11 Benefícios do Óleo Essencial de Manjericão

0
326

Os benefícios do óleo essencial de Manjericão incluem redução da constipação, problemas respiratórios, combater infecções bacterianas e controlar o diabetes. É derivado da planta Ocimum basilicum também é conhecido como óleo de manjericão em alguns lugares.

As folhas e Índia e Sudeste Asiático. O óleo é amplamente utilizado para fins culinários na região do Mediterrâneo e ainda constitui o ingrediente ativo em muitas receitas italianas, como o pesto. Também é usado ao fazer massas e saladas.

 Basílio foi amplamente utilizado nos tempos antigos em lugares como a Índia para diversos fins medicinais (medicina ayurvédica ). A erva foi usada para tratar diarreia, tosse, secreções mucosas, constipação, indigestão e certas doenças de pele.

Benefícios do óleo essencial de manjericão

Os benefícios do óleo essencial de manjericão incluem o seguinte:

Aplicações cosméticas

Óleo essencial de manjericão é usado topicamente e massageado na pele. Aumenta o brilho da pele e do cabelo sem brilho. Como resultado, é amplamente utilizado em muitos suplementos de cuidados da pele que pretendem melhorar o tom da sua pele. Também é comumente usado para tratar os sintomas da acne e outras infecções da pele.

Melhora a Digestão

Óleo essencial de manjericão também é usado como um tônico digestivo.  Como o óleo de manjericão tem propriedades carminativas, ele é usado para alívio de indigestão, constipação, cólicas estomacais e flatulência. Ele fornece alívio imediato do gás em seu estômago e intestinos. Ele também tem qualidades cólicas e, portanto, é usado para aliviar a dor intestinal.

Alivia o frio

O óleo essencial de manjericão é eficaz no alívio de resfriados, gripes e febres associadas. Devido à sua natureza antiespasmódica, é freqüentemente usado para reduzir os sintomas da coqueluche.

Alivia os sintomas da asma

Juntamente com a sua função no alívio da tosse, também pode ser usado para aliviar os sintomas de asma, bronquite e sinusite.

Potencial antibacteriano

Pesquisa liderada por Sienkiewicz M, sugere que o óleo de manjericão tem o potencial de inibir o crescimento da bactéria E. Coli.

Antifúngico e repelente de insetos

De acordo com um estudo de S. Dube. O óleo essencial de manjericão inibiu o crescimento de 22 espécies de fungos e também é eficaz contra o inseto Allacophora foveicolli. Este óleo também é menos tóxico quando comparado aos fungicidas comercialmente disponíveis.

Alivia o estresse

Devido à natureza calmante do óleo essencial de manjericão, é amplamente utilizado na aromaterapia. Este óleo essencial tem um efeito refrescante quando cheirado ou consumido, por isso é usado para proporcionar alívio da tensão nervosa, fadiga mental, melancolia, enxaqueca e depressão. O uso regular desse óleo essencial proporciona força mental e clareza.

Melhora a circulação sanguínea

Óleo essencial de manjericão melhora a circulação sanguínea e ajuda a aumentar e otimizar várias funções metabólicas do corpo.

Alivia a dor

O óleo essencial de manjericão é um analgésico e proporciona alívio da dor. É por isso que esse óleo essencial é frequentemente usado em casos de artrite, feridas, ferimentos, queimaduras, contusões, cicatrizes, lesões esportivas, recuperação cirúrgica, torções e dores de cabeça.

Cuidados com os olhos

O óleo essencial de manjericão é oftálmico e pode aliviar rapidamente os olhos vermelhos.

Previne o vômito

O óleo essencial de manjericão pode ser usado para prevenir o vômito, particularmente quando a fonte da náusea é a doença do movimento, mas também de muitas outras causas.

Cura Comichão

Óleo essencial de manjericão também é uma boa opção para reduzir a comichão de mordidas e picadas de mel de abelhas, insetos e até cobras.

Palavra de Cuidado: Óleo essencial de manjericão e manjericão em qualquer outra forma devem ser evitados por mulheres grávidas, amamentando ou amamentando. Por outro lado, algumas pessoas sugerem que aumenta o fluxo de leite, mas mais pesquisas precisam ser feitas.

Misturando

Óleo essencial de manjericão combina bem com bergamota, sálvia, cravo, gerânio, limão, limão, hissopo, zimbro, eucalipto, neroli, manjerona, alecrim, Melissa e lavanda.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here