15 Benefícios do Óleo Essencial de Lavanda

0
558

Os benefícios do óleo essencial de lavanda incluem sua capacidade de reduzir o estresse e a ansiedade, eliminar a tensão nervosa, aliviar a dor, desinfetar o couro cabeludo e a pele, prevenir a acne, melhorar a circulação sanguínea e ajudar nos problemas respiratórios.  O óleo de lavanda é usado extensivamente em aromaterapia e funciona como um auxílio natural para o sono. e desodorante.

O que é óleo essencial de lavanda?

O óleo essencial de lavanda é extraído das flores da planta de lavanda ( L avandula angustifolia ), principalmente através da destilação a vapor. Flores de lavanda são conhecidas por sua fragrância calmante e têm sido usadas para fazer potpourri por séculos. O nome latino da lavanda é Lavare, que significa “lavar”. Isso ocorre porque as flores de lavanda e o óleo essencial de lavanda têm sido usados ​​desde os tempos antigos pelos romanos, persas, gregos e egípcios como um aditivo e perfume para banho.

O óleo essencial de lavanda é puro óleo e difere de certos óleos de lavanda comerciais que podem ser diluídos e muitas vezes vendidos como perfumes. Perfumes de lavanda e sprays para o corpo são populares devido ao seu aroma fresco e floral. Por outro lado, o óleo essencial de lavanda pura é freqüentemente usado em várias formas, incluindo óleo de aromaterapia, em géis, infusões, loções, sabonetes, produtos para bebês e velas. chá, limonadas, xaropes, bebidas aromáticas e pratos assados.

 

Benefícios e usos do óleo de lavanda

Os poderosos benefícios para a saúde do óleo essencial de lavanda incluem o seguinte:

Promove a cicatrização de feridas

O óleo essencial de lavanda é um e queimaduras. De acordo com um estudo de 2016 publicado no periódico BMC Complementary and Alternative Medicine, o óleo essencial estimula a síntese de colágeno e cura os tecidos da pele. Basta esfregar algumas gotas de óleo essencial de lavanda na área ferida ou. Ele também pode ser usado para aliviar irritações da pele, borbulhas e queimaduras solares.

Efeito Neuroprotetor

Um estudo publicado no Brain Research (fevereiro de 2014) mostrou que o óleo de lavanda tem o potencial de reduzir o edema cerebral e melhorar a capacidade funcional em pessoas afetadas por isquemia cerebral. Embora a lavanda tenha sido tradicionalmente usada em muitas aplicações cosméticas e terapêuticas devido às propriedades medicinais, este estudo confirma que o óleo de lavanda tem propriedades neuroprotetoras potentes. Além disso, o óleo ajuda a aumentar a capacidade antioxidante do organismo e inibe o estresse oxidativo.

Alivia o Stress e a Ansiedade

Aplicar algumas gotas de óleo de lavanda nas têmporas pode proporcionar algum alívio para enxaquecas, dores de cabeça, depressão, tensão nervosa e estresse emocional. Você também pode adicionar algumas gotas de. Isso ocorre porque terpenóides como linalol e linalil acetato, presentes no óleo essencial de lavanda, têm poderosas habilidades ansiolíticas.

Uma pesquisa de 2018 da Universidade de Ciências da Saúde da Califórnia, na Califórnia, mostra que o óleo pode ser um excelente tônico para problemas de ansiedade. Vários estudos sugerem que a administração oral de preparações de lavanda reduz a ansiedade. A Dra. Nicolette Perry, do Centro de Pesquisa de Plantas Medicinais das Universidades de Newcastle e Northumbria, no Reino Unido, em seu trabalho de pesquisa, verificou que a aromaterapia ajuda a controlar a dor crônica, a ansiedade e a insônia.

Ajuda com distúrbios respiratórios

O óleo de lavanda é amplamente utilizado em vários problemas respiratórios, incluindo infecção na garganta, gripe, tosse, resfriado, asma, congestão nasal, bronquite, coqueluche, laringite e amigdalite.

Ele pode ser colocado em um difusor de óleo essencial de aromaterapia ou, alternativamente, pode ser aplicado topicamente na pele do pescoço, peito e costas.

Também é adicionado a muitos vaporizadores e inaladores que são comumente usados ​​para frio e tosse.

A natureza estimulante do de lavanda, acelerando assim o processo de recuperação e ajudando o corpo a eliminar naturalmente a fleuma e outros materiais indesejáveis.

O vapor de óleo essencial de lavanda também tem qualidades antibacterianas que podem combater as infecções do trato respiratório.

Promove o Sono

Óleo essencial de lavanda induz o sono e é frequentemente usado como um tratamento alternativo para a insônia. Coloque algumas gotas do. Isso garantirá uma boa noite de sono. Uma equipe de pesquisadores estudou os efeitos da aromaterapia de lavanda em 67 mulheres de 45 a 55 anos. Os voluntários mostraram uma melhora significativa na qualidade do sono e um efeito positivo persistente da variabilidade da frequência cardíaca com um aumento na modulação parassimpática.

Propriedades antibacterianas

O uso regular de óleo essencial de lavanda fornece resistência a uma variedade de doenças. A lavanda tem qualidades antibacterianas e antivirais que a tornam perfeita para defender o corpo contra doenças raras como tuberculose, febre tifóide e difteria, de acordo com pesquisas anteriores do século XX.

Combate Acne

Segundo os dermatologistas, o óleo essencial de lavanda é um dos óleos mais benéficos contra a acne, que é uma condição incômoda e constrangedora que afeta principalmente os jovens à medida que se deslocam pela puberdade, mas também pode afligir os adultos. Suas propriedades antibacterianas e terapêuticas foram verificadas pelo Dr. Gerhard Buchbayer, do Departamento de Farmácia Clínica e Diagnóstico da Universidade de Viena.

Óleo essencial de lavanda pura inibe as bactérias que causam a infecção inicial acne, ajuda a regular a excreção excessiva de sebo por manipulação hormonal e. Adicionando uma pequena quantidade de óleo essencial de lavanda para outros cremes para a pele ou pomadas pode aumentar significativamente o potencial de alívio e cura.

Cuidado capilar

O óleo essencial de lavanda é útil para os cuidados com os cabelos, porque tem se mostrado muito eficaz em piolhos, ovos de piolhos e lêndeas. Além disso, óleo essencial de lavanda de grau terapêutico também foi mostrado para ser muito útil em contra a perda de cabelo, particularmente para pacientes que sofrem de alopecia, uma doença auto-imune, onde o corpo rejeita seus próprios folículos pilosos. Um estudo escocês relatou que mais de 40% dos pacientes com alopecia do estudo relataram um aumento no crescimento do cabelo quando esfregavam regularmente óleo essencial de lavanda no couro cabeludo. Portanto, o óleo de lavanda é por vezes recomendado como medida preventiva para a calvície masculina.

Alivia a dor

O óleo essencial de lavanda é conhecido como um excelente remédio para vários tipos de dores, incluindo aquelas causadas por músculos doloridos e tensos, dores musculares, reumatismo, entorses, dores nas costas e lombalgia. Uma massagem regular com óleo de lavanda pode proporcionar alívio da dor nas articulações. Um estudo foi feito pelo Dr. Jung Kim, Departamento de Anestesiologia, Centro Médico da Universidade de Nova York, sobre o alívio da dor pós-operatória. Ele mostrou que combinar o vapor de óleo essencial de lavanda no oxigênio melhorou a taxa de satisfação com o controle da dor, em comparação àqueles pacientes que só foram revividos com oxigênio após uma cirurgia de grande porte.  

 

Repelente de insetos

O cheiro de óleo essencial de lavanda é potente para muitos tipos de insetos, como mosquitos, mosquitos e mariposas. Aplique um pouco de óleo de lavanda na pele exposta quando estiver do lado de fora para evitar essas picadas irritantes. Além disso, se você for picado por um desses insetos, o óleo essencial de lavanda tem propriedades antiinflamatórias que reduzem a irritação e a dor associadas a picadas de insetos.

Estimula o fluxo de urina

O óleo essencial de lavanda é bom para distúrbios urinários devido ao seu efeito estimulante na produção de urina. Além disso, ajuda a restaurar o equilíbrio hormonal e reduzir a cistite ou a inflamação da bexiga. Também reduz cãibras associadas a esses e outros distúrbios.

Melhora a circulação sanguínea

O óleo essencial de lavanda também é bom para melhorar a circulação do sangue no corpo. Pesquisadores do Departamento de Ciências e Medicina Cardiovascular da Universidade de Chiba, no Japão, sugerem que a aromaterapia com óleo de lavanda tem efeitos benéficos sobre a circulação coronariana. Também diminui a pressão arterial e é frequentemente usado para ajudar com a hipertensão. Isso significa que não apenas os órgãos aumentam seus níveis de oxigenação, promovendo força muscular e saúde, mas a atividade cerebral pode ter um aumento notável, a pele permanece brilhante e corada com sangue, e o corpo é protegido dos riscos de ataque cardíaco e aterosclerose. muitas vezes associada à má circulação sanguínea.

Ajuda na digestão

O óleo de lavanda é útil para a digestão porque aumenta a mobilidade dos alimentos no intestino. O óleo também estimula a produção de suco gástrico e bile, proporcionando assim algum alívio da indigestão, dor de estômago, cólicas, flatulência, vômitos e diarréia.

Ajuda contra o eczema

Óleo de lavanda Premium é usado contra várias doenças da pele, como acne, rugas, psoríase e outras condições inflamatórias. É comumente usado para acelerar o processo de cicatrização de feridas, cortes, queimaduras e queimaduras solares, pois melhora a formação de tecidos cicatriciais. Também é adicionado ao óleo de camomila para combater o eczema.

Potencial anticancerígeno

De acordo com o Memorial Sloan Kettering Cancer Center, são necessários estudos humanos para descobrir a profundidade das propriedades do óleo de lavanda que podem ajudar contra o câncer. No entanto, o óleo tem propriedades que ajudam a aliviar a insônia, o estresse mental e a ansiedade, o que pode ajudar muito a saúde geral.

Outros benefícios

Outros benefícios para a saúde do óleo essencial de lavanda incluem sua capacidade de ajudar contra a leucorréia. O óleo também pode ser usado para repelir mosquitos e mariposas, assim você pode encontrar muitos repelentes de mosquitos contendo óleo de lavanda como um dos principais ingredientes.

Óleo essencial de lavanda – efeitos colaterais e cuidado

De acordo com o Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa, a ingestão oral não é segura e, ao usar este óleo, algumas pessoas podem experimentar :

  • Irritação na pele
  • Náusea
  • Vômito
  • Dores de cabeça
  • Dor nas articulações
  • Problemas de estômago

Riscos

Existem alguns riscos para este óleo potente. Eles são:

  • Mulheres grávidas e lactantes : Tal como acontece com muitos outros óleos essenciais, as mulheres grávidas e lactantes devem consultar o seu médico antes de usar óleo essencial de lavanda.
  • Crianças : Deve-se ter cautela ao usar o óleo, especialmente em crianças.
  • Alergia : Também pode causar reações alérgicas, como irritação da pele, a pessoas que têm uma pele excepcionalmente sensível.
  • Mistura: Óleo de lavanda de artesanato combina bem com muitos outros óleos essenciais, incluindo cedro, pinho, sálvia, gerânio e noz-moscada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here