10 Benefícios da Maçã

Comer uma maçã, por dia, mantém o médico afastado, diz um velho ditado. A concentração de fibras e vitaminas B, C e E faz da maçã é uma importante aliada na prevenção de doenças. Caso desconheça o poder da maçã, conheça dez benefícios da maçã.

1. Maçãs são nutritivas

Uma maçã média – tem aproximadamente  182 gramas e oferece os seguintes nutrientes:

Calorias: 95;
Carboidratos: 25 gramas;
Fibra: 4 gramas;
Vitamina C: 14% da Referência de Ingestão Diária;
Potássio: 6% da Referência de Ingestão Diária;
Vitamina K: 5% da Referência de Ingestão Diária.

Além disso, a mesma porção fornece 2-4% da Referência de Ingestão Diária para manganês, cobre e as vitaminas A, E, B1, B2 e B6.

As maçãs também são uma rica fonte de polifenóis. Embora os rótulos nutricionais não listem esses compostos vegetais, eles provavelmente serão responsáveis ​​por muitos dos benefícios para a saúde.

Para tirar o máximo proveito das maçãs, deixe a casca – ela contém metade da fibra e muitos dos polifenóis.

2. Maçãs podem ser boas para perda de peso

As maçãs são ricas em fibras e água – duas qualidades que dão saciedade.

Em um estudo, pessoas que comeram fatias de maçã antes de uma refeição se sentiram mais cheias do que aquelas que consumiram geleia de maçã, suco de maçã ou nenhum produto de maçã.

No mesmo estudo, aqueles que iniciaram sua refeição com fatias de maçã também ingeriram uma média de 200 calorias a menos do que aqueles que não comeram.

Em outro estudo de 10 semanas em 50 mulheres com sobrepeso, os participantes que comeram maçãs perderam uma média de1 kg e menos calorias em geral, em comparação com aqueles que comeram biscoitos de aveia com um teor semelhante de calorias e fibras.

Pesquisadores acham que as maçãs são mais fartas porque são menos densas em energia, mas entregam fibra e volume.

Além disso, alguns compostos naturais podem promover a perda de peso.

 

3. Maçãs podem ser boas para o seu coração 

Maçãs têm sido associadas a um menor risco de doença cardíaca.

Uma razão pode ser que as maçãs contêm fibras solúveis – o tipo que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Eles também contêm polifenóis, que têm efeitos antioxidantes. Muitos deles estão concentrados na casca.

Um desses polifenóis é o flavonóide epicatequina, que pode reduzir a pressão arterial.

Uma análise de estudos descobriu que o alto consumo de flavonóides estava associado a um risco 20% menor de acidente vascular cerebral.

Os flavonóides podem ajudar a prevenir doenças cardíacas, diminuindo a pressão sanguínea, reduzindo a oxidação “ruim” do LDL e agindo como antioxidantes.

Outro estudo comparando os efeitos de comer uma maçã por dia para tomar estatinas – a classe de medicamentos conhecidos por reduzir o colesterol – concluiu que as maçãs seriam eficazes na redução da morte por doenças cardíacas como as drogas.

Outro estudo relacionou o consumo de frutas e vegetais de polpa branca, como maçãs e peras, a um risco reduzido de derrame. Para cada 25 gramas – cerca de 1/5 xícara de fatias de maçã – consumidas, o risco de derrame diminuiu em 9%.

4. Eles estão ligados a um menor risco de diabetes

Vários estudos associaram a ingestão de maçãs a um risco menor de diabetes tipo 2.

Em um grande estudo, comer uma maçã por dia foi associado a um risco 28% menor de diabetes tipo 2, em comparação com a não ingestão de maçãs. Mesmo comendo apenas algumas maçãs por semana teve um efeito similar de proteção.

É possível que os polifenóis das maçãs ajudem a prevenir danos nos tecidos das células beta do pâncreas. As células beta produzem insulina no seu corpo e são frequentemente danificadas em pessoas com diabetes tipo 2.

5. Eles podem ter efeitos prebióticos e promover boas bactérias intestinais

As maçãs contêm pectina, um tipo de fibra que age como prebiótico. Isso significa que ele alimenta as boas bactérias em seu intestino.

Seu intestino delgado não absorve fibras durante a digestão. Em vez disso, vai para o cólon, onde pode promover o crescimento de boas bactérias. Ele também se transforma em outros compostos úteis que circulam pelo seu corpo.

Uma nova pesquisa sugere que esta pode ser a razão por trás de alguns dos efeitos protetores das maçãs contra a obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

6. Substâncias em maçãs podem ajudar a prevenir o câncer

Estudos em tubos de ensaio mostraram uma ligação entre compostos de plantas em maçãs e um menor risco de câncer.

Além disso, um estudo em mulheres relatou que comer maçãs estava ligado a taxas mais baixas de morte por câncer.

Os cientistas acreditam que seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios podem ser responsáveis ​​por seus potenciais efeitos preventivos do câncer.

7. Maçãs contêm compostos que podem ajudar a combater asma

Maçãs ricas em antioxidantes podem ajudar a proteger seus pulmões de danos oxidativos.

Um grande estudo em mais de 68.000 mulheres descobriu que aqueles que comiam mais maçãs tinham o menor risco de asma. Comer cerca de 15% de uma maçã grande por dia estava ligado a um risco 10% menor desta condição.

A casca de maçã contém a flavonóide quercetina, que pode ajudar a regular o sistema imunológico e reduzir a inflamação. Estas são duas maneiras pelas quais pode afetar asma e reações alérgicas .

8. Maçãs podem ser boas para a saúde óssea

Comer frutas está ligado à maior densidade óssea, que é um indicador da saúde óssea.

Os pesquisadores acreditam que os compostos antioxidantes e antiinflamatórios da fruta podem ajudar a promover a densidade e força óssea.

Alguns estudos mostram que as maçãs, especificamente, podem afetar positivamente a saúde óssea.

Em um estudo, as mulheres faziam uma refeição que incluía maçãs frescas, maçãs descascadas, geleia de maçã ou nenhum produto de maçã. Aqueles que comiam maçãs perdiam menos cálcio de seus corpos do que o grupo de controle.

9. Maçãs podem proteger contra lesões no estômago de AINEs

A classe de analgésicos conhecidos como antiinflamatórios não-esteróides (AINEs) pode ferir o revestimento do estômago.

Um estudo em tubos de ensaio e ratos descobriu que o extrato de maçã liofilizado ajudou a proteger as células do estômago de lesões causadas por AINEs.

Acredita-se que dois compostos de plantas em maçãs – ácido clorogênico e catequina – sejam particularmente úteis.

No entanto, pesquisas em humanos são necessárias para confirmar esses resultados.

10. Maçãs podem ajudar a proteger seu cérebro

A maioria das pesquisas se concentra na casca e na polpa da maçã.

No entanto, o suco de maçã pode ter benefícios para o declínio mental relacionado à idade.

Em estudos com animais, o concentrado de suco reduziu as espécies reativas de oxigênio prejudiciais (ROS) no tecido cerebral e minimizou o declínio mental.

O suco de maçã pode ajudar a preservar a acetilcolina, um neurotransmissor que pode diminuir com a idade. Baixos níveis de acetilcolina estão ligados à doença de Alzheimer.

Da mesma forma, os pesquisadores que alimentaram maçãs inteiras de ratos idosos descobriram que um marcador da memória dos ratos foi restaurado para o nível de ratos mais jovens.

Dito isto, as maçãs inteiras contêm os mesmos compostos que o suco de maçã – e é sempre uma escolha mais saudável comer a fruta inteira.

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