10 Melhores Benefícios do Nêspera

A Nêspera tem vários benefícios para a saúde, incluindo a capacidade de prevenir o diabetes, baixar os níveis de colesterol e proteger a densidade mineral óssea. Tem potencial anti- câncer e também ajuda a melhorar a saúde gastrointestinal, aumenta a saúde da visão, fortalece o sistema imunológico, acalma o trato respiratório, aumenta a circulação e diminui a pressão sanguínea.

O que é nêspera?

Se você já esteve andando através centro-sul da China e tropeçou em um pequeno arbusto ou árvore com laranja brilhante, então talvez você está familiarizado com nêspera. Cientificamente chamado de Eriobotrya japonica, a nêspera também é conhecida por outros nomes como a ameixa chinesa, a ameixa japonesa, a nêspera japonesa, a pipa, o Nispero e a ameixa maltesa.

Em forma de pêra e ligeiramente maior que uma ameixa, os frutos podem ter pele amarela ou laranja, às vezes com um rubor vermelho. A carne picante da fruta é branca, amarela ou laranja com manga e pêssego. Pode ser comido fresco ou em forma seca. As coloridas, sem manchas, são suculentas em comparação com as esverdeadas, ácidas e ácidas.

Sendo uma das primeiras frutas a ser cultivada no continente asiático, é nativa da China, mas foi naturalizada no Japão há mais de um milênio. Existem duas variedades principais de nêspera: chinesa e japonesa. No leste da Ásia, dizem que existem mais de 800 variedades. Hoje, é cultivado em muitas partes do mundo.

Porção : 100g 1 xícara, em cubos (149 g) 1 grande (20 g) 1 médio (16 g) 1 pequeno (13,6 g)
NutrienteValor
Água [g]86,73
Energia [kcal]47
Proteína [g]0,43
Lipídio total (gordura) [g]0,2
Carboidrato, por diferença [g]12,14
Fibra dietética total [g]1,7
Cálcio, Ca [mg]16
Ferro, Fe [mg]0,28
Magnésio, Mg [mg]13
Fósforo, P [mg]27
Potássio, K [mg]266
Sódio, Na [mg]1
Zinco, Zn [mg]0,05
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg]1
Tiamina [mg]0,02
Riboflavina [mg]0,02
Niacina [mg]0,18
Vitamina B-6 [mg]0,1
Folato, DFE [µg]14
Vitamina B-12 [µg]0
Vitamina A, RAE [µg]76
Vitamina A, UI [UI]1528
Ácidos graxos saturados totais [g]0,04
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g]0,01
Ácidos graxos polinsaturados totais [g]0,09
Ácidos graxos, trans total [g]0
Colesterol [mg]0
Fontes incluem: USDA

 

Fatos da Nutrição do Loquat

A Nêspera frutas e folhas incluem pectina ( fibra ), vitamina A, vitamina C e complexo riboflavina, niacina, piridoxina, folatos e ácido fólico, o que torna muito eficaz para impulsionar a saúde humana em geral. Nêspera também são uma excelente fonte de ferro, cálcio, manganês, potássio, fósforo, zinco, cobre e selênio. Baixo em colesterol e calorias, nêspera contém gorduras monoinsaturadas como ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 ácidos graxos.

Benefícios da Nêspera para a saúde

Vamos dar uma olhada mais de perto nos muitos benefícios para a saúde da nêspera.

Reduz a pressão arterial

Um dos muitos nutrientes encontrados em boa oferta na nespera é o potássio, que atua como um vasodilatador para o sistema cardiovascular. Ao reduzir o esforço e a pressão nos vasos sanguíneos e nas artérias, o potássio é capaz de baixar a pressão arterial e proteger a saúde do coração. O potássio é muitas vezes considerado um impulsionador do cérebro, devido ao aumento do fluxo de sangue para os capilares do cérebro, o que pode melhorar a cognição.

Previne Diabetes

O chá de nêspera é frequentemente sugerido para prevenir ou tratar o diabetes, já que o açúcar do sangue tem mostrado uma redução significativa naqueles que o consomem regularmente. Os compostos orgânicos exclusivos encontrados no chá de nêspera são capazes de regular os níveis de insulina e glicose, o que ajuda a proteger contra o diabetes. Além disso, para aqueles que sofrem de diabetes, evitando picos e quedas no açúcar no sangue é crucial, que este chá pode ajudar.

Potencial anti-câncer

Como um componente tradicional da medicina, sugere-se que a nêspera tenha propriedades quimioprotetoras.

Estudos em animais realizados com o extrato de frutas mostraram que ele pode suprimir a carcinogênese celular em diferentes estágios, como a iniciação do câncer, proliferação e metástase.

Além disso, folhas de nêspera contêm polifenóis que exibiram citotoxicidade contra células tumorais orais humanas, de acordo com um estudo realizado no Japão.

Estudos publicados no Archives Pharmacal Research também mostram que as folhas têm propriedades anti-metastáticas e apresentam potencial anti-câncer. Mais estudos são necessários para avaliar o potencial para o tratamento do câncer.

Suaviza o Sistema Respiratório

Substâncias expectorantes são importantes no tratamento de resfriados e outras infecções respiratórias. O chá de nêspera é usado como expectorante, seja quando bêbado ou gargarejado, pois pode causar tosse e, através disso, a expulsão de muco e catarro. É aí que as bactérias podem viver e crescer, ao mesmo tempo em que exacerbam outros sintomas, de modo que a eliminação dessas substâncias tóxicas do trato respiratório pode ajudá-lo a se sentir melhor rápido.

Aumenta a imunidade

Nêspera é uma fonte maravilhosa de vitamina C, que ajuda a estimular a produção de glóbulos brancos, a primeira linha de defesa do corpo contra patógenos, e também funciona como um antioxidante para prevenir doenças crônicas. Além disso, a vitamina C é necessária para a produção de colágeno, o que ajuda o crescimento e reparação de tecidos em todo o corpo. A folha de nespereira também produz ácidos contendo antígenos como glicosídeos megastigmane e compostos polifenólicos, que atuam como agentes antivirais. Os compostos triterpenos ajudam a destruir o rinovírus, que causa o resfriado comum.

Ajuda na digestão e perda de peso

A pectina é um tipo particular de fibra alimentar encontrada em nêspera, e é frequentemente elogiada como uma ajuda digestiva. A fibra dietética pode aumentar as fezes e estimular o movimento peristáltico, o que ajuda na regularidade dos movimentos intestinais. Se você sofre de constipação, diarreia, cólicas, inchaço ou outros distúrbios estomacais, a fibra alimentar pode aliviar essa inflamação e melhorar a saúde do seu intestino. Comer mais fibras também pode mantê-lo satisfeito por mais tempo, interrompendo as dores da fome que o fazem comer demais.

Protege o Cérebro

Os poderosos antioxidantes contidos no nêspera combatem o estresse oxidativo devido aos radicais livres, que é uma das principais causas de degeneração neurológica e perda de memória.

Controla os níveis de colesterol

Embora o mecanismo preciso não seja totalmente compreendido, a pesquisa ligou diretamente a nêspera a níveis mais baixos de colesterol em indivíduos que consumiam regularmente a fruta e o chá. Este benefício para a saúde de nêspera é muito excitante, mas também relativamente pouco comprovado em grande escala, e estudos para descobrir mais estão em andamento.

Fortalece Ossos

A perda de densidade mineral óssea é um grande problema para muitas pessoas à medida que envelhecem, especialmente para as mulheres após a menopausa. Felizmente, a nêspera tem demonstrado prevenir a perda de densidade óssea em várias partes do corpo, devido à sua rica mistura de vitaminas, nutrientes e componentes químicos que imitam hormônios.

Regula o sistema circulatório

Níveis elevados de ferro na dieta de uma pessoa são importantes se eles quiserem evitar a anemia e seus sintomas brutais. O ferro é encontrado em altas concentrações na nêspera, o que é uma boa notícia para os glóbulos vermelhos. O ferro é uma parte necessária da hemoglobina, que transporta os glóbulos vermelhos oxigenados por todo o corpo, aumentando assim a circulação. Isso pode acelerar a cura, aumentar a energia e garantir que todos os seus sistemas de órgãos estejam funcionando com capacidade total!

Palavra de cautela

  • O consumo excessivo de extrato de folhas de nespereira (uma forma concentrada ocasionalmente vendida em lojas de produtos naturais ou derivados naturais) pode causar miopatia tóxica, que é fraqueza e dor inespecífica.
  • As sementes da nêspera contêm substâncias tóxicas e podem ser fatais se consumidas. 

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