13 Benefícios da Maçã para a Saúde

Além de deliciosas, os benefícios da maçã para a saúde das incluem a prevenção de distúrbios cardíacos e gastrointestinais, constipação, anemia e diabetes. Eles também podem ajudar a aliviar os sintomas do reumatismo, uma variedade de cânceres, gota e doenças de Alzheimer e Parkinson. Maçãs ajudam na redução da fraqueza, proporcionando alívio da disenteria e promovendo a digestão. Finalmente, eles são conhecidos por ajudar em cuidados dentários e de pele.

O que são maçãs?

Maçãs ( Malus domestica ) são frutos de bagaço produzidos por macieira que pertence à família Rosaceae. A pele das maçãs é fina, mas resistente e a carne interna é espessa e suculenta; a fruta amolece quando amadurece. O núcleo interno contém as antocianinas e taninos. A expressão permanece verdadeira: “Uma maçã por dia mantém o médico longe!”

Em 2010, o genoma completo da maçã foi decodificado, o que levou a um aumento na pesquisa e no entendimento de por que as maçãs são tão benéficas para a saúde e quais componentes específicos são responsáveis ​​pelo estímulo que elas proporcionam! Vamos dar uma olhada em alguns desses componentes essenciais de uma das frutas favoritas e saudáveis ​​do mundo!

Nutrição da Maçã

As maçãs contêm muitos nutrientes essenciais, Eles estão livres de gordura, sódio e colesterol. Antioxidantes, potássio, fibra alimentar, vitamina C e algumas vitaminas B ( niacina, vitamina B6 ) são responsáveis ​​pela longa lista de benefícios à saúde atribuídos às maçãs.

Os outros nutrientes importantes da maçã incluem cálcio, vitamina K, ferro, cobre, fósforo e magnésio. Eles também são embalados com fitonutrientes e flavonóides, como a quercetina, epicatequina, phloridzin e outros compostos polifenólicos.

São frutas densas em energia e ricas em água, que ajudam você a se sentir satisfeito. Eles são justamente chamados de “casas de força nutricional”.

Porção : 100g 1 xícara, esquartejada ou picada (125 g) 1 xícara de fatias (109 g) 1 grande (3-1 / 4 “dia) (223 g) 1 médio (3 “dia) (182 g) 1 pequeno (2-3 / 4 “dia) (149 g) 1 extra pequeno (2-1 / 2 “dia) (101 g) 1 porção NLEA (242 g)
NutrienteValor
Água [g]85,56
Energia [kcal]52
Proteína [g]0,26
Lipídio total (gordura) [g]0,17
Carboidrato, por diferença [g]13,81
Fibra dietética total [g]2,4
Açúcares totais [g]10,39
Cálcio, Ca [mg]6
Ferro, Fe [mg]0,12
Magnésio, Mg [mg]5
Fósforo, P [mg]11
Potássio, K [mg]107
Sódio, Na [mg]1
Zinco, Zn [mg]0,04
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg]4,6
Tiamina [mg]0,02
Riboflavina [mg]0,03
Niacina [mg]0,09
Vitamina B-6 [mg]0,04
Folato, DFE [µg]3
Vitamina B-12 [µg]0
Vitamina A, RAE [µg]3
Vitamina A, UI [UI]54
Vitamina E (alfa-tocoferol) [mg]0,18
Vitamina D (D2 + D3) [µg]0
Vitamina D [IU]0
Vitamina K (filoquinona) [µg]2,2
Ácidos graxos saturados totais [g]0,03
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g]0,01
Ácidos graxos polinsaturados totais [g]0,05
Ácidos graxos, trans total [g]0
Colesterol [mg]0
Cafeína [mg]0
Fontes incluem: USDA

Benefícios da maçã para a saúde

A seguir mencionadas são alguns dos melhores benefícios da maçã para a saúde que podem realmente ajudá-lo a manter o médico afastado:

Ajuda na Digestão

Uma pesquisa do Dr. Ferdous Gheyas, do Departamento de Ciência de Horticultura da Universidade Estadual da Carolina do Norte, relata que as maçãs são ricas em fibras solúveis. De acordo com o USDA National Nutrient Database, uma grande maçã fornece 20% de sua ingestão diária recomendada de fibra alimentar. As fibras ajudam a melhorar o processo digestivo. O consumo regular de fibras em maçãs garante movimentos suaves do intestino e a prevenção da constipação, diarreia, síndrome do intestino irritável (SII) e outros distúrbios estomacais.

A fibra também estimula a liberação de sucos digestivos e gástricos para garantir a absorção eficiente de nutrientes, ao mesmo tempo em que retira o excesso de colesterol de suas veias e artérias para garantir a saúde cardíaca adequada e reduzir as chances de aterosclerose.

Potencial anticancerígeno

Maçãs têm mostrado melhora moderada no tratamento de vários tipos de câncer, particularmente câncer de pele, mama e cólon em estudos demonstrados em animais. Através de observações epidemiológicas observadas na revista Planta Medica, o   O consumo regular de uma ou mais maçãs por dia pode reduzir o risco de câncer de pulmão e cólon. Maçãs mostram uma capacidade distinta e inegável para reduzir o câncer de pulmão e retardar sua propagação se ele se desenvolver. As hipóteses geralmente falam sobre o alto teor de fitonutrientes, incluindo o kaempferol e a quercetina, mas o mecanismo exato para o impacto das maçãs no câncer ainda requer mais pesquisas.

Efeitos Prebióticos

As maçãs contêm pectina, um tipo de fibra que age como um probiótico. Ajuda especificamente a melhorar o funcionamento das bactérias que vivem no nosso intestino grosso. As maçãs estimulam o metabolismo no trato digestivo e promovem boas bactérias no intestino. Este efeito prebiótico leva a uma melhoria da saúde, maximizando a absorção de nutrientes e eliminando as bactérias e toxinas prejudiciais.

Reduzir traços

Estudos demonstraram que a ingestão regular de maçã está associada a um risco reduzido de acidentes vasculares cerebrais trombóticos em homens e mulheres.

Ajuda com Anemia

As maçãs são úteis para aliviar os sintomas e tratar a anemia, uma vez que contêm ferro. Ao aumentar o número de glóbulos vermelhos no corpo, as maçãs não só previnem a anemia como também asseguram a oxigenação adequada dos sistemas orgânicos essenciais. Isso resulta em melhor circulação sanguínea e bom funcionamento dos sistemas orgânicos.

Impulsione o sistema imunológico

Maçãs ricas em vitamina C, compostos antioxidantes e proteínas podem ter um papel importante na prevenção de fraqueza, aumentando a imunidade e melhorando o tônus ​​muscular. Se você quiser ganhar peso, maçãs, em combinação com outros ingredientes ricos em calorias e proteínas, devem fazer parte de sua dieta diária. Eles também ajudam a desintoxicar o corpo e melhorar a saúde geral.

Controle Diabetes

O controle do açúcar no sangue é essencial para pessoas que sofrem de diabetes. Os polifenóis em maçãs têm sido diretamente ligados à redução da absorção de carboidratos pelo organismo. Algumas pesquisas com foco no vinagre de maçã mostraram que ele pode reduzir a flutuação dos níveis de açúcar no sangue que ocorrem na corrente sanguínea, um fator importante para manter a diabetes sob controle. Os polifenóis também diminuem a absorção de glicose no trato digestivo e estimulam a liberação de insulina do pâncreas, que também é necessário para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. Finalmente, os polifenóis estimulam os receptores de insulina nas células de todo o corpo, o que acelera a remoção do açúcar da corrente sanguínea e o leva às células para o metabolismo e a função adequada do órgão.

Cuidado dental

Comer maçã ajuda na limpeza dos dentes e gengivas. Quando você come maçãs, a fibra nelas limpa os dentes, e as propriedades antibacterianas que se pensa vir desta fruta mantêm as bactérias e os vírus afastados. Enquanto não reduzem as cáries dentárias, estimulam a secreção de saliva (um composto alcalino), o que reduz a capacidade de multiplicação e crescimento de bactérias em sua boca, conforme estudo publicado no PLOS One.

Propriedades antioxidantes

Um estudo realizado em células cerebrais de ratos por pesquisadores da Universidade de Cornell, em Nova York, mostra que os potentes antioxidantes abundantes em maçãs, que protegem as células cerebrais contra o estresse oxidativo. O estresse oxidativo está associado à doença de Alzheimer e a outros distúrbios neurodegenerativos, de modo que reduzi-lo está relacionado à diminuição ou, com o tempo, à prevenção desses distúrbios.

Aumente a saúde do cérebro

As maçãs aumentam a quantidade de acetilcolina no cérebro, que está ligada à melhoria da concentração, resolução de problemas e memória.

Alivia os sintomas da asma

As maçãs mostraram um tremendo comportamento antiinflamatório e, em termos de asma, destacaram-se entre outros tratamentos naturais. A quercetina, um flavonóide presente na pele da maçã ajuda a reduzir a inflamação e fortalecer o sistema imunológico.

Reduz o risco de doenças cardíacas

Maçãs ajudam a diminuir o risco de infarto e várias outras doenças cardíacas. A propriedade antioxidante das maçãs reduz a oxidação das gorduras, chamada peroxidação lipídica. Também neutraliza várias gorduras encontradas em vasos sanguíneos que podem exercer uma pressão perigosa. in the body. O flavonóide quercetina reduz a inflamação em nossos vasos sanguíneos, enquanto o polifenol epicatequina também reduz a pressão arterial no corpo.

Níveis mais baixos de colesterol

diseases. A fibra solúvel presente nas maçãs ajuda a diminuir o nível de colesterol no corpo, tornando-se um forte mecanismo defensivo contra doenças cardiovasculares. Um ano de estudo de pesquisa realizado em 160 mulheres na pós-menopausa mostrou que consumir maçãs diariamente resultou em uma drástica diminuição no colesterol LDL (ruim) e um ligeiro aumento no colesterol HDL (bom) em apenas três meses.

Melhorar a saúde óssea

Compostos como kaempferol, quercetina e miricetina presentes na maçã têm sido associados à redução de condições inflamatórias, como artrite e gota. Assim, as pessoas que sofrem de reumatismo acham as maçãs muito úteis, pois ajudam no processo de cura.

Melhorar a visão

As maçãs podem ajudar a prevenir condições como degeneração macular, catarata e glaucoma. Eles também tornam os olhos mais fortes e melhoram a visão e ajudam no tratamento da cegueira noturna. Como? As maçãs são ricas em compostos flavonóides e fitonutrientes antioxidantes, como mencionado anteriormente, que reduzem o impacto dos radicais livres nos olhos e previnem os vários problemas.

Perda de peso

Tanto o alto teor de água como a fibra das maçãs aumentam a saciedade, reduzindo assim o apetite e o excesso de comida. Ou seja, eles são queimados mais rapidamente, ou não são absorvidos pelo corpo, o que pode ser uma ótima notícia para milhões de pessoas que lutam contra a obesidade.

Cuidados com a pele

Os poderosos antioxidantes em maçãs neutralizam os efeitos nocivos dos radicais livres, que estão diretamente ligados ao envelhecimento prematuro, rugas, manchas da idade e outras condições relacionadas à idade.

Maçãs também aumentam a circulação sanguínea que mantém a pele jovem e tonificada. Estimulam a substituição de células velhas, a reparação das danificadas e a prevenção da acne. Pastas feitas de maçã e mel ou maçã e leite aumentam o brilho e o brilho da pele quando aplicados topicamente.

Proteger dos AINEs

A catequina e o ácido clorogênico encontrados nas maçãs ajudam a proteger o revestimento do estômago da lesão causada pelos medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs). Estes são uma classe de analgésicos que podem ferir as células do estômago. Dr. Frank Hu, professor de nutrição e epidemiologia no Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard, considera os mirtilos, maçãs e verduras como alguns dos mais importantes alimentos antiinflamatórios.

Evite cálculos biliares

A rica fonte de pectina nas maçãs ajuda a controlar o excesso de colesterol no corpo, cuja solidificação resulta em cálculos biliares. Portanto, acredita-se que as maçãs sejam protetoras contra cálculos biliares.

Fonte rica de vitamina C

De acordo com o USDA Nutrient Database, uma grande maçã fornece aproximadamente 17% da ingestão diária recomendada de vitamina C. Essa vitamina essencial ajuda a aumentar a imunidade contra infecções e doenças. As reservas de ácido ascórbico encontradas na maçã ajudam na formação de colágeno, que fornece uma gama de benefícios para a pele.

Aliviar hemorróidas

A fibra abundante nas maçãs ajuda na prevenção da constipação e excessivamente esticar durante a excreção. Assim, eles ajudam a aliviar as hemorróidas.

Cuidado capilar

A aplicação de suco de maçã no couro cabeludo pode ajudar a prevenir a caspa. Lavar o cabelo e finalmente enxaguá-lo a partir de sumo de maçã dá-lhe um aspecto saudável e brilhante. Também age como um bom condicionador.

Usos das Maçãs

A Maçã pode ser usada de diferentes maneiras para diferentes propósitos, como segue:

    • Coma: As maçãs podem ser comidas cruas da árvore ou em uma variedade de pratos, como saladas de frutas e cremes. Estas frutas podem ser assadas, picadas, amassadas, congeladas ou até secas em lascas como um lanche saudável e doce.
    • Beba: suco de maçã também é uma
    • Aplique-o: O óleo extraído de suas sementes também é útil e tem muitas aplicações, especialmente na indústria cosmética. the skin. Os benefícios do óleo de semente de maçã incluem a redução do aparecimento de acne, redução de rugas e hidratação da pele.

 

Como comprar e armazenar maçãs?

Aqui estão algumas dicas para selecionar e armazenar maçãs:

  • Quando você compra maçãs, verifique se elas são firmes.
  • Não compre aqueles que têm rugas, uma vez que perderam a maior parte de seus benefícios de saúde e valores nutricionais.
  • Não selecione os que são incomumente macios ou machucados.
  • Não guarde maçãs que estejam maduras demais ou que estejam começando a apodrecer com as que estão firmes

Nota: Maçãs maduras metabolizam seus recursos nutricionais liberando um composto chamado gás etileno. Este gás etileno pode estimular o rápido amadurecimento e a podridão de outras maçãs. Portanto, certifique-se de remover estes do saco de maçãs que você compra.

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Efeitos colaterais da Maçã

Existem alguns efeitos colaterais de comer maçãs. Deve-se olhar para o seguinte:

  • Envenenamento: sementes de maçã contêm cianeto, que é venenoso. O consumo excessivo pode ser fatal. Eles não devem ser consumidos por via oral, no entanto, podem ser usados ​​para aplicações tópicas.
  • Gravidez e amamentação: Mulheres grávidas e lactantes devem evitar a ingestão de chá de maçã, pois pode prejudicar o feto em crescimento.
  • Alergia: A Maçã pode causar reações alérgicas em algumas pessoas.
  • Medicação: Maçã pode interferir com certos medicamentos. Nesses casos, converse com seu médico antes de adicionar maçãs à sua dieta.

 

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