15 Benefícios da Goiaba

Os benefícios da goiaba para a saúde são muitos e incluem sua capacidade de ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, regular a pressão arterial e aliviar a diarreia. Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e o sistema digestivo. Também ajuda na perda de peso, melhora a pele, proporciona alívio da tosse e do frio, disenteria e escorbuto.
Devido às concentrações únicas e elevadas de minerais e vitaminas, a goiaba também pode ajudar a aumentar a energia.

O que é goiaba?

A goiaba é uma fruta doce e deliciosa cultivada em climas tropicais. Esta fruta sazonal, cientificamente conhecida como Psidium guajava , é redonda ou em forma de pêra. É verde claro, amarelo ou marrom quando amadurece. Tem carne branca ou marrom, dependendo do seu tipo, e tem pequenas sementes duras envolvidas em sua polpa doce e macia.

Os tipos mais comuns de goiaba incluem goiaba de maçã, goiaba de cereja com frutos amarelos, goiaba de morango e goiaba de maçã vermelha. A goiaba é principalmente comida crua (quando madura ou semi-madura) ou consumida na forma de suco, doce e geléias .

Acredita-se que a goiaba tenha se originado no México ou na América Central. Hoje é muito popular nos países asiáticos e também está cada vez mais disponível nos países americanos, especialmente depois que seus benefícios para a saúde foram revelados. Alguns dizem que tem um gosto floral, um cruzamento entre uma pêra e um morango.

O que o torna especial é que aumentar o prazo de validade desta fruta não requer o uso excessivo de produtos químicos ou pesticidas, como no caso das uvas, da maçã e de outras frutas “exóticas”. É uma das frutas menos tratadas quimicamente e pulverizadas.  As folhas de goiaba benefícios, como mencionado acima, são usadas para fazer chá de folha de goiaba e suco de folha de goiaba.

Fatos Nutricionais

Goiabada comum, crua
Porção :
NutrienteValor
Água [g]80,8
Energia [kcal]68
Proteína [g]2,55
Lipídio total (gordura) [g]0,95
Carboidrato, por diferença [g]14,32
Fibra dietética total [g]5,4
Açúcares totais [g]8,92
Cálcio, Ca [mg]18
Ferro, Fe [mg]0,26
Magnésio, Mg [mg]22
Fósforo, P [mg]40
Potássio, K [mg]417
Sódio, Na [mg]2
Zinco, Zn [mg]0,23
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg]228,3
Tiamina [mg]0,07
Riboflavina [mg]0,04
Niacina [mg]1,08
Vitamina B-6 [mg]0,11
Folato, DFE [µg]49
Vitamina B-12 [µg]0
Vitamina A, RAE [µg]31
Vitamina A, UI [UI]624
Vitamina E (alfa-tocoferol) [mg]0,73
Vitamina D (D2 + D3) [µg]0
Vitamina D [IU]0
Vitamina K (filoquinona) [µg]2,6
Ácidos graxos saturados totais [g]0,27
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g]0,09
Ácidos graxos polinsaturados totais [g]0,4
Ácidos graxos, trans total [g]0
Colesterol [mg]0
Cafeína [mg]0
Fontes incluem: USDA

Fatos da Nutrição Goiaba

Esta fruta popular é uma fonte de nutrientes. De acordo com o USDA National Nutrient Database, a goiaba é uma boa fonte de energia, fibra alimentar, vitaminas e minerais. A goiaba contém vitamina C, A, E, vitaminas B, bem como potássio, fósforo, magnésio, cálcio, sódio e zinco.

Benefícios da goiaba

O ditado tradicional diz: “uma maçã por dia mantém o médico longe” na Europa e na América.
Dados os abundantes benefícios da goiaba, a frase provavelmente pode ser mudada para “algumas goiabas na estação mantêm o médico afastado por todo o ano”, em suas regiões tropicais e subtropicais nativas do mundo.
Vamos olhar para os benefícios de saúde mais importantes desta fruta tropical.

Propriedades antioxidantes

O teor naturalmente elevado de vitamina C nas goiabas, quatro vezes maior do que o encontrado nas laranjas, ajuda a impulsionar o sistema imunológico. Segundo um estudo publicado em 2006, os antioxidantes presentes no fruto ajudam a defender o organismo contra a proliferação de radicais livres no organismo, que são uma das principais causas de doenças graves como câncer e doenças cardíacas.

Controla Diabetes

A ingestão de goiaba também pode ajudar pacientes que sofrem de diabetes. Ele contém um alto nível de fibra dietética, que tem um efeito benéfico na redução dos níveis de glicose no sangue no corpo. Estudos recentes em modelos animais mostraram que consumi-lo pode ajudar a prevenir o risco de diabetes tipo 2; no entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar todo o escopo de seus benefícios.

Regula a pressão arterial

Uma pesquisa publicada no American Journal of Cardiology descobriu que a goiaba ajudou a reduzir os níveis de colesterol LDL e pressão arterial nos participantes do estudo. A fruta, sendo muito rica em fibras e hipoglicemiantes na natureza, também foi benéfica para ajudar a reduzir a pressão arterial.

Melhora a saúde da tireoide

Goiaba é uma boa fonte de cobre, um mineral importante para regular o metabolismo, ajudando a controlar a produção e a absorção de hormônios. Os hormônios da tireoide desempenham um papel significativo na regulação da energia e no metabolismo do corpo.

Luta escorbuto

Como mencionado, as goiabas contêm 4 vezes mais vitamina C do que as laranjas (as laranjas são frequentemente anunciadas como a melhor fonte absoluta dessa vitamina, mas as goiabas as vencem!). De acordo com um estudo de 2003 publicado no Plant Foods for Human Nutrition , a deficiência de vitamina C pode causar escorbuto; o único remédio conhecido para esta doença perigosa é uma ingestão adequada de vitamina C.

Elimina diarreia e disenteria

Goiaba tem propriedades que são pensadas para ajudar contra uma série de e disenteria. Quer você mastigue suas folhas ou coma a fruta crua, as qualidades adstringentes adicionam substância aos intestinos soltos e reduzem os sintomas da diarreia. Estes adstringentes são de natureza alcalina e têm propriedades desinfetantes e antibacterianas, ajudando assim contra a disenteria, inibindo o crescimento microbiano e removendo o muco extra dos intestinos. Além disso, outros nutrientes, como vitamina C, carotenoides e potássio, fortalecem o sistema digestivo ao mesmo tempo que o desinfetam. A fruta também é por razões semelhantes às mencionadas acima.

Alivia a constipação

A goiaba é uma das fontes mais ricas de fibra alimentar entre as frutas, e suas sementes servem como excelentes laxantes. Essas duas propriedades, ajudam a reter a água no corpo e mantêm o trato intestinal em alta saúde. Diz-se que a

Melhora a saúde do cérebro

Outro benefício tremendo da goiaba é a presença de vitaminas B, B3 e B6. e estimular a função cognitiva, enquanto a correlacionado com a função cerebral e nervosa.

Alívio da tosse e frio

Pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacology sobre as atividades antimicrobiana e antimicrobiana do extrato da folha de goiaba, afirma que é muito útil no alívio do frio e da tosse. O suco de goiabas cruas e imaturas, ou uma decocção de suas folhas, é muito útil para aliviar tosses e resfriados, reduzindo o muco, desinfetando o trato respiratório, a garganta e os pulmões, e inibindo a atividade microbiana com suas propriedades adstringentes.

A goiaba é uma das fontes mais ricas de vitamina C e ferro entre os frutos – ambos são nutrientes eficazes na prevenção ou atenuação de resfriados e infecções virais. Em algumas áreas da Índia, a fruta madura é torrada e usada como remédio contra casos extremos de tosse, frio e congestão. A fruta madura deve ser evitada por pessoas que sofrem de tosse e frio, pois pode agravar o problema. Além disso, evite beber água imediatamente depois de comer a fruta, pois pode causar dor de garganta.

Perda de peso

Goiaba é muito útil para pessoas que querem perder peso sem comprometer a ingestão de proteínas vitais, vitaminas, minerais e fibras. É rico em fibras, não tem colesterol e contém um baixo número de carboidratos digestíveis. Esta combinação faz um lanche de enchimento que satisfaz o apetite com muita facilidade.

A goiaba, especialmente a matéria-prima, tem muito menos açúcar do que maçãs, laranjas, uvas e muitas outras frutas. Adicione ao seu almoço e você não vai sentir fome até a noite. Ironicamente, também pode ajudar pessoas magras e magras a ganhar peso. Isto é provavelmente devido à sua riqueza de nutrientes, que regula o metabolismo e promove a absorção adequada de nutrientes.

Cuidados com a pele

As goiabas podem e ajudá-lo a evitar problemas de pele. Isto é principalmente devido à abundância de adstringentes disponíveis na fruta (mais adstringentes estão presentes na variedade imatura). A pele pode se beneficiar de comer as frutas ou enxaguar a pele com uma decocção de suas folhas e frutos imaturos. Ele vai tonificar e apertar a área da pele solta onde é aplicada. Os antioxidantes ricos e propriedades desintoxicantes também são pensados ​​para ajudar a manter a pele brilhante e livre de sinais de envelhecimento prematuro, rugas e outros distúrbios dérmicos.

Melhora a visão

A goiaba é uma boa fonte de vitamina A, bem conhecida como reforço para a saúde da visão. Pode ajudar a retardar o aparecimento de cataratas, degeneração macular e melhorar a saúde geral dos olhos. Ajuda a proteger as células dos seus olhos e também pode retardar a deterioração da visão.

Reduz o estresse oxidativo

O suco de goiaba é rico em vitamina C e um número de outros fitonutrientes importantes que podem ajudar a reduzir e até eliminar os radicais livres, diminuindo o estresse oxidativo no corpo. É uma bebida muito popular em regiões tropicais e subtropicais.

Cuidado dental

Além da fruta, as folhas também têm muitos benefícios. O suco de folhas de goiaba é conhecido por aliviar dores de dente, curar gengivas inchadas e úlceras orais.

Usos da goiaba

  • Folhas de goiaba são usadas na preparação de ervas medicinais para vários problemas de saúde, incluindo diarréia, diabetes, infecção e obesidade.
  • O chá da folha da goiaba tem muitos benefícios que incluem perda de peso, controle do diabetes e prevenção ou redução da diarréia. Pode ser preparado facilmente em casa.
  • As folhas têm sido um constituinte importante em medicamentos folclóricos , pois contêm ácido palmitico e ácido palmitoleico.
  • A goiaba acelera o processo de cicatrização de feridas quando aplicado topicamente. Também reduz a frequência de convulsões, epilepsia e infecções bacterianas.
  • A ingestão de sementes de goiaba ajuda a combater problemas comuns, como constipação e outros problemas gastrointestinais . Pode ajudar a aumentar o volume das suas fezes e passará pelo seu sistema sem qualquer problema.
  • A fruta pode ser reduzida pela metade, depois o centro fibroso e as sementes removidas. A fruta pode então ser usada como cobertura ou comida crua, feita em doces ou geleias, ou misturada em um smoothie de frutas / legumes. Alternativamente, pode ser espremido, fazendo uma bebida deliciosa e saudável.

Há muitas maneiras de consumir a fruta, desde crua, espremer a fruta e beber como bebida, cortá-la, colocá-la em cima de sorvete para compotas e geleias, ou incluí-la em sua próxima veggie ou fruta. batido.
Adicionar cubos de goiabada à sua salada também pode fazer um café da manhã saudável.

para ler mais sobre como comer goiabada e algumas receitas para experimentar.

Nota: Certifique-se de escolher goiabas frescas e maduras que não tenham manchas. Consumir a fruta somente depois de lavar bem.

FAQs

Você pode comer sementes de goiaba?

Sim, você pode comer sementes de goiaba sem nenhum efeito negativo. Na verdade, as pessoas intencionalmente ingerem as sementes devido ao alto teor de fibras ajudam com problemas gastrointestinais, como a constipação. Eles podem ajudar a aumentar as fezes e passar pelo seu sistema sem nenhum problema.

Como crescer goiaba?

Se você mora em uma região tropical ou subtropical, cultivar sua própria goiabeira na verdade não é tão difícil. Goiabeiras respondem muito bem a cobertura morta, então limpe um espaço de 2-3 polegadas no solo onde você pode plantar a árvore. Depois, regue a árvore uma vez por semana e fertilize-a uma vez por mês. Adicionando mais cobertura morta pode ser necessária, mas a árvore deve crescer rapidamente. Emagrecer o excesso de ramos também pode promover mais crescimento.

Quantas calorias a goiaba contém?

Uma das melhores coisas sobre a goiaba é o baixo nível de calorias – há apenas 38 calorias em uma fruta comum. Dada a impressionante densidade de nutrientes desta fruta (também conhecida como o número de minerais, vitaminas e fitonutrientes em relação à contagem de baixas calorias) é o que tantas pessoas adoram. Pode fornecer energia e os nutrientes necessários para passar o dia; sem aumentar drasticamente o número de calorias que você consome.

Palavra de Cuidado: Medicamentos que têm uma enorme concentração de goiaba podem não ser adequados para mulheres grávidas ou que amamentam. É sempre melhor comer a fruta em sua forma natural. Consulte o seu médico antes de adicioná- lo como suplemento.

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