14 Benefícios Surpreendentes dos Peixes

Comer peixe é uma prática comum em muitos países do mundo, não apenas por conveniência, mas também por causa dos muitos benefícios à saúde que essas criaturas marinhas podem oferecer.

O que é peixe?

Como a maioria de vocês sabe, os peixes são criaturas aquáticas que possuem brânquias e barbatanas no lugar dos membros. Ao contrário de outras grandes classificações de animais, eles são um grupo parafilético de taxa, composto de lampreias, peixe-bruxa, peixe ósseo e cartilaginoso. Essas criaturas começaram a se desenvolver durante o período cambriano, que ocorreu cerca de 500 milhões de anos atrás. A maioria das estimativas coloca o número total de espécies perto de 32.000 variedades diferentes, algumas das quais são caçadas e cultivadas em diferentes partes do mundo.

Comer peixe é muito saudável, pois algumas espécies fornecem um depósito de nutrientes e ácidos graxos essenciais que o corpo necessita. Apesar de uma variedade tão ampla disponível nos oceanos, lagos e rios do mundo, apenas uma pequena porcentagem de suas espécies é consumida regularmente pelos seres humanos.

Nutrição

Quando se trata de nutrição, existem alguns alimentos que são tão densos como os peixes. Essas deliciosas criaturas marinhas podem fornecer altos níveis de vitamina D, vitamina B12, selênio e proteína. Isso se soma aos altos níveis de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, ambos essenciais para a saúde humana. A densidade de nutrientes varia muito entre as espécies. Algumas espécies são conhecidas por serem muito saudáveis ​​para consumo, enquanto outras são conhecidas por serem bastante perigosas, devido à presença de metais pesados.

Benefícios

Há muitos benefícios para saúde impressionantes associados à ingestão regular de peixes, incluindo sua capacidade de reduzir a depressão, diminuir o risco de doenças autoimunes e até mesmo aliviar os sintomas da TPM, entre muitos outros.

  • Acelera o metabolismo para melhorar a perda de peso
  • Trata a doença hepática
  • Alivia os sintomas da SPM, como alterações de humor e cãibras
  • Aumenta a saúde do cérebro, aumenta a concentração e provavelmente interrompe o aparecimento da doença de Alzheimer
  • Reduz o risco de ataques cardíacos e derrames
  • Reduz a chance de desenvolver doenças autoimunes
  • Protege contra diabetes tipo I
  • Melhora a qualidade do sono e previne a insônia
  • Aumenta a saúde da pele e pode aliviar os sintomas da acne
  • Fornece nutrientes críticos para o desenvolvimento e crescimento
  • cardiovascular health Reduz a pressão arterial e reduz o colesterol para proteger a saúde cardiovascular
  • Alivia a dor e o desconforto da artrite reumatoide
  • Fortalece a visão e a saúde dos olhos
  • Ajuda a prevenir o câncer
  • Ajuda a reduzir a asma em crianças

Como armazenar?

Depois de pegar ou comprar peixe, é importante saber como armazená-lo de maneira segura e saudável.

  • Cozido: Após o cozimento, você pode armazenar as sobras por 3 a 4 dias. No entanto, é melhor comê-lo no dia em que for preparado.
  • Fumado: Para evitar intoxicação alimentar, peixe defumado deve ser armazenado em um prato na geladeira por não mais de 4-5 dias. Certifique-se de cobri-lo em filme plástico.
  • Fresco: A maioria dos frigoríficos não fica suficientemente fria para armazenar peixe fresco durante a noite sem alguma degradação no sabor ou sabor. Portanto, você pode usar compressas de gelo ou gelo ao redor para manter a temperatura baixa. Isso garantirá sua frescura nos próximos dias.
  • Congelado: Se você quiser congelar peixe fresco, certifique-se de que ele esteja completamente seco e coloque-o em um saco de freezer.

Efeitos colaterais

Em geral, comer peixe é considerado uma prática saudável. Mas existem alguns efeitos colaterais quando muito dele é comido.

  • O maior risco para a saúde associado a ele é a presença de mercúrio, que representa o risco de toxicidade por metais pesados, que tem efeitos negativos sobre a saúde humana.
  • Muitas espécies são propensas a certas bactérias ou compostos que podem causar problemas de saúde.
  • A amamentação e as mulheres grávidas devem ser particularmente cuidadosas ao comer.

Na maioria dos casos, é muito fácil descobrir qual peixe é considerado saudável e que é considerado perigoso.

Arriscado para a saúde:

  • Cavala espanhola
  • Enguia
  • Tubarão
  • Peixe-espada

Bom para a saúde:

  • Truta arco-íris selvagem
  • Anchova
  • Salmão sockeye
  • Arenque Atlântico

 

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