12 Benefícios Incríveis do Manjericão

O que é Manjericão?

Também conhecida como erva de São José, o manjericão é um membro da família dasmentas, Lamiaceae, e é nativo das regiões tropicais da Índia, Ásia e África. Ele contém uma variedade de constituintes com uma variedade surpreendente de benefícios, incluindo estragol, eugenol, ácido rosmarínico e geraniol, entre outros. Tulsi fresco ou folhas de manjericão têm um cheiro forte e cheiro, com notas de pimenta e hortelã, bem como um pequeno sabor de anis.

Quando cozinhar com manjericão fresco, quase sempre deve ser adicionado no último momento possível para manter os delicados sabores. Você pode estar no topo de uma pizza caseira, fazer pesto, ou ferver um curry vermelho picante, e folhas de manjericão fresco vai iluminar o seu produto acabado. Manjericão seco também é amplamente disponível, mas é muito menos aromático com sabores menos distintos.

As folhas secas são menos doces e mentolados e possuem um sabor de pimenta muito mais forte. Variedades diferentes também têm cheiros distintos, como manjericão, que tem notas de cravo, e manjericão de limão, que contém limoneno, assim como muitas de suas

Porção : 100g 1 folhas (2,5 g) 1 colher de sopa picada (5,3 g) 1 xícara de folhas, inteira (6 g)
NutrienteValor
Água [g]92,06
Energia [kcal]23
Proteína [g]3,15
Lipídio total (gordura) [g]0,64
Carboidrato, por diferença [g]2,65
Fibra dietética total [g]1,6
Açúcares totais [g]0,3
Cálcio, Ca [mg]177
Ferro, Fe [mg]3,17
Magnésio, Mg [mg]64
Fósforo, P [mg]56
Potássio, K [mg]295
Sódio, Na [mg]4
Zinco, Zn [mg]0,81
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg]18
Tiamina [mg]0,03
Riboflavina [mg]0,08
Niacina [mg]0,9
Vitamina B-6 [mg]0,16
Folato, DFE [µg]68
Vitamina B-12 [µg]0
Vitamina A, RAE [µg]264
Vitamina A, UI [UI]5275
Vitamina E (alfa-tocoferol) [mg]0,8
Vitamina D (D2 + D3) [µg]0
Vitamina D [IU]0
Vitamina K (filoquinona) [µg]414,8
Ácidos graxos saturados totais [g]0,04
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g]0,09
Ácidos graxos polinsaturados totais [g]0,39
Ácidos graxos, trans total [g]0
Colesterol [mg]0
Cafeína [mg]0
Fontes incluem:USDA

Nutrição

Uma porção de 2 colheres de sopa desta erva fresca contém apenas 1 caloria. Tem 0,2 gramas de proteína, 0,1 gramas de carboidratos, 0,1 gramas de fibra e impressionantes 16 gramas de potássio. Ele contém 5% de sua vitamina A diária recomendada, 1% de sua necessidade diária de cálcio e 1% de sua necessidade diária de ferro.

Benefícios do Manjericão para a saúde

Durante séculos, o manjericão foi considerado uma medicina natural essencial na Índia, especialmente na Ayurveda e na África. O uso desta erva foi prescrito para o seguinte:

  • Melhorando a digestão
  • Tratar dores de cabeça
  • Lutando contra o frio
  • Aumento da agilidade mental
  • Atua como afrodisíaco
  • Melhorando o desempenho sexual

Agente antimicrobiano

O manjericão tem demonstrado ter fortes efeitos quando se trata de inibir o crescimento de bactérias como E. coli, cólera, staph, listeria e Shigella. Isto é devido à presença de vários óleos e constituintes que lhe conferem um forte aroma juntamente com propriedades antimicrobianas .

Agente Anti-inflamatório

O eugenol no manjericão reduz a inflamação e o inchaço, atuando tanto como redutor da dor quanto como meio de quebrar a febre.

Saúde do coração

Manjericão é recomendado para a saúde cardiovascular, devido aos seus altos níveis de beta-caroteno, um poderoso antioxidante que impede os radicais livres de danificar as células. Também impede que os radicais livres oxidem o colesterol na corrente sanguínea.

Melhora o Sono

Esta erva é uma ótima fonte de magnésio, que melhora o fluxo sanguíneo e pode ajudar nos problemas do sono.

Reduz o estresse oxidativo

Estudos também mostraram que o manjericão, rico em propriedades antioxidantes, auxilia na redução dos níveis de açúcar no sangue e no controle do diabetes. A redução do estresse oxidativo também suporta a função hepática e previne síndrome metabólica, proporcionando um impulso ao sistema imunológico ao mesmo tempo.

Pode ajudar a prevenir o câncer

Pesquisas demonstraram que o manjericão tem o potencial de protegê-lo do câncer. Isto é devido à presença de fitoquímicos como o ácido rosmarínico, eugenol, apigenina e ácido carnosic. Esses ingredientes ativos ajudam a evitar danos no DNA induzidos pela radiação.

Um estudo também revelou que o manjericão de cravo tem o potencial de inibir a proliferação celular e induzir a apoptose.

Reduz o estresse

Acredita-se que o manjericão reduz os níveis de cortisol, o que pode ajudar as pessoas que sofrem cronicamente de depressão ou estresse.

Cuidados com a pele

A combinação de produtos químicos antioxidantes com benefícios antibacterianos torna o manjericão excelente para a saúde da pele. Ajuda na prevenção da acne e mantém a sua pele mais jovem. Também ajuda a reduzir os sinais de envelhecimento, como rugas e aumentar a elasticidade da pele.

Usos

  • Graves cozinheiros de todo o mundo gostam de ter um pote de manjericão fresco crescendo na cozinha – de cocktails criativos com molho marinara, manjericão é um grampo culinária.
  • O manjericão é um ingrediente comum nas cozinhas vietnamita, tailandesa, indonésia e italiana.
  • É usado em sopas e pesto e é frequentemente consumido fresco em saladas Caprese.
  • É também uma das especiarias secas mais populares devido à sua versatilidade e sabor agradável que desencadeia tantos pratos.
  • Manjericão ou tulsi é um medicamento importante na medicina natural ayurvédica, onde é bebido como chá e usado como extrato.
  • O forte cheiro também torna esta erva popular para limpeza doméstica e produtos de lavanderia.

Embora existam inúmeras maneiras de consumir esta erva, você deve falar com um fitoterapeuta ou curandeiro natural sobre os melhores meios de consumi-lo com base nos efeitos que você gostaria que ele tivesse.

Palavra de Atenção: É importante consultar o seu médico antes de tomar esta erva, particularmente em doses médicas, e especialmente para pressão arterial baixa ou distúrbios hemorrágicos. Manjericão não é recomendado em altas doses para crianças, durante a gravidez ou para mulheres que estão amamentando. Pare de tomá-lo duas semanas antes de qualquer cirurgia, devido ao seu impacto na coagulação do sangue.

Relacionado

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Últimos Posts