11 Benefícios do Óleo Essencial de Benjoim

0
492

Os benefícios do óleo de benjoim podem ser atribuídos às suas propriedades como antidepressivo , carminativo , cordial, desodorante, desinfetante e relaxante. Também funciona como um diurético, expectorante , anti-séptico, vulnerável, adstringente, anti- inflamatório , anti-reumático e uma substância sedativa.

O que é o óleo essencial de benjoim?

O óleo essencial de benjoim é de cor dourada, aromático, espesso e um óleo resinoso obtido da árvore Benjoin cujo nome científico é Styrax benjoim . Seus componentes principais são o benzoato de benzila, o ácido benzóico, o benzaldeído, o benzoato de coniferila, o ácido cinâmico e a vanilina. Este último componente dá um aroma parecido com baunilha .

O óleo de benjoim está em uso há milhares de anos. Foram encontradas instâncias de seu uso em algumas das civilizações mais antigas do mundo, particularmente em suas cerimônias religiosas e medicamentos, principalmente devido às suas propriedades antidepressivas, desinfetantes e aromáticas.

Benefícios do óleo essencial de benjoim

Pesquisas modernas descobriram uma série de propriedades medicinais do óleo de benjoim, as melhores das quais estão listadas abaixo.

Melhora a Circulação

O óleo essencial de benjoim eleva o espírito e eleva o humor. É por isso que foi e ainda é amplamente usado em cerimônias religiosas em muitas partes do mundo. É usado em incensos e outras substâncias que, quando queimadas, emitem a fumaça com o aroma característico do óleo de benjoim.

As moléculas dos componentes desse óleo, junto com a fumaça inalada, entram em nossas narinas e são detectadas por nossos receptores olfativos e seus efeitos são transmitidos ao nosso cérebro, estimulando assim o centro nervoso. . Isso também dá uma sensação de calor, estimula o batimento cardíaco e melhora a circulação . Estas propriedades do óleo de benjoim foram detectadas há muito tempo e usadas para criar um clima de celebração em uma reunião.

Alivia a ansiedade

O óleo essencial de benjoim, além de ser um estimulante e um antidepressivo, por um lado, é um relaxante e sedativo do outro. Alivia a ansiedade , a tensão, o nervosismo e o estresse , levando o sistema nervoso e neurótico ao normal. É por isso que, no caso da depressão , dá uma sensação de humor elevado e relaxa as pessoas em caso de ansiedade e estresse. effects. Também tem efeitos tranquilizantes . Assim, não pode ser usado por estudantes, particularmente durante os exames, quando eles pretendem estudar durante a noite.

Previne Infecções

Isto descreve um agente que protege feridas abertas de infecções. Esta propriedade do óleo essencial de benjoim é conhecida há séculos e os casos de tal uso foram encontrados nos restos mortais de muitas civilizações antigas em todo o mundo.

Previne Sepse

O óleo essencial de benjoim é um bom anti-séptico e desinfetante.

Os componentes como benzaldeído, ácido benzóico e benzoato de benzila são substâncias germicidas, bactericidas, fungicidas e antivirais muito eficazes.

Até mesmo a extensão em que a fumaça se espalha pela queima faz com que a zona seja desinfetada dos germes.

Quando aplicado externamente a feridas, impede o desenvolvimento da sepse.

Melhora a Digestão

O óleo essencial de benjoim tem propriedades carminativas e anti-flatulentas. Ajuda na remoção de gases do estômago e intestinos e alivia a inflamação dos intestinos. Isto é mais uma vez devido aos seus efeitos relaxantes. Ele relaxa a tensão muscular na região abdominal e ajuda a liberar os gases. Isso ajuda a regular a digestão e melhora o apetite.

Remove o mau cheiro

Sendo muito rico em aroma, o óleo essencial de benjoim é amplamente utilizado como desodorante. Sua fumaça enche os quartos com um aroma agradável e afasta o odor. Misturado com água de banho e óleos de massagem , ou se aplicado ao corpo, mata o odor corporal assim como os germes que o causam. Esta propriedade vem da presença de derivados do anel de benzeno neste óleo. O benzeno é um hidrocarboneto cíclico e, como todos os outros compostos orgânicos cíclicos, é aromático por natureza.

Cuidados com a pele

Tem propriedades adstringentes, que tonificam os músculos e a pele . Se misturado com água e usado como um enxaguatório bucal, também aperta as gengivas. Esta propriedade adstringente é muito útil para o lifting facial e para a redução de rugas na pele.

Trata Tosse

O óleo essencial de benjoim, sendo quente e desinfetante na natureza, comporta-se como um bom expectorante. Ajuda na remoção de tosses do sistema respiratório , incluindo traqueia, brônquios e pulmões, e alivia a congestão. Isso, portanto, facilita a respiração. Suas propriedades tranquilizantes ajudam a relaxar e induzir o sono para pacientes que não conseguem dormir devido a congestão extrema de tosses e resfriados. Devido a esta propriedade, também é usado em bálsamos, fricções e vaporizadores.

Facilita a micção

O óleo essencial de benjoim tem propriedades diuréticas, o que significa que promove e facilita a micção, tanto em frequência como em quantidade, ajudando assim a remoção de substâncias tóxicas do sangue através da micção. A micção também ajuda a reduzir a pressão arterial , perder peso e melhorar a digestão.

Acalma Inflamação

O óleo essencial de benjoim é anti-inflamatório na natureza e acalma a inflamação em casos de varíola, sarampo , erupções cutâneas, erupções e outros. Também ajuda a aliviar a inflamação do sistema digestivo causada pela ingestão excessiva de alimentos condimentados.

 

Alivia a artrite

Estas são duas das propriedades mais utilizadas do óleo de benjoim. Dá alívio ao reumatismo e artrite quando aplicado externamente, devido à fácil absorção dos componentes benzílicos através dos poros da pele. Devido a isso, ele é usado em uma série de bálsamos anti-artríticos.

Outros benefícios

Previne e cura as rachaduras da pele, feridas e estimula secreções de enzimas e hormônios como a insulina de glândulas endócrinas, como o pâncreas, diminuindo assim o nível de açúcar no sangue e regulando outras funções metabólicas.

 

Palavra de cautela: Benjoim e seus derivados, apesar de serem altamente aromáticos, são tóxicos por natureza. Portanto, a ingestão ou inalação de quantidades excessivas pode causar náusea, vômito, dor de cabeça e falta de oxigênio no sangue, por isso deve ser evitado.

Mistura: O óleo de benjoim combina bem com os óleos Laranja, Petit Grain, Coentro , Incenso , Bergamota, Zimbro, Lavanda, Limão , Mirra, Rosa e Sândalo .

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here