmológicas e pode melhorar a sua saúde ocular, reduzir suas chances de desenvolver catarata e protegê-lo contra a degeneração macular.

Tônico Nervoso

Aipo contém alto teor de cálcio e, devido a isso, é comumente usado para acalmar os nervos.

Perda de peso

O consumo regular de suco de aipo antes das refeições pode ajudar a reduzir seu peso. É muito baixo em calorias e também está preenchendo devido ao seu alto teor de fibras. Portanto, ele pode ajudar a reduzir a tendência a comer demais e ajudá-lo a manter o peso baixo sem sentir fome o tempo todo!

Outros benefícios

O aipo ajuda a prevenir muitas doenças e condições que incluem neurites, constipação, asma, pressão alta, catarro, piorreia e hidropisia, exaustão mental, acidose, anemia e obesidade. Também ajuda a melhorar a saúde geral e a força dos dentes.

Como selecionar e armazenar?

Está facilmente disponível nos mercados de todo o mundo. Escolha o que é de cor verde, não tem descoloração, tem folhas frescas e crocantes. Guarde na geladeira e use no prazo de 5 a 7 dias. Certifique-se de não congelá-lo.

Ideias Rápidas de Servir

  • Salada: Adicione folhas de aipo picadas a legumes ou carne de sua escolha. Adicione sal e pimenta esmagada à salada. Para o molho, regue o suco de limão e o azeite.
  • Salada de frutas: Misture as maçãs e nozes fatiadas, como amendoim, passas, etc, com folhas de aipo picado em uma tigela. Misture o suco de laranja com maionese e regue-o sobre a mistura.
  • Sopas : Adicione talos e folhas de aipo a sopas, molhos, etc. conforme sua escolha.

As sementes deste vegetal contêm óleos voláteis, flavonóides, cumarinas e ácido linoléico e, portanto, não são boas para mulheres grávidas porque podem causar contrações no útero. Fora isso, coma tantos talos crocantes, verdes e saudáveis ​​quanto você puder!

 

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