10 Benefícios Surpreendentes do Camu-Camu

0
247

Os benefícios do camu-camu incluem sua capacidade de auxiliar na perda de peso, estimular o sistema imunológico, proteger contra lesões no fígado e doenças crônicas e reduzir a inflamação. É rico em vitamina C, que ajuda a desintoxicar o corpo e prevenir infecções virais. O camu-camu também é bom para reduzir as alterações de humor, promover a saúde ocular, melhorar a saúde sexual e prevenir distúrbios cognitivos.

Sobre Camu-Camu 

Enquanto o nome científico desta árvore ribeirinha é Myrciaria dubia, a maior parte do mundo conhece seus cereja. Essas frutas não eram conhecidas pelo resto do mundo até recentemente, e o maior importador é na verdade o Japão, mas à medida que mais e mais é descoberto sobre sua notável composição nutricional, a demanda está aumentando. Enquanto a fruta é relativamente fácil de colher, ainda não há cultivo em larga escala fora da América do Sul, tornando-a uma cultura muito importante.

Camu-Camu Usos

Em termos de usos, o camu-camu não tem um sabor irresistível, por isso é comumente usado em sorvetes ou doces, mas pouco mais. O pó seco de camu-camu também foi vendido como um suplemento dietético, dado seu rico conteúdo de nutrientes, incluindo alguns antioxidantes e aminoácidos essenciais como a valina para a saúde humana.

Benefícios para a saúde do Camu-Camu

Vamos dar uma olhada mais de perto nos benefícios para a saúde dessa fruta.

Teor de Vitamina C

Não há como falar sobre o camu-camu sem antes mencionar a grande quantidade de vitamina C encontrada nessa dupla notável. Tem uma das maiores concentrações de vitamina C de qualquer fonte de alimento, e desde que a vitamina C é não só vital para a saúde humana mas também impossível de criar naturalmente em nosso corpo, ter uma fonte rica como camu-camu é uma enorme vantagem. Além disso, a vitamina C sintética que foi recentemente injetada em alimentos para aumentar sua potência não é tão benéfica quanto a vitamina C. A ação do ácido ascórbico estimula a produção de glóbulos brancos, o que aumenta significativamente o sistema imunológico e também é um componente chave. produção de colágeno, que ajuda a reparar e desenvolver células, tecidos e órgãos. Apenas como uma comparação, o camu-camu tem 200 vezes mais vitamina C do que uma banana em termos de vitamina C por onça.

Saúde do Fígado

O camu-camu é conhecido por melhorar a saúde do fígado. Pesquisas na Escola de Pós-Graduação em Ciências Agrícolas dos Estados Unidos afirmam que a presença de um composto chamado 1-metilmalato no camu-camu ajuda no tratamento de uma lesão hepática.

Perda de peso

De acordo com um estudo recente realizado sobre os efeitos do camu-camu em uma dieta para perda de peso, a fruta realmente exibiu muitas propriedades benéficas.

Tem a capacidade de ajudá-lo a manter uma bactéria intestinal saudável, que desempenha um papel fundamental no metabolismo.

Além disso, a adição de camu-camu à sua dieta não só o ajudará a eliminar quilos extras, mas também ajudará a reduzir o risco de doenças crônicas que estão relacionadas à obesidade.

Melhora a capacidade cognitiva

Os vários efeitos antioxidantes do camu-camu, alguns dos quais são derivados da enorme quantidade de vitamina C, também ajudam a eliminar o acúmulo de placa nas vias cognitivas, freqüentemente causado por radicais livres e estresse oxidativo. O camu-camu tem sido associado à prevenção de certos distúrbios cognitivos. Também pode aumentar a capacidade cognitiva em pessoas mais jovens, aumentando as habilidades de foco, memória e concentração.

Propriedade anti-inflamatória

A vitamina C é uma substância anti-inflamatória natural, mas os outros nutrientes e aminoácidos encontrados no camu-camu, como antocianinas, catequinas e flavonóis, também são potentes agentes anti-inflamatórios. Para pessoas que sofrem de artrite e gota, para hemorróidas e dores de cabeça, o camu-camu pode oferecer alívio da dor e aliviar a inflamação.

Reduz as oscilações de humor

Pesquisas indicaram que o camu-camu pode ter um efeito relaxante sobre o corpo, agindo quase como um sedativo, o que pode certamente ajudar a equilibrar as mudanças de humor e aliviar a ansiedade mental. Embora o caminho exato não esteja completamente claro, os altos níveis de magnésio e outras vitaminas que reduzem a inflamação e acalmam o corpo são provavelmente a causa por trás desse importante benefício à saúde, particularmente para pessoas que sofrem de depressão ou alterações de humor na menopausa.

Propriedades antivirais e antibacterianas

As qualidades anti-sépticas naturais do camu-camu o tornam ideal para combater infecções bacterianas e virais, incluindo E. coli e várias doenças sexualmente transmissíveis, como herpes. Isso faz do camu-camu um poderoso suplemento dietético para todos, já que nossos sistemas imunológicos são constantemente atacados por esses agentes estrangeiros.

Evita a infertilidade

Demonstrou-se que o camu-camu previne a infertilidade protegendo especificamente a saúde dos órgãos sexuais e assegurando o funcionamento adequado desses sistemas.

Melhora a visão

Os carotenoides são primariamente elogiados por sua capacidade de proteger a saúde dos olhos como um antioxidante, embora eles tenham outros papéis importantes no corpo. Ao eliminar o estresse oxidativo no sistema ocular, os carotenoides do camu-camu podem prevenir o início da degeneração macular e o desenvolvimento de catarata, permitindo que você enxergue claramente sua velhice.

Ajuda na digestão

O teor de fibra dietética do camu-camu não é tão notável quanto o conteúdo de vitamina C, mas ainda é significativo e pode ajudar a melhorar sua saúde geral ao otimizar seus processos digestivos e até mesmo proteger seu coração dos perigos dos níveis de colesterol desequilibrados. Fibra também regula a atividade de receptores de insulina no corpo, ajudando assim a gerenciar e até mesmo prevenir o diabetes.

Palavra de cautela: Camu-camu não é conhecido como um alimento alergênico e pode ser tomado em conjunto com outros medicamentos e suplementos. Se você sofre de gota ou outras condições relacionadas ao ácido úrico, camu-camu pode exacerbar os sintomas, por isso não deixe de consultar um médico antes de adicioná-lo à sua dieta.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here