10 Benefícios Incríveis do Arroz

1
547

Os benefícios do arroz incluem sua capacidade de fornecer energia instantânea, regular e melhorar os movimentos intestinais, estabilizar os níveis de açúcar no sangue e retardar o processo de envelhecimento. Também desempenha um papel no fornecimento de vitamina B1 ao corpo humano.

Outros benefícios incluem sua capacidade de auxiliar no cuidado da pele, aumentar o metabolismo, regular a digestão e reduzir a pressão alta. Ele ajuda na perda de peso, estimula o sistema imunológico e fornece proteção contra disenteria e doenças crônicas.

O que é o arroz?

O arroz é um Oryza sativa e Oryza glaberrima, também conhecidas como arroz asiático e australiano, respectivamente. O grão vem em mais de 40.000 variedades com diferentes formas, tamanhos, texturas, aromas e cores.

Diferentes tipos de arroz incluem branco, marrom, rosa, macarrão, pérola negra, levedura vermelha, jasmim selvagem e arroz de sushi , entre outros. Eles podem ser grãos longos, grãos médios e grãos curtos e ter um tempo de preparação muito curto.

 

Também é bem conhecido pela infinidade de benefícios que proporciona, tornando-se a razão pela qual é frequentemente utilizado em alimentos para animais de estimação, como ingrediente em cosméticos, como produtos de limpeza facial e hidratantes, e em suplementos alimentares e pílulas.

Nutrição

A maioria das variedades contém uma grande quantidade de carboidratos e proteínas. O teor de fibras varia de acordo com os tipos de arroz. Por exemplo, o arroz integral tem mais fibra que o arroz branco e, portanto, é uma opção saudável. De acordo com o USDA National Nutrient Database, também é rico em cálcio, ferro, sódio, potássio, manganês, selênio e cobre. As niacina, ácido pantotênico e tiamina. É uma ótima comida para pessoas que querem uma opção sem glúten e contém gordura insignificante.

Para a maioria das pessoas, o arroz é sinônimo de arroz branco de grão curto. Esta variedade é considerada saudável, pois contém a maioria dos nutrientes e é rica em ácidos graxos ômega-6, que são conhecidos por suas propriedades pró-inflamatórias. No entanto, é geralmente baixo em vitaminas e minerais.

Porção : 100g 1 xícara (158 g)
NutrienteValor
Água [g]68,44
Energia [kcal]130
Proteína [g]2,69
Lipídio total (gordura) [g]0,28
Carboidrato, por diferença [g]28,17
Fibra dietética total [g]0,4
Açúcares totais [g]0,05
Cálcio, Ca [mg]10
Ferro, Fe [mg]1,2
Magnésio, Mg [mg]12
Fósforo, P [mg]43
Potássio, K [mg]35
Sódio, Na [mg]1
Zinco, Zn [mg]0,49
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg]0
Tiamina [mg]0,16
Riboflavina [mg]0,01
Niacina [mg]1,48
Vitamina B-6 [mg]0,09
Folato, DFE [µg]97
Vitamina B-12 [µg]0
Vitamina A, RAE [µg]0
Vitamina A, UI [UI]0
Vitamina E (alfa-tocoferol) [mg]0,04
Vitamina D (D2 + D3) [µg]0
Vitamina D [IU]0
Vitamina K (filoquinona) [µg]0
Ácidos graxos saturados totais [g]0,08
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g]0,09
Ácidos graxos polinsaturados totais [g]0,08
Colesterol [mg]0
Cafeína [mg]0
Fontes incluem: USDA

Benefícios para a saúde

É um alimento fundamental em muitas cozinhas ao redor do mundo e é uma importante cultura de cereais que alimenta mais da metade da população mundial. Os benefícios para a saúde desta cultura generalizada são explicados abaixo.

Fornece energia

Como o arroz é abundante em carboidratos, ele age como combustível para o corpo e ajuda no funcionamento normal do cérebro. Os carboidratos são metabolizados pelo corpo e transformados em energia funcional e utilizável. As vitaminas, minerais e componentes orgânicos encontrados nele aumentam o funcionamento e a atividade metabólica de todos os órgãos, o que aumenta ainda mais os níveis de energia.

Previne Obesidade

Faz parte integrante de uma dieta equilibrada, uma vez que pode fornecer nutrientes sem ter quaisquer impactos negativos na saúde.

Baixos níveis de gordura, colesterol e sódio também ajudam a reduzir a obesidade e as condições associadas.

Enquanto a maioria das pessoas têm este equívoco que o consumo de arroz branco causa um aumento nos níveis de glicose no sangue, que é uma das razões para a obesidade, a 2.013 pesquisas de papel mostraram que houve, de fato, nenhuma associação entre a freqüência de consumo de arroz e peso corporal, IMC ou obesidade central.

A maioria das pessoas prefere arroz integral com arroz branco, pois tem mais conteúdo de fibra e, portanto, é mais nutritivo.

Livre de glúten

O arroz naturalmente não contém glúten e, portanto, não causa inflamação no intestino. Isso significa que as pessoas que sofrem de doença celíaca podem facilmente incluí-lo em sua dieta.

Controla a pressão arterial

O arroz é pobre em sódio, por isso é considerado um dos melhores alimentos para quem sofre de hipertensão. O sódio pode causar veias e artérias a se contraírem, aumentando o estresse e a pressão sobre o sistema cardiovascular à medida que a pressão sanguínea aumenta. Isso também está associado a doenças cardíacas, como aterosclerose, ataques cardíacos e derrames, portanto, evitar um excesso desse mineral é sempre uma boa ideia.

Previne Câncer

Variedade de grãos inteiros de arroz integral, é rica em fibras insolúveis que ajudam a proteger contra muitos tipos de câncer. Cientistas e pesquisadores acreditam que essas fibras insolúveis são vitais para proteger o corpo contra o desenvolvimento e metástase de células cancerígenas. A fibra é benéfica na defesa contra o câncer colo-retal e intestinal. No entanto, além de fibra, também tem antioxidantes naturais como vitamina C, vitamina A e compostos fenólicos e flavonóides, que ajudam a eliminar os radicais livres do corpo. Um estudo publicado em 2017 na BioMed Research International forneceu evidências substanciais de que o consumo de subprodutos de arroz poderia fornecer quimioprevenção ideal devido aos fitonutrientes antioxidantes. No entanto, mais evidências científicas são necessárias para confirmar o benefício anticâncer.

Cuidados com a pele

Médicos especialistas dizem que o arroz em pó pode ser aplicado topicamente para curar as condições da pele. No subcontinente indiano, a água de arroz é prontamente prescrita pelos praticantes ayurvédicos como uma pomada eficaz para refrescar as superfícies da pele inflamada. Os compostos fenólicos, particularmente na variedade castanha ou silvestre, têm propriedades anti-inflamatórias, pelo que também são bons para aliviar a irritação e a vermelhidão. Seja consumido ou aplicado topicamente, ele tende a aliviar uma série de condições da pele. A capacidade antioxidante também ajuda a retardar o aparecimento de rugas e outros sinais prematuros de envelhecimento que afetam a pele.

Pode prevenir a doença de Alzheimer

Em um estudo realizado em ratos por Michiaki Okuda. Houve evidências sugerindo que o arroz integral, quando cozido sob alta pressão, retém seus nutrientes mais importantes. Este arroz integral de alta pressão reduz a beta-amilóide no cérebro, uma das principais proteínas responsáveis ​​pela doença de Alzheimer.Também mostrou o potencial para melhorar a disfunção cognitiva.

 

Qualidades Diuréticas e Digestivas

A casca de arroz é considerada um medicamento eficaz para tratar a disenteria. Como diurético, ajuda a eliminar toxinas do corpo como o ácido úrico, e até mesmo a perder peso, já que aproximadamente 4% da urina é composta de gordura corporal! O alto teor de fibras também aumenta a regularidade do movimento intestinal e protege contra vários tipos de câncer, além de reduzir as chances de doenças cardiovasculares. Os chineses acreditam que aumenta consideravelmente o apetite, cura doenças estomacais e reduz todos os problemas digestivos.

Melhora o Metabolismo

O arroz é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, como niacina, vitamina D, cálcio, fibras, ferro, tiamina e riboflavina. Essas vitaminas fornecem a base para o metabolismo do corpo, a saúde do sistema imunológico e o funcionamento geral dos órgãos.

Aumenta a saúde cardiovascular

O óleo de farelo de arroz é conhecido por ter propriedades antioxidantes que promovem a força cardiovascular, reduzindo os níveis de colesterol no corpo. As variedades de arroz selvagem e marrom são muito melhores do que a variedade branca, uma vez que a casca do grão é onde muitos dos nutrientes são; ironicamente, a casca é removida na preparação do arroz branco.

Alivia IBS

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Nova York escreveu um relatório detalhado sobre a dieta recomendada para Síndrome do Cólon Irritável (IBS) em 2018 no World Journal Gastroenterology. Nisso, eles concluíram que uma dieta baixa em carboidratos fermentáveis ​​conhecida como FODMAPS é recomendada para o manejo deste distúrbio digestivo. O arroz é um item de baixo FODMAP, que é clinicamente sugerido para consumo durante IBS, pois tem amido resistente, que atinge os intestinos e estimula o crescimento de bactérias úteis que ajudam nos movimentos intestinais normais. Além disso, este arroz insolúvel é muito útil na redução dos efeitos de condições como a síndrome do intestino irritável (SII) e diarréia .

Outros benefícios

O arroz pode prevenir a constipação crônica. A fibra insolúvel nela funciona como uma esponja macia que pode ser empurrada através do trato intestinal de forma rápida e fácil. O arroz integral e grãos integrais são conhecidos por serem ricos em fibras insolúveis. No entanto, também é aconselhável

Os diabéticos devem incluir a variedade marrom em vez da branca, que contém baixos níveis do índice glicêmico. Tão pouco quanto uma xícara de arroz integral em uma base diária fornece uma pessoa com quase 100% de sua necessidade diária de manganês, o que ajuda a produzir energia a partir de carboidratos e proteínas. Também é benéfico para o funcionamento normal do sistema nervoso e a produção de hormônios sexuais .

Seleção

As pessoas escolhem diferentes tipos de arroz, dependendo de suas necessidades culinárias, disponibilidade e possíveis benefícios para a saúde. Também pode ser definido pelo comprimento de cada grão. As cozinhas asiáticas são especializadas em grãos longos, enquanto os países americanos preferem grãos de tamanho curto ou médio.

Atualizações recentes

Segundo o Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz, nas Filipinas, o valor nutricional deste grão precisa ser melhorado ainda mais para que beneficie a humanidade. Sendo a cultura de cereais mais dominante na maior parte do mundo, pode melhorar a vida de milhões de pessoas que a consomem.

Esforços estão sendo feitos para aumentar o valor de micronutrientes desse grão, combinando métodos tradicionais de cultivo com biotecnologia moderna. O instituto afirma ainda que o desenvolvimento de arroz com altos compostos de ferro e zinco poderia ser possível através de bio-fortificação. Isso também pode induzir rendimentos de alta qualidade, que poderiam ser avidamente aceitos pelos agricultores, assim como os consumidores, por vidas mais longas e saudáveis.

 

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here