10 Benefícios Surpreendentes do Chocolate

Os benefícios do chocolate para a saúde incluem função cardíaca ativa, controle do apetite, melhora da memória, elevação do humor, tratamento da tosse e do frio, bom funcionamento do sistema nervoso e alívio do estresse. Também ajuda a melhorar a visão, aumentar a energia, proteger as queimaduras solares e curar a diarréia.

O que é chocolate?

Chocolate é uma preparação doce, castanha de cacau torrado ou moído Theobroma cacau (nome científico – Theobroma cacao L.), leite e açúcar. É igualmente querido para os jovens e os idosos e para os homens e mulheres e este tratamento de dar água na boca, que já existe há mais de 3000 anos, pode ser muito benéfico para a sua saúde.

Informações Nutricionais do Chocolate

O chocolate é rico em calorias e contém carboidratos, açúcar e gorduras, juntamente com alguma quantidade de proteína. É uma rica fonte de vitamina B12, niacina, riboflavina, vitamina E e fósforo, manganês e zinco. Também contém cálcio, magnésio, potássio e ferro. Chocolate, especialmente a variedade de chocolate escuro feita a partir de grãos de cacau, é embalado com uma grande variedade de antioxidantes poderosos como flavonóides e polifenóis.

 

Porção : 100g 1 oz (28,35 g) 1 bar (162 g)
NutrienteValor
Água [g]0,97
Energia [kcal]546
Proteína [g]4,88
Lipídio total (gordura) [g]31,28
Carboidrato, por diferença [g]61,17
Fibra dietética total [g]7
Açúcares totais [g]47,9
Cálcio, Ca [mg]56
Ferro, Fe [mg]8,02
Magnésio, Mg [mg]146
Fósforo, P [mg]206
Potássio, K [mg]559
Sódio, Na [mg]24
Zinco, Zn [mg]2,01
Tiamina [mg]0,03
Riboflavina [mg]0,05
Niacina [mg]0,73
Vitamina B-6 [mg]0,04
Vitamina B-12 [µg]0,23
Vitamina A, RAE [µg]2
Vitamina A, UI [UI]50
Vitamina E (alfa-tocoferol) [mg]0,54
Vitamina K (filoquinona) [µg]8,1
Ácidos graxos saturados totais [g]18,52
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g]9,54
Ácidos graxos polinsaturados totais [g]1,09
Ácidos graxos, trans total [g]0,11
Colesterol [mg]8
Cafeína [mg]43
Fontes incluem: USDA 

Benefícios para a saúde do chocolate

Os benefícios do chocolate para a saúde incluem o seguinte:

Reduz Riscos Cardíacos

Consumir chocolate reduz os riscos cardiovasculares em um terço. O ácido esteárico, apesar de ser um ácido graxo saturado encontrado no cacau, não contribui para os níveis de colesterol e pode reduzir a possibilidade de ataques cardíacos e aterosclerose, que é causada pela inflamação das artérias. Cacau também é conhecido por reduzir os níveis de LDL (mau colesterol) e aumentar os níveis de HDL (bom colesterol). As propriedades antioxidantes dos flavonóides também protegem o coração contra os danos infligidos pelos radicais livres.

Controle de apetite

Variante mais alta do chocolate, chocolate amargo também é conhecido por suprimir o apetite. Consumir chocolate amargo dá uma sensação de estar cheio, o que ajuda a evitar excessos.

Mantém o Sistema Nervoso

Um estudo sugere que a epicatequina e os flavonóides, compostos presentes no chocolate amargo, podem ajudar a proteger o cérebro dos derrames.

Estes compostos também são úteis para reduzir o risco de distúrbios nervosos, como a doença de Alzheimer, de acordo com um estudo.

Ajuda a combater o resfriado

Cacau, devido à vitamina C, alcalóides e flavonóides presentes, dá alívio de tosses e resfriados. Os ácidos graxos, como ácido esteárico, ácido palmítico e ácido oleico, proporcionam alívio da dor de garganta, tosse contínua e resfriados.

Gerencia Diabetes

Chocolate escuro e sem açúcar (cacau) é muito amargo a gosto devido à presença de alcalóides como a cafeína e outros. O amargor desses alcalóides neutraliza o açúcar no sangue. Além disso, sendo um estimulante na natureza, eles estimulam a secreção de bílis e insulina, que novamente ajudam a quebrar o açúcar, resultando em níveis mais baixos de açúcar no sangue.

Antidepressivo

Cacau contém cafeína que é um alcalóide, teobromina e feniletilamina (uma amina, particularmente conhecida por ser anti-depressivo), todos os quais são estimulantes na natureza. Eles são elevadores de humor e antidepressivos muito eficazes.

Reduz o estresse

Cacau contém triptofano, um aminoácido que tem efeitos relaxantes. Isso tem efeitos calmantes e refrescantes em casos de tensão e estresse.

Regula a pressão arterial

Flavonóides no cacau contêm polifenóis como catequinas, epicatequinas e procianidinas, que aumentam os níveis de óxido nítrico no sangue, o que ajuda a manter a pressão arterial adequada. O óxido nítrico ajuda a prevenir o espessamento do sangue e a manter a fluidez, diminuindo a pressão nas artérias e veias e, finalmente, regulando a pressão arterial.

Por outro lado, no caso de pessoas que sofrem de pressão baixa, os estimulantes como cafeína e teobromina, bem como o açúcar presente no chocolate, ajudam a elevar a pressão arterial para corrigir os níveis.

 

Melhora a oxidação

Polifenóis como catequinas, epicatequinas e procianidinas presentes no cacau são antioxidantes muito bons. Eles minimizam os efeitos dos radicais livres e curam os danos já causados ​​por esses subprodutos celulares perigosos.

Crescimento Fetal

Consumir chocolate durante a gravidez não só eleva o humor da mãe, mas também ajuda a transmitir a felicidade para o feto. Estudos mostram que isso tem um efeito positivo no crescimento e na saúde do recém-nascido.

Inteligência Superior

O chocolate deixa você mais acordado e alerta, o que indiretamente também ajuda a aumentar a inteligência. Os flavonóides aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro. Um estudo diz que a alimentação de chocolate para o seu filho durante os exames aumentaria as habilidades de resolução de matemática do seu filho.

Melhora a visão

Não são apenas as cenouras que melhoram sua visão. Chocolate aumenta a visão, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro e retina.

Melhora os níveis de energia

Ácidos graxos como ácido esteárico e ácido palmítico (ambos saturados) e ácido oleico (insaturados) ajudam a engordar e a fornecer energia, sem o risco de acumular colesterol, no que diz respeito ao cacau puro. Quando o cacau é transformado em chocolate, a quantidade de colesterol que você obtém depende do tipo de leite (creme tonificado, semi-tonificado ou creme) e dos produtos lácteos ( manteiga, sólidos lácteos) utilizados e dos exercícios que você faz. O açúcar no chocolate também dá energia e relaxa o corpo.

Atua como um prebiótico

Os altos flavonóides presentes nos chocolates aumentam as boas bactérias no intestino. Isso ajuda na melhor repartição dos alimentos, aumentando a eliminação de resíduos tóxicos do corpo.

Alivia a queimadura solar

A presença de flavonóides aumenta a densidade e a espessura da pele. Também ajuda a reduzir o efeito dos raios UV na pele, protegendo-o das queimaduras solares. O chocolate também garante uma pele saudável e bem hidratada, que se desdobra como uma fórmula antienvelhecimento.

Cura diarréia

O cacau, devido aos seus alcalóides, tem sido tradicionalmente usado contra a diarréia. Um estudo confirma este benefício, pois descobriu que os flavonóides do cacau se ligam a uma proteína que regula a secreção de líquido no intestino, em última análise, regularizando o movimento do intestino.

Potencial anticancerígeno

O cacau é rico em flavanóis, um tipo de antioxidante conhecido por minimizar os danos às células, o que poderia manter o câncer sob controle. Para explorar os benefícios anticâncer do chocolate, a American Câncer Society recomenda a experimentação de chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau, em pequenas quantidades.

Afrodisíaco Natural

Teobromina e fenetilamina são dois compostos que supostamente são afrodisíacos por natureza e podem ser devido às suas propriedades estimulantes. Mais estudos são necessários para confirmar os achados.

Armazém de Minerais

O cacau também é rico em minerais como ferro (bom para o sangue), cálcio (bom para ossos), magnésio (cura a acidez e melhora a digestão ), cobre ( desinfetante ) e potássio (regula a pressão sanguínea).

Efeitos colaterais do chocolate

Evite a ingestão de chocolate nas seguintes condições:

  • Menos atividade física: Chocolates com muito creme de leite, manteiga e açúcar não são recomendados para pessoas obesas ou para aqueles que participam de muito pouca atividade física. Além disso, é bom para atletas e trabalhadores duros.
  • Medicação: A cafeína do chocolate neutraliza outras drogas (principalmente medicamentos homeopáticos). Então, evite quando estiver tomando medicação.
  • Sensibilidade à cafeína: Os efeitos colaterais da cafeína incluem insônia e nervosismo. O cacau também é viciante devido à presença de cafeína e outros alcalóides e aminas.

Consumir chocolate também pode causar:

  • Baixos níveis de açúcar: Comer muito chocolate escuro e sem açúcar pode reduzir os níveis de açúcar no sangue a níveis alarmantes e pode causar fadiga.
  • Aflição física: Os alcalóides podem causar dores de cabeça, enxaquecas, distúrbios neuróticos, alergias e constipação.
  • Intoxicação por chumbo: O cacau também pode levar a envenenamento por chumbo a longo prazo, pois os grãos de cacau absorvem o chumbo.

Consumi-lo com leite reduz os efeitos adversos acima discutidos em grande medida, mas não completamente. Cacau pode ser perigoso para alguns animais de estimação, por isso não o coma indiscriminadamente ou deixe-o deitado em casa. Considere ter um dos muitos tipos diferentes de chocolates entregues a você, ou obter alguns de quase qualquer loja ao redor!

 

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