12 Benefícios do Iogurte Surpreendentes

O iogurte é considerado um superalimento porque é embalado com cálcio, proteína e bactérias “boas” que ajudam a manter o intestino saudável. Também ajuda a promover a perda de peso, aumentar o metabolismo, aumentar a imunidade, prevenir a osteoporose e combater a anemia e infecções vaginais. Além disso, também reduz os níveis de colesterol, fortalece os dentes e melhora a saúde do cabelo e da pele.

O que é iogurte?

Iogurte, também conhecido como iogurte, é um produto lácteo preparado a partir da fermentação bacteriana do leite. Lactobacillus, uma classe útil de bactérias, fermenta o leite em iogurte e ajuda no processo digestivo do corpo. Eles também protegem o intestino de sucumbir à infecção por bactérias nocivas. Esse tipo de bactéria também é conhecido como “cultura de iogurte”, probiótico ou “boa” bactéria, e é bom para a saúde e o bem-estar geral. Iogurte não processado tem uma textura cremosa e sabor amargo.

Benefícios do iogurte para a saúde

Aqui estão alguns dos benefícios do iogurte mais proeminentes deste produto lácteo.

Melhora a Digestão

Devido à presença de cepas bacterianas ativas no iogurte, é facilmente digerível. De fato, os probióticos produzidos pelas bactérias lácticas presentes nele ajudam a aliviar a constipação, a diarréia, a doença inflamatória intestinal e até mesmo as infecções causadas pela bactéria H. pylori, causadora de úlcera péptica, que pode levar ao câncer gástrico.

Porção : 100g 1 recipiente (7 oz) (200 g)
NutrienteValor
Água [g]83,56
Energia [kcal]73
Proteína [g]9,95
Lipídio total (gordura) [g]1,92
Carboidrato, por diferença [g]3,94
Fibra dietética total [g]0
Açúcares totais [g]3,56
Cálcio, Ca [mg]115
Ferro, Fe [mg]0,04
Magnésio, Mg [mg]11
Fósforo, P [mg]137
Potássio, K [mg]141
Sódio, Na [mg]34
Zinco, Zn [mg]0,6
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg]0,8
Tiamina [mg]0,04
Riboflavina [mg]0,23
Niacina [mg]0,2
Vitamina B-6 [mg]0,06
Folato, DFE [µg]12
Vitamina B-12 [µg]0,52
Vitamina A, RAE [µg]90
Vitamina A, UI [UI]309
Vitamina E (alfa-tocoferol) [mg]0,04
Vitamina D (D2 + D3) [µg]0
Vitamina D [IU]0
Vitamina K (filoquinona) [µg]0,2
Ácidos graxos saturados totais [g]1,23
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g]0,49
Ácidos graxos polinsaturados totais [g]0,08
Ácidos graxos, trans total [g]0,06
Colesterol [mg]10
Cafeína [mg]0
Fontes incluem: USDA

Protege a saúde óssea

Sendo um produto lácteo, consiste em grandes doses de cálcio, potássio e magnésio e tem um efeito anti-inflamatório no corpo. Cálcio e magnésio são essenciais para manter a saúde óssea e dental. De acordo com um estudo publicado no Calcified Tissue International pelo ex-presidente da Sociedade Nacional de Osteoporose da Grã-Bretanha, Cyrus Cooper. Os produtos lácteos também são bons para pessoas que sofrem de osteoporose, artrite e reumatismo. O consumo adequado de cálcio também reduz a incidência de osteoporose em mulheres na menopausa.

Previne infecções vaginais

Infecções vaginais devido à cândida são comumente observadas em mulheres diabéticas. O consumo diário de iogurte reduz os níveis de pH do trato vaginal e evita infecções por cândida.

Gestão de peso

Estudos citados no International Journal Obesity ( Londres ) mostram que o iogurte aumenta a perda de gordura e reduz a adiposidade central durante a restrição de energia. Isso ajuda você a se sentir satisfeito e, consequentemente, evita excessos. Isso não só ajuda a manter o peso no controle, mas também reduz a gordura da barriga.

Melhora a função cerebral

Sendo uma rica fonte de probióticos, melhora o humor e a função cognitiva, de acordo com um estudo conduzido pelos pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles. A rica fonte de potássio presente na coalhada é essencial para a saúde do nervo e mantém o equilíbrio de fluidos no corpo.

Trata asma

Com suas propriedades anti-inflamatórias, o iogurte pode ajudar a aliviar os sintomas da asma.

Os probióticos nele reduzem significativamente as chances de ataques fatais de asma em pacientes fisicamente ativos.

Isso reduz os sintomas como falta de ar, tosse e aperto no peito em pacientes com asma.

Previne Anemia

De acordo com as conclusões do International Dairy Journal, o teor de proteína no iogurte foi maior do que o do leite. Sabe-se também que é mais facilmente digerível que o leite devido à degradação parcial de proteínas, como a caseína, pelas bactérias fermentadoras.

Aumenta a imunidade

As cepas probióticas das bactérias presentes no iogurte estimulam o sistema imunológico e reduzem a incidência de infecções, doenças inflamatórias e alergias. Os cientistas dizem que o consumo regular pode ativar suas células T e ajuda a combater doenças com um sistema imunológico mais forte.

Diminui a Hipertensão

Uma ingestão regular de produtos lácteos tem mostrado diminuir a hipertensão diminuindo a reabsorção de sódio. Portanto, a Dra. Penny Kris-Etherton, e outros, da Universidade Estadual da Pensilvânia, em um estudo conclui: “A inclusão de produtos lácteos em uma dieta saudável para o coração é um importante ponto focal para obter benefícios da pressão arterial ”.

Reduz os níveis de colesterol

Estudos realizados por vários institutos indicam uma queda nos níveis de LDL no soro (mau colesterol), quando uma pessoa consome regularmente iogurte. Assim, o consumo diário desta sobremesa láctea pode levar a uma redução das doenças cardiovasculares.

Elimina o mau hálito

O iogurte é um remédio natural para o mau hálito e reduziu a halitose em até 80% nos indivíduos testados. Níveis de placa e gengivite também foram encontrados para ser menor entre os consumidores diários deste produto lácteo.

Pele e cabelo

Iogurte, quando aplicado topicamente, foi provado para reduzir acne e erupções cutâneas, e dá um brilho saudável, reduzindo olheiras e fechando os poros. Também é benéfico para o cabelo, pois acalma o couro cabeludo coceira e trata a caspa.  

 

Recuperação de Treino

Consumir pós-treino de iogurte grego ajuda na melhor recuperação. Se você tiver um copo de água com ele, a taxa de absorção de água também aumentará.

O iogurte é bom para você?

O iogurte, em geral, é bom para todos. Mas, se você sofre de qualquer uma das seguintes condições, o iogurte é ruim para você.

Intolerância à lactose: intolerância à lactose significa uma condição em que uma pessoa não tem a enzima lactase necessária para quebrar a lactose. Consumir iogurte em tais condições pode resultar em diarréia, dor abdominal e outras desordens, portanto, é aconselhável evitar tê-lo em tais casos.

Pessoas intolerantes à lactose podem consumir iogurte derivado de soja ou leite de coco, pois são preparados a partir de produtos não lácteos e não causariam danos ao seu sistema digestivo.

Alergia ao leite: As pessoas alérgicas ao leite são, na verdade, alérgicas à caseína e ao soro, tipos de proteínas presentes no leite. Consumir leite ou produtos lácteos resultará em urticária, inchaço e até anafilaxia .

Diabéticos: O excesso de ingestão de açúcar pode ser prejudicial aos diabéticos e àqueles que sofrem de obesidade. Iogurtes encontrados em supermercados costumam adicionar açúcares.

Dicas de Servir Rápido

O iogurte pode ser consumido de várias maneiras. Você poderia:

    • Mergulhe: use-o como um molho para palitos de pão, kebab.
    • Misture: Misture sua fruta favorita com iogurte e desfrute de um delicioso smoothie. Estes smoothies são uma excelente recuperação pós-treino.
    • Congelar: iogurte congelado serve como um substituto saudável para sorvetes.
    • Espalhe: espalhe sobre uma fatia de pão e encha sua barriga em minutos.
    • Adicione: Para adicionar um toque saudável à sua salada, use-a como um substituto para a maionese no molho. Você também pode fazer mergulhos criativos adicionando
    • Camada: Camada seca ou frutas frescas, granola com iogurte. Seu parfait está pronto!
    • Ou apenas: Sim, você também pode saborear iogurte natural!

Relacionado

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Últimos Posts