14 Benefícios Incríveis do Bacalhau

O bacalhau é uma das variedades de peixe mais populares do mundo, e além de ser amplamente disponível, também é embalado com nutrientes essenciais que podem impulsionar a sua saúde.

O que é bacalhau?

Bacalhau é o nome genérico de um determinado gênero de peixe, Gadus, embora haja mais de uma dúzia de outras espécies de peixes que são chamados de bacalhau em seus nomes comuns. Os dois tipos mais comuns de bacalhau são o atlântico e o pacífico, que são o que a maioria das pessoas comeu em restaurantes de frutos do mar. O bacalhau é geralmente considerado um peixe saudável, baseado no seu perfil de nutrientes, e o óleo deste peixe é particularmente procurado. O óleo de fígado de bacalhau fornece uma dose extremamente concentrada de ácidos graxos ômega-3 e é freqüentemente vendido em forma de suplemento.

O bacalhau normalmente cresce para uma média de 12-20 libras, e eles são peixes muito resistentes que se reproduzem em grande número. A textura leve do peixe e a facilidade com que pode ser cozido também o tornaram um dos tipos mais populares de peixe no mar.

 

Porção : 100g 1 oz (85 g)
NutrienteValor
Água [g]78,37
Energia [kcal]84
Proteína [g]20,42
Lipídio total (gordura) [g]0,25
Carboidrato, por diferença [g]0
Cálcio, Ca [mg]17
Ferro, Fe [mg]0,16
Magnésio, Mg [mg]35
Fósforo, P [mg]205
Potássio, K [mg]372
Sódio, Na [mg]134
Zinco, Zn [mg]0,43
Ácidos graxos saturados totais [g]0,05
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g]0,06
Ácidos graxos polinsaturados totais [g]0,11
Ácidos graxos, trans total [g]0
Colesterol [mg]61
Fontes incluem: USDA

Nutrição Bacalhau

De acordo com o USDA National Nutrient Database, o bacalhau é particularmente rico em proteínas e fósforo. Apenas um único filé de 100 gramas fornece mais de 35% da proteína que você precisa por dia, além de aproximadamente 85 calorias e níveis muito altos de ácidos graxos ômega-3. Este peixe também é uma boa fonte de vitamina C, vitamina E, potássio, magnésio e vitamina B12, entre outros.

Tipos de bacalhau

Embora existam muitos outros peixes que adotaram o nome “bacalhau”, alguns dos principais tipos de peixes de bacalhau incluem o seguinte.

  • Bacalhau do Atlântico ( Gadus morhua )
  • Bacalhau do Pacífico ( Gadus macrocephalus )
  • Bacalhau da Gronelândia ( Gadus ogac )
  • Arinca

Benefícios para a saúde do bacalhau

Os principais benefícios de comer bacalhau incluem sua capacidade de proteger a saúde da pele, reduzir o risco de Alzheimer, prevenir o diabetes, aumentar a imunidade e melhorar a saúde do coração, entre muitos outros.

Saúde do coração

Ácidos graxos ômega-3 são conhecidos por diluir o sangue e também reduzir a inflamação, os quais podem ajudar a aumentar a saúde cardiovascular.

Aterosclerose

A ingestão de bacalhau pode ajudar a prevenir a aterosclerose coronária, que ocorre devido ao estreitamento das artérias, como resultado de um acúmulo de placas nas paredes das artérias. Os ácidos graxos presentes nos peixes atuam como potentes antioxidantes e previnem coágulos sanguíneos.

Doença de Alzheimer

Certos antioxidantes como o selênio e a sido associados à redução do risco de doenças neurodegenerativas, incluindo a doença de Alzheimer.

Saúde da pele

O selênio e a vitamina E podem fazer maravilhas em sua pele e ajudar a prevenir o envelhecimento prematuro.

Saúde do cabelo

O bacalhau contém vitaminas do complexo B, essenciais para manter a pele e os cabelos saudáveis. O selênio, no peixe, ajuda a estimular o crescimento do cabelo e a prevenir a queda do cabelo ao matar os radicais livres.

Artrite

Vários nutrientes neste peixe podem melhorar a saúde dos ossos e ajudar a reduzir a inflamação, incluindo os sintomas de artrite, gota, enxaquecas e síndrome do intestino irritável (SII).

Diabetes

Como um peixe de baixo teor de gordura sem carboidratos, esta é uma refeição ideal para aqueles que sofrem de diabetes ou pessoas em risco para esta condição.

Melhoria do humor

A pesquisa mostrou que esses ácidos graxos são capazes de equilibrar os níveis hormonais e melhorar o humor, além de melhorar a saúde do sistema nervoso.

Pressão alta

As pessoas que comem bacalhau regularmente têm maiores quantidades de ácidos graxos ômega-3 e, como resultado, menor pressão arterial do que aqueles que consomem menos. Isto é de acordo com dados analisados ​​pelo Estudo Internacional de Macro- Micronutrientes e Pressão Arterial.

Saúde Muscular

Bacalhau é conhecido por sua capacidade de aumentar e melhorar a massa muscular e é geralmente incluído em dietas para fisiculturistas. O peixe é uma excelente fonte de proteína, que promove o crescimento e a recuperação dos músculos. Ele também contém aminoácidos, zinco e selênio, que ajudam a construir músculos.

Níveis de imunidade

Ácidos graxos ômega 3, encontrados em peixes de água fria como bacalhau, ajudam a melhorar os níveis de imunidade e aumentar a circulação sanguínea.

Leucemia

A leucemia é um câncer que ocorre nas células do sangue e o tratamento inclui quimioterapia e radiação. Os efeitos colaterais dessas terapias são a perda de iodo no organismo, o que causa fadiga. Alimentos como o bacalhau podem reconstruir os níveis de iodo do corpo.

Colesterol

O bacalhau é uma excelente fonte de niacina, outra vitamina B, que é frequentemente usada para diminuir os níveis elevados de colesterol.

Degeneração macular

Uma dieta rica em ácidos graxos ômega-3, especialmente de peixe, protege contra a degeneração macular relacionada à idade, tanto precoce quanto tardia.

Embolia pulmonar

A embolia pulmonar ocorre quando um coágulo sanguíneo na veia profunda se separa do seu local original e se move através do sistema venoso para se alojar no pulmão. Um estudo descobriu que as pessoas que comiam peixe, como bacalhau, pelo menos uma vez por semana tinham 30-45% menor risco desta condição grave.

Asma

O selênio, em bacalhau, tem a capacidade de prevenir ataques de asma, produzindo antioxidantes. Estes poderosos antioxidantes ajudam a reduzir a atividade de eliminação de radicais livres e, por sua vez, ataques de asma graves. Estudos também mostram que as crianças que comem peixe 2-3 vezes por semana correm um risco muito menor de desenvolver asma que as crianças que não consomem peixe.

Como armazenar o bacalhau

  • Se você comprar bacalhau fresco da loja, certifique-se de deixá-lo na embalagem original até que esteja pronto para usá-lo, pois isso prolongará seu prazo de validade.
  • Na maioria dos casos, você pode armazenar bacalhau fresco na geladeira por 1-2 dias, mas é sempre melhor cozinhá-lo quando estiver relativamente fresco.
  • Se você quiser manter o bacalhau para mais tarde, você pode armazená-lo no freezer por 6-8 meses.

Efeitos colaterais

Existem muito poucos efeitos colaterais no consumo de bacalhau, e estes incluem:

  • Toxicidade do mercúrio: Você sempre quer saber a origem deste peixe, já que a toxicidade do mercúrio é sempre uma preocupação nos frutos do mar, e o bacalhau geralmente tem um nível moderado.
  • Mulheres grávidas: Se estiver grávida, geralmente é melhor evitar o bacalhau por razões de toxicidade do mercúrio.
  • Teor de sódio: Este peixe também é bastante rico em sódio, por isso a moderação é sempre recomendada.

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