13 Benefícios Surpreendentes do Atum

Os benefícios do atum para a saúde incluem a sua capacidade de reduzir os distúrbios cardiovasculares, estimular o crescimento e desenvolvimento, reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol e ajudar na perda de peso. O atum também tem a capacidade de estimular o sistema imunológico, aumentar a energia, ajudar nos cuidados com a pele, aumentar a contagem de glóbulos vermelhos e tem propriedades anti- câncer. Também protege contra várias doenças renais, previne a degeneração macular relacionada à idade, reduz a inflamação geral e inibe os danos da membrana celular.

O que é o atum?

O atum é um peixe de água salgada muito diverso que pertence à família Scombridae, comumente chamado de grupo da cavala. No entanto, o atum pertence a uma tribo, chamada Thunnini. Esta tribo contém 15 espécies de atum, a maioria das quais são apreciadas em todo o mundo em tradições culinárias.

Esta variedade de peixes é tipicamente de 1 pé de comprimento a 15 pés para um exemplo de vida plena e longa vida. Enquanto a maioria desses peixes vive por 3-5 anos, alguns são conhecidos por viver por mais de duas décadas. Eles regularmente fazem longas migrações através dos oceanos, às vezes com milhares de quilômetros de extensão, devido ao acasalamento e mudança das estações.

Atum de espécies variadas é encontrado em todos os oceanos do mundo, e enquanto diferentes culturas desfrutam de diferentes variedades, os benefícios para a saúde são basicamente os mesmos. Seu sabor delicioso, disponibilidade global e componentes saudáveis ​​fazem deles um substituto ideal para carnes vermelhas ou para aqueles que gostam de adicionar uma variedade saudável de peixes às suas dietas.

Porção : 100g 1 oz (85 g)
NutrienteValor
Água [g]59,09
Energia [kcal]184
Proteína [g]29,91
Lipídio total (gordura) [g]6,28
Carboidrato, por diferença [g]0
Fibra dietética total [g]0
Cálcio, Ca [mg]10
Ferro, Fe [mg]1,31
Magnésio, Mg [mg]64
Fósforo, P [mg]326
Potássio, K [mg]323
Sódio, Na [mg]50
Zinco, Zn [mg]0,77
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg]0
Tiamina [mg]0,28
Riboflavina [mg]0,31
Niacina [mg]10,54
Vitamina B-6 [mg]0,53
Folato, DFE [µg]2
Vitamina B-12 [µg]10,88
Vitamina A, RAE [µg]757
Vitamina A, UI [UI]2520
Ácidos graxos saturados totais [g]1,61
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g]2,05
Ácidos graxos polinsaturados totais [g]1,84
Colesterol [mg]49
Fontes incluem: USDA

 

Valor nutricional do atum

Os benefícios para a saúde do atum podem ser atribuídos ao impressionante teor de proteína. Estes incluem antioxidantes e proteínas, sem muita gordura saturada ou sódio. Ele também tem níveis impressionantes de selênio, fósforo, ferro, magnésio e potássio, de acordo com o USDA National Nutrient Database. Em termos de vitaminas, há uma abundância de vitamina B12 e niacina, bem como uma boa quantidade de vitamina B6 e riboflavina .

Benefícios do atum para a saúde

Agora, vamos explorar mais os benefícios do atum que esses componentes conferem.

Saúde do coração

Talvez o benefício de saúde mais comum que é atribuído ao atum é o seu impacto significativo na saúde do coração. Em termos de redução de doenças coronárias, este peixe tem altos níveis de ácidos graxos ômega-3, que ajudam a reduzir os ácidos graxos ômega-6 e LDL ou o colesterol ruim nas artérias e vasos sanguíneos. Além disso, muitas vezes substitui os alimentos com alto teor de gordura saturada, diminuindo ainda mais o risco de doenças cardíacas.

Pressão sanguínea

Os ácidos graxos ômega-3 anti- inflamatórios podem ajudar a reduzir a pressão arterial. O potássio, encontrado no atum, é um vasodilatador e é muito bom para baixar a pressão arterial. Reduzir a hipertensão pode aumentar significativamente a sua saúde, diminuindo a pressão sobre o seu sistema cardiovascular. Isso ajudará a prevenir ataques cardíacos e derrames, bem como condições como aterosclerose.

Cuidados com os olhos

O atum, sendo rico em ácidos graxos ômega-3, é uma ótima opção para prevenir distúrbios oculares como a degeneração macular relacionada à idade. Paul A. Sieving, diretor do Instituto Nacional do Olho (NEI), e John Paul SanGiovanni, estiveram envolvidos em uma pesquisa abrangente sobre os ácidos graxos ômega-3 da dieta na proteção contra o desenvolvimento e progressão da doença da retina. Esta doença é a principal razão por trás da ocorrência de cegueira em pessoas idosas. A cegueira também é causada devido a complicações diabéticas e este peixe pode ajudar na redução das chances de retinopatia diabética.

Crescimento e desenvolvimento

O atum é embalado com altos níveis de proteína. Uma única porção de apenas 165 gramas (aproximadamente 1 lata de atum) contém mais de 80% de sua necessidade diária de proteína.

As proteínas são os blocos de construção do nosso corpo que garantem o crescimento, recuperação mais rápida de feridas e doenças, melhoria do tônus ​​muscular e eficiência metabólica geral.

Perda de peso

Atum é baixo em calorias e gordura, mas carregado com nutrientes benéficos como proteínas. Os ácidos graxos ômega-3 encontrados neste peixe estimulam um hormônio chamado leptina, que equilibra a ingestão de alimentos do corpo com o desejo interno de comer mais. Isso pode reduzir o excesso de comida e garantir que seu corpo consuma apenas o que realmente precisa.

Sistema Imunológico Reforçado

Atum contém uma boa quantidade de vitamina C, zinco e manganês, todos os quais são considerados antioxidantes na natureza. Os antioxidantes são um dos mecanismos de defesa do corpo contra os radicais livres, os subprodutos prejudiciais do metabolismo celular que causam doenças crônicas. No entanto, o verdadeiro defensor do potencial de reforço do sistema imunológico do atum é o selênio. Este peixe é rico nesse mineral, dando quase 200% da necessidade diária em uma única porção. Isso faz com que o peixe seja um poderoso alimento antioxidante e impulsionador do sistema imunológico.

Níveis de energia

As vitaminas do complexo B no atum estão ligadas a uma ampla gama de aspectos de saúde. Eles estão envolvidos principalmente no aumento do metabolismo, aumentando a eficiência dos órgãos, protegendo a pele e aumentando os níveis de energia. Por consumir este peixe regularmente, você pode garantir que você está ativo, energético e saudável.

Circulação sanguínea

O atum é uma rica fonte de ferro, juntamente com as vitaminas do complexo B, que desempenham um papel importante na formação de glóbulos vermelhos. Sem ferro, as pessoas se tornam anêmicas e seu sangue é incapaz de oxigenar os órgãos vitais que precisam de oxigênio fresco para funcionar eficientemente.

Propriedades anti-câncer

Atum tem propriedades antioxidantes, graças ao selênio e outros nutrientes, tornando-se eficaz na prevenção de alguns tipos de câncer. Na Associação Americana para Pesquisa do Câncer, um estudo intitulado “Um estudo prospectivo de 22 anos sobre peixes, ingestão de ácidos graxos n-3 e risco de câncer colorretal em homens” sugeriu que o consumo de peixe, especialmente a variedade de peixes gordurosos, pode diminuir o risco para câncer colorretal.

 

Doenças Renais

O teor de potássio e sódio no atum é bem equilibrado, o que ajuda a gerenciar o equilíbrio de fluidos no corpo. Quando seu corpo mantém um equilíbrio de fluidos, os rins funcionam adequadamente, diminuindo assim as chances de desenvolver condições renais graves.

Inflamação Reduzida

O atum pode reduzir os níveis de estresse geral do corpo, reduzindo a inflamação, graças às vitaminas e minerais anti-inflamatórios. Uma redução na inflamação em todo o corpo garante um funcionamento melhorado de todos os órgãos. Também ajuda a prevenir doenças inflamatórias, como artrite e gota, que afligem milhões de pessoas em todo o mundo.

Dano da Membrana Celular

Quando o atum é cozido, as proteínas nele começam a se decompor em fragmentos, chamados peptídeos. Esses fragmentos podem ser realmente poderosos antioxidantes que visam especificamente as membranas celulares, mantendo-as saudáveis, fortes e funcionando adequadamente. Os radicais livres frequentemente atacam as membranas em todo o corpo, incluindo as do cérebro, por isso comer atum cozido e melhorar a proteção das membranas é uma boa ideia!

Balanço de Mercúrio e Selênio

Consumir qualquer peixe, ou para esse efeito, atum, acima de um certo limite pode trazer o nível de mercúrio em nosso corpo em um ponto insalubre. Estudos mostraram que existe uma forma única de selênio, chamada selenoneína. Isso realmente se liga ao mercúrio e age como um antioxidante, alterando ligeiramente a composição do mercúrio para torná-lo menos perigoso. No entanto, estudos ainda estão em andamento para validar completamente isso.

Depressão

A ingestão de atum é boa para aliviar a depressão. Os resultados de um estudo sugerem que o consumo de peixe pode ser benéfico para a saúde mental das mulheres. Também pode reduzir os níveis de depressão nas mulheres.

Dicas para desfrutar de atum

O sabor do atum faz com que seja perfeito para comer como um bife, como uma propagação com maionese em biscoitos ou pão, em salada e hambúrguer, ou qualquer uma das outras variedades. É versátil, delicioso, barato e saudável.

Palavra de Precaução: O perigo mais comum de comer muito deste peixe é o risco de envenenamento por mercúrio, mas como os estudos acima mencionados estão insinuando, isso pode não ser um problema de saúde como pensávamos, desde que você está comendo atum fresco e não processado.

Fora isso, o atum é uma parte maravilhosamente deliciosa e benéfica de qualquer dieta. Hora de ir pescar!

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