10 Benefícios Maravilhosos da Sardinha

Os benefícios da sardinha incluem a prevenção de doenças cardíacas e degeneração macular relacionada à idade. Ela também ajudam a fortalecer os ossos, estimular o sistema imunológico, melhorar a resistência à insulina e rejuvenescer a pele.

O que são sardinhas?

As sardinhas são peixes pequenos e oleosos que pertencem à família chamada Clupeidae. Eles também são conhecidos pelo nome de sardinhas em alguns lugares. Eles geralmente vêm em forma de peixe enlatado e são comumente conhecidos como sardinhas enlatadas. Apesar de serem considerados como uma única espécie, na realidade existem 21 tipos de peixes que se enquadram na categoria de sardinha.

As espécies mais populares de sardinhas incluem Sardina, Sardinops, sardinella e dussumieria. Estes peixes são encontrados principalmente nos oceanos Atlântico e Pacífico, bem como no Mar Mediterrâneo. Segundo um relatório, no passado, eles eram os peixes mais colhidos em todo o mundo.

As sardinhas eram um dos peixes mais fáceis de obter e eram conhecidas pelo homem durante alguns milênios. No entanto, eles ganhou popularidade durante o início do século 18 na Europa após a introdução da versão em lata. A mania de comer estes peixes rastejado lentamente para a América, bem como, onde eles se tornaram muito populares pela tarde 19 e início do século 20. O conceito de conservas de peixe se tornou um sucesso instantâneo nos Estados Unidos. As pessoas realmente acharam que era uma das melhores maneiras de armazenar alimentos .

Valor nutricional das sardinhas

 

Porção : 100g 1 xícara, drenada (149 g) 1 oz (28,35 g) 1 polegada cúbica (16 g) 1 lata (3,75 oz) (92 g) 1 pequeno (2-2 / 3 “x 1/2” x 1/4 “) (12 g) 1 sardinha (24 g)
NutrienteValor
Água [g]59,61
Energia [kcal]208
Proteína [g]24,62
Lipídio total (gordura) [g]11,45
Carboidrato, por diferença [g]0
Fibra dietética total [g]0
Açúcares totais [g]0
Cálcio, Ca [mg]382
Ferro, Fe [mg]2,92
Magnésio, Mg [mg]39
Fósforo, P [mg]490
Potássio, K [mg]397
Sódio, Na [mg]307
Zinco, Zn [mg]1,31
Vitamina C, ácido ascórbico total [mg]0
Tiamina [mg]0,08
Riboflavina [mg]0,23
Niacina [mg]5,25
Vitamina B-6 [mg]0,17
Folato, DFE [µg]10
Vitamina B-12 [µg]8,94
Vitamina A, RAE [µg]32
Vitamina A, UI [UI]108
Vitamina E (alfa-tocoferol) [mg]2,04
Vitamina D (D2 + D3) [µg]4,8
Vitamina D [IU]193
Vitamina K (filoquinona) [µg]2,6
Ácidos graxos saturados totais [g]1,53
Ácidos graxos, monoinsaturados totais [g]3,87
Ácidos graxos polinsaturados totais [g]5,15
Colesterol [mg]142
Cafeína [mg]0
Fontes incluem: USDA

Segundo o USDA, o óleo de peixe feito de sardinha contém energia e gorduras. incluem tiamina, riboflavina, niacina, vitamina B6, folato, vitamina B12, vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K.

Os ácidos graxos encontrados neles incluem gorduras saturadas totais, gorduras monoinsaturadas, gorduras poli-insaturadas e colesterol.

Esses ácidos graxos, vitaminas e elementos minerais ajudam na prevenção de muitas doenças e promovem a saúde geral.

Benefícios da sardinha para a saúde

A presença de macro e micronutrientes nestes peixes, sem ter um alto teor de gordura, os torna muito úteis para o nosso corpo. Abaixo estão alguns dos seus benefícios mais importantes.

Prevenção de Doenças Cardíacas

As sardinhas são ricas em ácidos graxos ômega-3, que são úteis na prevenção de doenças cardíacas. Pesquisa do Departamento de Ciência dos Alimentos e Nutrição da Universidade de Minnesota mostrou que os ácidos graxos ômega-3, como EPA (ácido eicosapentaenóico ) e DHA (ácido docosahexaenóico ) quebram o colesterol ruim ou LDL no corpo e ajudam na prevenção de doenças cardíacas.

Ácidos graxos ômega-3 também são conhecidos por quebrar a placa arterial, que bloqueia as artérias e aumenta a pressão arterial. Ao limpar a placa, esses ácidos graxos ajudam no controle da pressão arterial também.

Redução de coágulos sanguíneos

Os coágulos de sangue nas artérias podem ser perigosos para o sistema cardiovascular. A ingestão regular de gorduras ômega-3 encontradas em peixes como a sardinha é boa para o coração porque ajuda a reduzir o colesterol e a pressão sanguínea, prevenindo, assim, o derrame e a aterosclerose.

Risco Reduzido de Degeneração Macular

Um boletim informativo divulgado pelo National Eye Institute (NEI) diz que a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma condição geralmente observada entre pessoas com 50 anos ou mais. A degeneração macular e retiniana ao longo dos anos resulta em perda de visão. Tanto o NEI quanto o European Journal Clinical Nutrition sugerem que peixes como sardinhas resultam em um risco reduzido de desenvolver DMRI.

Propriedades anti-câncer

Um relatório de pesquisa sobre câncer publicado pelo Dr. Powel Brown e pelo Dr. Corey Speers no Journal National Cancer Institute, mostrou que a ingestão de cálcio e vitamina D pode ser muito útil na prevenção de certos tipos de câncer, como o câncer de mama. As sardinhas são uma das melhores fontes de cálcio e vitamina D. No entanto, mais pesquisas e ensaios clínicos são necessários.

Ossos fortes

As sardinhas são uma boa fonte de cálcio e o cálcio regular ajuda a fortalecer os ossos. Uma boa quantidade de cálcio, juntamente com o exercício, pode fortalecer os ossos e prevenir doenças como a osteoporose .

Sistema Imunológico Saudável

O consumo de sardinha pode ajudar na construção do sistema imunológico. Uma pesquisa do Journal Nutrition sugere que o óleo de peixe de sardinha pode melhorar o sistema imunológico, aumentando a contagem de células do sistema imunológico.

Cuidados com a pele

As gorduras encontradas nas sardinhas desempenham um papel essencial no nível celular das células da pele. O livro “ Forever Young: A ciência da nutrigenômica para a pele radiante, livre de rugas e saúde radiante em todas as idades ” do Dr. Nicholas Perricone diz que as sardinhas (peixes de água fria) ajudam a dar-lhe uma pele radiante.

 

Resistência a insulina

A resistência à insulina é um dos principais fatores a serem observados no diabetes. Nos casos em que há resistência à insulina, a insulina produzida no corpo é utilizada de forma menos eficiente. Isso, por sua vez, significa que há mais glicose no sangue do que normalmente deveria haver. Estudos mostraram que a resistência à insulina pode ser reduzida pelo consumo de sardinha, já que a proteína encontrada nelas é mais eficaz na redução da resistência à insulina em comparação com a proteína caseína.

Propriedades antioxidantes

As sardinhas contêm selênio, que é útil para neutralizar os radicais livres e proteger os órgãos contra danos.

Como comprar e armazenar sardinhas?

As sardinhas estão disponíveis em muitas variedades e são baratas em comparação com alguns outros peixes. Eles são melhores quando consumidos frescos. Enlatados vêm em uma variedade de sabores, como o sabor de mostarda , temperado com molho, com ou sem sal e outras versões e devem ser armazenados em local fresco. Dependendo do gosto, as pessoas fazem sua própria escolha. Por favor, verifique o prazo de validade na lata.

Receitas De Sardinha

As sardinhas podem ser assadas ou cozidas com bastante facilidade e podem ser servidas como prato principal, acompanhamento e até podem ser adicionadas a saladas.

  • As sardinhas frescas podem ser preparadas aplicando uma mistura de suas alho , suco de limão , condimentos e agentes aromatizantes, à sardinha fresca, que pode então ser grelhada ou assada.
  • Salada de sardinha e vegetais é mais uma receita grega simples. Tome sardinhas e refogue-as em azeite por alguns minutos. Cortar pequenos pedaços de tomate, pepino, azeitonas e fetta e adicioná-los à sardinha salteada. Adicione o limão, o vinagre, o sal e a pimenta e salpique salsa na salada.

Efeitos colaterais das sardinhas

Há certas coisas para lembrar ao comer esses peixes.

Alto teor de Purina: As sardinhas contêm uma grande quantidade de purinas. Purinas são estruturas básicas que formam DNA e RNA. Essas purinas se quebram em ácido úrico. Sabe-se que altos níveis de concentração de ácido úrico exercem grande pressão sobre os rins, já que precisam eliminar o excesso de ácido úrico. Purinas também devem ser evitadas em caso de ataques de gota.

Níveis mais altos de Mercúrio: As sardinhas contêm uma baixa quantidade de mercúrio naturalmente. No entanto, nos últimos tempos, devido aos poluentes cheios de mercúrio serem libertados para a atmosfera, que eventualmente entra no oceano, o mercúrio é inevitavelmente absorvido pelos peixes da sardinha. Seu consumo pode resultar em envenenamento. No entanto, em quantidades normais, isso não deve ocorrer.

Reações alérgicas: Sardinhas podem causar reações alérgicas em algumas pessoas. A pesquisa mostra que alguns compostos orgânicos conhecidos como aminas vasoativas, como tiramina, serotonina, triptamina, feniletilamina e histamina são encontradas neles. Estes podem causar reações alérgicas, como constrição dos músculos intestinais, aumento da freqüência cardíaca, dor de cabeça, asma, bronquite, constrição dos vasos sanguíneos e hipertensão. Na maioria dos casos, uma ingestão muito alta dos compostos acima mencionados pode resultar nestes sintomas.

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